Bolo de chocolate com chantilly de queijo e brigadeiro de Antuérpia Irish Red Ale

PUBLIEDITORIAL

A Chef convidada Juliana Araújo elaborou uma deliciosa receita de Bolo de Chocolate, cujo preparo inclui a Cerveja Antuérpia Irish Red Ale, tanto na massa quanto no recheio.

Por Claudia Figueiredo

16/12/2017 às 07h00

Para esta edição especial de fim de ano do Pé Na Estrada Antuérpia, a Chef convidada Juliana Araújo elaborou uma deliciosa receita de Bolo de Chocolate, cujo preparo inclui a Cerveja Antuérpia Irish Red Ale, tanto na massa quanto no recheio. O sabor é incrível, realçando, com elegância, notas de malte, frutas vermelhas e certo amargor que contrapõe ao doce. Acredite, é de comer escondido de todo o mundo. Que tal este bolo na sua Ceia de Natal? Confira a receita em texto e em vídeo. Um beijo e um brinde! 

Bolo de chocolate com chantilly de queijo e brigadeiro de Antuérpia Irish Red Ale

Ingredientes da Massa:

2 e 2/4 xícara (chá) de farinha de trigo

¼ de cacau em pó

1 e ½ xícara (chá) de açúcar refinado

1 pitada de sal

1 colher (chá) de canela em pó

4 ovos

1 xícara (chá) de óleo de girassol

340g de iogurte natural

½ xícara (chá) de Cerveja Antuérpia Irish Red Ale aquecida

1 colher (sopa) de fermento em pó para bolo

Ingredientes do recheio de Brigadeiro:

300ml de Cerveja Antuérpia Irish Red Ale

1 lata de leite condensado (390g)

150g de chocolate em barra meio amargo

1 colher (sopa) de manteiga

Ingredientes da Cobertura de Chantilly de queijo:

450g de cream cheese

1 xícara (chá) de açúcar refinado

1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

1 colher (sobremesa) de gelatina em pó

Modo de preparo:

Bolo:

Unte com manteiga e farinha de trigo duas formas de 15cm e reserve.

Coloque no bowl da batedeira a farinha de trigo, cacau em pó, açúcar, sal e a canela. Misture tudo com ajuda de uma colher. Com a batedeira ainda desligada, acrescente os ovos, iogurte, óleo, ligue a batedeira e bata em velocidade média por 2 min. Acrescente a cerveja Antuérpia Irish Red Ale quente e bata por mais 1 minuto. Desligue a batedeira e acrescente o fermento em pó e misture delicadamente.

Distribua a massa do bolo em partes iguais nas duas formas e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por mais ou menos 35min, ou até que ao espetar um palito no centro do bolo ele saia limpo.

Após assado, retire os bolos das formas e deixe esfriar.

Brigadeiro:

Leve a Antuérpia Irish Red Ale ao fogo e deixe-a ferver até que reduza a 1/3. Após reduzir, acrescente o leite condensado e mexa sem parar até começar a desgrudar da panela. Retire a panela do fogo, acrescente o chocolate picado e a manteiga, mexa vigorosamente até incorporar todos os ingredientes. Transfira o brigadeiro para uma travessa e deixe-o esfriar.

Chantilly de queijo:

Hidrate a gelatina com 2 colheres (sopa) de água em temperatura ambiente e reserve.

Leve o creme de leite fresco ao fogo, assim que levantar fervura desligue e acrescente a gelatina já hidrata, mexa bem até a gelatina dissolver por completo. Leve para gelar.

Na batedeira coloque o cream cheese, o açúcar, baunilha e bata para incorporar. Junte o creme de leite preparado anteriormente e já gelado e bata em ponto de chantilly. Reserve.

Montagem:

Corte cada bolo ao meio e vá intercalando camadas de bolo, brigadeiro e chantilly. Cubra o bolo com o brigadeiro restante e por cima do brigadeiro o chantilly que sobrou. Com ajuda de uma espátula alise o bolo misturando as duas coberturas e dando aparência de mesclado. Polvilhe chocolate em barra ralado por cima.

Foto: Wagner Emerich

Desenvolvido por Grupo Emedia