Para celebrar a saúde

PUBLIEDITORIAL

No próximo domingo, dia 20, cooperativa realiza a terceira edição de sua corrida de rua. Inscrito no ranking municipal, evento terá largada às 9h, em frente ao Hospital Unimed. Inscrições pelo site terminam amanhã e, presencialmente, nesta terça-feira.

Por Unimed Juiz de Fora

13/05/2018 às 07h00

Ainda há tempo para você se inscrever. Venha para a Corrida Unimed!

Quem deseja participar da Corrida ou da Caminhada da Unimed, no próximo domingo, dia 20, mas ainda não se inscreveu precisa acelerar a marcha. As inscrições no site do evento terminam nesta segunda-feira. Depois ainda haverá um fôlego extra, mas só até terça-feira e para inscrição presencial nas lojas da VidAtiva ou da Terra Bike (ver endereços no quadro). Com expectativa de reunir 1,5 mil corredores entre crianças a partir de 3 anos, adolescentes, jovens e adultos de todas as idades, incluindo portadores de deficiência física, a iniciativa promete repetir o sucesso dos dois anos anteriores em organização e alto astral. Afinal, como lembra o organizador, Lucas Leite, “o evento é uma celebração à saúde”.

A largada está marcada para as 9h, em frente ao Hospital Unimed, na Avenida Deusdedit Salgado. A corrida principal tem percurso de 7 km e, a caminhada, de 3 km. Na modalidade infantil, o trecho varia de 50 metros a 1 km, dependendo da faixa etária. Todos os corredores receberão ao final, medalha de participação, frutas e isotônico para repor as energias. Inscrita no ranking de corridas rústicas de Juiz de Fora, com todo o suporte da Prefeitura de Juiz de Fora, a prova da Unimed é mais uma contribuição para disseminar o conceito de autocuidado, para que cada vez mais pessoas se sintam comprometidas com a própria saúde e o próprio bem-estar, sem delegar essa tarefa a terceiros.

“Nada melhor que promover a saúde e prevenir doenças por meio do esporte”, explica Lucas Leite que sabe bem o que isto significa por ter combatido um quadro de bronquite infantil com a natação. Desde 1999, ele se dedica ao triátlon e assiste a onda que só faz aumentar nos últimos anos. Até há bem pouco tempo, observa Lucas, as corridas de rua mobilizavam, no máximo, cerca de 300 pessoas. Hoje, o número chega a ser dez vezes maior. “Iniciativas como esta da Unimed são importantes, porque deixaram de ser vistas pelo viés da competição, para serem percebidas como um evento social, de reunião de família e de encontro de amigos, em ambiente descontraído e democrático. O boom das corridas de rua veio para mudar a percepção e a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo”, diz o organizador.

Educador Físico do Espaço Viver Bem da Unimed Juiz de Fora, Vinícius Novaes destaca que as corridas estão ganhando peso muito grande no processo de mudança social para a adoção de hábitos mais saudáveis. “Muita gente, depois que começa a correr, enxerga a vida de outra forma. Cria novos vínculos afetivos, círculos de amizade. Viaja, inclusive, para outros países motivado pelo desejo de correr”. Assim como Lucas, Vinícius ressalta o aspecto democrático e diverso dos ambientes das corridas de rua que unem, em um mesmo espaço, pessoas de diferentes etnias e características físicas, de diferentes classes sociais, de crianças a idosos, homens e mulheres. “Tênis de R$ 1 mil lado a lado de pés descalços”. “Patrões que perdem a disputa para empregados”. “Idosos que chegam primeiro que muitos jovens”. Definitivamente, as corridas de rua são a largada para a compreensão do que de fato é diversidade.

“É um espaço para a pluralidade, aberto a todos. É o exercício da nossa vocação – o cuidado -, que promove saúde e desafia a mudança de hábitos. A largada no Hospital Unimed não poderia ser mais representativa para traduzir o nosso compromisso com o bem-estar”, destaca o presidente da Unimed Juiz de Fora, Hugo Borges.

Cuidados indispensáveis para quem quer praticar

A caminhada está entre as práticas mais recomendadas para quem deseja fugir do sedentarismo. Segundo organismos nacionais e internacionais ligados à saúde, meia hora de caminhada, três vezes por semana, é suficiente para que uma pessoa seja considerada ativa. Entretanto, mesmo sendo acessível a maior parte das pessoas, a atividade exige um mínimo de cuidado, observa o educador físico do Espaço Viver Bem da Unimed Juiz de Fora, Vinícius Novaes, que aponta o ganho cardiovascular como grande benefício da caminhada. “Ela é muito dinâmica, porque atende a todas as idades. O idoso pode fazer, o doente cardiopata, o obeso. Basta um tênis confortável, uma roupa adequada e a vontade de caminhar”. É importante, porém, considerar as características do relevo onde a atividade será desenvolvida, para que esteja adequado às necessidades do caminhante, a exemplo da topografia, e que tenha uma infraestrutura mínima com oferta de água e banheiro.

“A caminhada é popular, dinâmica, acessível, mas mesmo assim há critérios específicos de cuidado. O impacto do corpo no solo é pouco, mas existe. Por isso, quem tem restrição ao impacto articular – joelho, quadril, tornozelo – deve ser orientado sobre modo ideal de caminhar, ritmo, forma certa de pisar, postura e intensidade da prática”

Para quem deseja correr, Vinicius considera 100% indispensável a supervisão por profissional competente, uma vez que os riscos para corpo são bem maiores. “Claro que os benefícios são maiores também com o aumento do gasto energético, do ganho cardiovascular, além da força e do equilíbrio. A orientação é fundamental desde o começo, com educativos específicos e a forma certa de se fazer os movimentos. Só depois disso deve-se pensar em rendimento”. Com o crescente número de boas consultorias esportivas no mercado, basta escolher uma e começar.

Corrida e Caminhada Unimed

20 de maio – domingo

Largada às 9h

Avenida Deusdedit Salgado – Em frente ao Hospital Unimed

INSCRIÇÃO:

Até 14 de maio, neste link 

Até 15 de maio

– VidAtiva: Rua Morais e Castro nº 724 – Alto dos Passos – (32) 3236-2759
– Terra Bike: Rua Roberto de Barros, 200 – Centro – (32) 3215-4479  e Ladeira Alexandre Leonel, 151 (Spazio Design) – (32) 3232-2315

 

Tópicos:

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Desenvolvido por Grupo Emedia