Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

São João Nepomuceno tem cultura e economia

PUBLIEDITORIAL

Cantinho turístico e relevante de Minas,  município vem se desenvolvendo com apoio da parceria AMPAR/CIMPAR e adoção de medidas certas e inovações necessárias


Por AMPAR/CIMPAR

12/04/2021 às 07h00

São João Nepomuceno
Igreja Matriz é uma das atrações de São João Nepomuceno

Reunindo tradição e belezas típicas de uma cidade do interior de Minas, São João Nepomuceno está localizado na Zona da Mata e é um cantinho muito aconchegante do estado. Às margens do Rio Novo, o município foi fundado no início do século XIX por fazendeiros da região. Tudo começou com uma capela e uma vila. A capela foi crescendo e hoje é atual Igreja Matriz.

A cidade foi se desenvolvendo e trilhando rumos com a chegada da energia elétrica, da linha férrea Leopoldina Railway e com a construção da Fábrica de Tecidos Sarmento. Dessa forma, o município figura entre os principais polos de vestuário do Estado, sendo, inclusive, um ponto turístico atraindo pessoas de diversas localidades do país. A cidade é pertencente ao Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas e também carrega em sua história um povo acolhedor e talentoso em outras expressões culturais. Berço de Heleno de Freitas, o município também é conhecido pelo famoso jogador de futebol. Sua estátua é um dos pontos turísticos.

São João Nepomuceno: Eficiência nos serviços públicos

A parceria com a AMPAR/CIMPAR Zona da Mata ajuda a reforçar a estrutura e a economia local. Empresário do ramo de confecção e graduado em Administração Pública, Ernandes José da Silva está há dois mandatos como chefe do executivo, e, desde que assumiu, seu propósito é levar eficiência aos serviços públicos. Desde então, a cidade vem passando por reorganização financeira, bem como terceirização de algumas áreas de prestação do serviço público e o fim das contratações diretas e realização de concursos, além da garantia do acesso igualitário a todo e qualquer serviço público. “Nosso objetivo é construir bases sólidas para projetos de médio e longo prazo. Os avanços sãos visíveis em todos os setores da administração”, reforça o prefeito de São João Nepomuceno.

O primeiro mandato, marcado pelo enfrentamento de várias crises, deu a oportunidade de compreender e avançar. “Temos focado na humanização do serviço público, como aprimorar nossos canais de comunicação, como redes sociais, atendimentos telefônicos, realização de lives em que participo, assim como secretários, diretores e autoridades, para esclarecimentos e interatividade com nossa comunidade. Implantamos a Ouvidoria Municipal, e, em virtude da pandemia, alguns serviços passaram a ter atendimento remoto, sempre com a intenção de servir”, afirma, destacando o serviço de cadastramento para vacinação contra a Covid-19, importante passo para garantir segurança e prevenção da comunidade neste momento de pandemia. Aqueles que não têm acesso à internet podem realizar o cadastro pessoalmente nas unidades de saúde do município.

São João Nepomuceno

Cultura em destaque

A Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais concedeu a São João Nepomuceno o título de “Cidade da Música”, por seus projetos que movimentam a economia criativa. Em 2020, ações como Seresteiros do Luar, Estação do Samba, Estação Instrumental, Estação Autoral, entre outras foram realizadas de forma online. A parceria público-privada tem sido uma constante nesta gestão.

Mesmo com a pandemia, a Prefeitura realizou no ano passado, por quatro meses, a Mostra Online de Cultura, com objetivo de apoiar e remunerar artistas locais. Além disso, o Departamento de Cultura também esteve empenhado para a implantação da Lei Aldir Blanc e segue realizando, em 2021, as apresentações online dos artistas.

São João Nepomuceno

Projetos pós-pandemia

A base econômica está fortemente alicerçada nas indústrias e nas confecções. O cenário pós-pandemia tem sinalizado para uma plena recuperação deste setor, a expectativa é de crescimento em curto prazo. “No pós-pandemia, nosso foco será firmar parcerias para a recuperação econômica, em curto prazo, das indústrias e do comércio”, planeja Ernandes.

A Associação dos Artesãos, Artistas e Produtores Caseiros de São João Nepomuceno (ARTECA) possui uma sede com vendas e exposições de artesanato, bebidas, doces caseiros, artes plásticas, esculturas, cerâmicas etc.

Leia também: Ewbank da Câmara: Educação é prioridade

Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br

 



Desenvolvido por Grupo Emedia