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Selo ajuda cliente a reconhecer qualificação de serviços de saúde

PUBLIEDITORIAL

Por Clínica Gedcenter

11/05/2019 às 16h40- Atualizada 13/05/2019 às 19h02

Quando o assunto é doença, qualquer pessoa chega fragilizada, de alguma forma, para receber o atendimento que vai ajudar a recompor seu bem-estar. E como prestação de serviço, a área da Saúde é a que tem a maior dificuldade em dimensionar a qualidade oferecida. A percepção do cliente é influenciada por muitos fatores pessoais, expectativas e resultados. Programas como o de Avaliação, Qualificação e Desenvolvimento de Prestadores, da Unimed Juiz de Fora, são de grande ajuda no reconhecimento de instituições que buscam fazer diferente e melhor.

A Clínica Gedcenter, de Endoscopia Digestiva, acaba de receber o Selo Ouro no programa que auditou prestadores num primeiro grupo avaliado, classificando clínicas de diagnóstico e laboratórios em bronze, prata e ouro. Todos passaram por rigorosa análise de seu desempenho e dos serviços oferecidos. A auditoria foi realizada, no início do ano, pelo renomado IAG Saúde – Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde -, e o resultado, divulgado na última quarta-feira, 8 de maio.

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Com 25 anos de atuação e mais de 100 mil procedimentos realizados, a Gedcenter Endoscopia Digestiva se destaca no seu segmento com uma história que teve cada passo baseado em altos padrões de hospitalidade e segurança médica, focada no pioneirismo e referência em alta complexidade. “Estamos sempre investindo em técnicas e tecnologias referenciadas internacionalmente. Desde que fomos os primeiros, em Juiz de Fora, a ter um videoendoscópio, não paramos de investir e nos qualificar. Recentemente, fomos o primeiro serviço de Minas Gerais a realizar uma Colangioscopia Endoscópica com Spyglass – procedimento que permite a visualização endoscópica direta dos ductos biliares e pancreático. Vimos a necessidade de crescimento há alguns anos e, para isso, projetamos criteriosamente cada detalhe da clínica ampliando o que entendemos ser nossa missão desde o início: oferecer um serviço sério e de qualidade. O selo recebido da Unimed materializa isso como reconhecimento público e uma referência para o usuário do plano de saúde”, resume o sócio-fundador da Gedcenter, Lincoln Ferreira.

O que está por trás da qualidade que o paciente não vê

São quatro salas de exames equipadas com processadoras de última geração, endoscópios novos e com alta tecnologia, além de coagulador de plasma de argônio. A sala para desinfecção dos endoscópios é automatizada com máquinas avançadas, que proporcionam segurança no rigoroso processo de limpeza e desinfecção dos aparelhos. A sala de recuperação segue todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com um posto de enfermagem estrategicamente posicionado para assistir o cliente até sua alta. Para que isso se traduza num laudo confiável e definitivo, os médicos da clínica buscam atualização constante em cursos realizados no Brasil e no exterior, a equipe técnica de assistência recebe treinamento constante, todos os processos são descritos, revistos e aperfeiçoados continuamente.

“A auditoria da Unimed, e todas as outras por que passamos periodicamente, avaliou como oferecemos este serviço. Na visita, apresentamos aos auditores toda a parte de infraestrutura e  de organização que solicitaram. Eles verificaram uma série de documentos, de processos, além de diversas questões que atestam a segurança do paciente na atuação geral da Clínica, conferindo a resolutividade, o atendimento e o conforto oferecidos”, esclarece Laura Ornellas, uma das diretoras da Gedcenter. “Na prática, mostramos muitos documentos, descrevemos os atributos de cada aparelho, o fluxo de atendimento dos diversos processos, armazenamento de material, limpeza dos aparelhos e tudo o que garante a entrega do serviço com qualidade. Mostramos ainda diferenciais de conforto para o paciente como, no preparo da colonoscopia, por exemplo. Aqui, o paciente tem opção de fazer o preparo em suítes, com apoio de uma equipe de enfermagem e supervisão de um médico, podendo ainda ter a presença do seu acompanhante em espaço confortável e preparado para isso. Além de disponibilizar uso do gás carbônico para agilizar a recuperação após este exame”.

Para atender bem, cuidamos de quem cuida

“Humanizar o atendimento, na prática, é garantir que o carinho com que toda a equipe trata o paciente e seu familiar seja real e percebido em cada etapa do atendimento na Clínica. Isso vai desde a clareza da informação na marcação do exame, até o cuidado assistencial de um paciente que precisa se recuperar de uma sedação para ir bem para casa”, explica Karla Cimino, também endoscopista e diretora da Gedcenter. “Nada disso é feito apenas com instruções de trabalho. Demanda muito treinamento, sinergia entre as pessoas e bom relacionamento no ambiente de trabalho. Além do aperfeiçoamento dos processos para que cada paciente se sinta único, mas tendo um padrão bem definido e realizado com qualidade”.

Karla Cimino destaca que é fundamental trabalhar estes diferenciais que são, com certeza, melhor percebidos pelo cliente. “Para isso, investimos nas pessoas. Temos conselhos internos, nos preocupamos com a saúde dos funcionários, temos uma equipe de corrida e caminhada, ginástica laboral, além de outros projetos de qualidade de vida, incentivos e diversas formas de apoio à equipe visando consolidar o que chamamos de família Gedcenter”.

Gedcenter Endoscopia Digestiva

Av. Presidente Itamar Franco, 4001 – salas 401 a 411 – Torre Leste (32) 3311-7070

Centro Médico Monte Sinai – Cascatinha

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