Redes de Computadores: um olhar para além da tecnologia
PUBLIEDITORIAL
Novo curso do Unicsum prepara profissionais para atuar na implantação, configuração e manutenção de redes de computadores
Não é de hoje que as empresas investem em novas tecnologias para ampliar sua produtividade e ter mais segurança em suas operações. E com esse objetivo, precisam contar com profissionais cada vez mais especializados e atualizados. Por outro lado, a carreira na área da informática continua entre as mais promissoras, logo, uma boa oportunidade de estudo para quem tem esse desejo e habilidade é fazer parte da primeira turma do curso superior de tecnologia em Redes de Computadores, oferecido pelo Centro Universitário do Sudeste Mineiro (Unicsum). As inscrições para o vestibular podem ser feitas pelo site: unicsumjf.com.br/processoseletivo.
A formação do Unicsum tem duração de dois anos e foi estruturada para atender às demandas do mercado de forma imediata, permitindo o rápido ingresso do aluno ao mercado de trabalho. A grade curricular do curso é pautada em disciplinas que combinam teoria e práticas mais atualizadas, fazendo com que o estudante seja preparado para desenvolver os mais diferentes projetos em ambientes de redes e de tecnologias da informação e da comunicação. No tecnólogo em Redes de Computadores, o aluno aprende a dimensionar e configurar equipamentos, a trabalhar com diferentes sistemas de gerenciamento e segurança de redes, além de simulações de ambientes virtuais e computação em nuvem (cloud computing) com alto desempenho.
Outro diferencial do curso são as práticas, já que é por meio delas que o aluno adquire o conhecimento necessário para definir, analisar e avaliar a arquitetura de rede para uma determinada aplicação e a necessidade das mesmas para alto desempenho. Por meio destas vivências, o aluno aprende a selecionar ferramentas de gerenciamento de redes, supervisionar a operação de uma rede e solucionar problemas, além de saber instalar, manter e configurar redes nas mais diferentes demandas. Depois de formado, ele pode exercer os cargos de administração, supervisão, gerenciamento e manutenção em redes de computadores.
Carreira na visão do profissional
O mercado de trabalho para atuação do profissional de redes de computadores, na visão do analista de sistemas e especialista em segurança da informação e redes de computadores, Marcos Verbena, é bastante amplo e continua crescendo a cada dia, sobretudo quando leva-se em conta o surgimento de novas competências profissionais, bem como a implantação de redes estruturadas, configuração e manutenção de sistemas de segurança da informação, informatização e automação de processos nas empresas, planejamento e desenvolvimento de projetos de computação em nuvem.
“O profissional de redes pode atuar em qualquer tipo de negócio, ou seja, em grandes empresas, escritórios ou provedores, como empregado ou autônomo. Hoje em dia é difícil pensar em um negócio que não necessite de uma infraestrutura mínima de redes de computadores para o seu pleno funcionamento. Com tantas atividades e processos, gestores de negócios estão preocupados com a competitividade em seus mercados, logo, querem profissionais capacitados e aptos a manterem suas redes com alto desempenho, disponibilidade e segurança, pois precisam dispor de sistemas capazes de emitir notas fiscais, fazer gestão de estoque, faturamento, controlar recebíveis e contas a pagar, por exemplo”, ressalta.
Inclusive, nesta perspectiva, Verbena acredita que o comportamento desses gestores sinaliza boas oportunidades aos profissionais de redes de computadores e de tecnologia em geral. “A computação em nuvem, por exemplo, tem sido um recurso para reduzir custos com estruturas locais de informática e segurança de dados, uma vez que os sistemas funcionam pela internet. Outro mercado em ascensão é o de segurança de redes físicas e lógicas, devido ao crescente número de ataques a redes corporativas. Novas tecnologias demandam redes de alto desempenho e monitoramento das informações que trafegam por elas. E esse movimento torna as empresas cada vez mais dependentes de suas infraestruturas de redes de computadores, que precisam garantir o funcionamento do negócio.”
Unidade Itamar Franco
Av. Presidente Itamar Franco, 3.170, São Mateus
(32) 2104-9090
Unidade Rio Branco
Av. Barão do Rio Branco, 2.872, Centro
(32) 4009-7000
Facebook: /unicsum
Instagram: @unicsum
Site: unicsumjf.com.br/processoseletivo