Tópicos em alta: sergio moro / dengue / polícia / reforma da previdência / bolsonaro

Ansal reforça frota com 30 ônibus Mercedes-Benz

PUBLIEDITORIAL

Renovação de frota está trazendo mais conforto, qualidade e segurança aos usuários e aos colaboradores

Por Mercedes-Benz e Ansal

11/05/2019 às 16h40- Atualizada 11/05/2019 às 17h09

Todos os 30 novos veículos já estão em circulação na cidade (Fotos: Olavo Prazeres)

Para oferecer mais qualidade, conforto e segurança na prestação de serviço no transporte público de Juiz de Fora, a Ansal reforçou sua frota de veículos com a chegada de 30 novos ônibus Mercedes-Benz. Os carros vão substituir outros que estão perto de completar dez anos de vida útil. Desta forma, a idade média da frota será próxima de quatro anos, um ano a menos do que exige o contrato de concessão firmado entre os consórcios e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Conforme o diretor da Ansal, Rafael Santana, o investimento em novos veículos já estava programado para este ano, inclusive, para atender as exigências do contrato em relação à renovação da frota, cuja data limite é até 30 de junho. Porém, a empresa antecipou o investimento, na casa dos R$ 12 milhões. “A expectativa é muito boa. Esperamos que os novos veículos tragam mais qualidade, conforto e segurança para o nosso usuário, principalmente aquele que passa muito tempo dentro dos coletivos e que fazem linhas mais longas, assim como para nossos colaboradores, que ficam, pelo menos, oito horas por dia ao volante, e também ao cobrador. Queremos que o trabalho se torne mais agradável para nossos colaboradores”, destaca Rafael.

A frota da Ansal é composta por 227 ônibus, e a substituição dos veículos mais antigos pelos novos será gradativa. Os 30 novos carros já estão em circulação. Segundo Rafael, a escolha das linhas para os novos carros é uma decisão técnica, em que o centro de controle avalia uma série de critérios, como distância, carga horária da linha, severidade da operação, limitações das vias etc. A empresa é responsável por 97 linhas de ônibus urbanos na cidade, atendendo as regiões Sul, Noroeste e parte da Zona Norte.

Mercedes-Benz: ônibus mais ecológicos e menos poluentes

Os ônibus recém-adquiridos pela Ansal têm como principal característica a sustentabilidade. Os dois modelos escolhidos, o OF1721L e o OF1519, são fabricados pela Mercedes-Benz e possuem a tecnologia BlueTech Euro5 de motorização, que faz deles veículos de menor consumo de combustível do mercado, o que significa menor nível de emissão de poluentes. Além disso, segundo o diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, os ônibus apresentam o sistema de desligamento automático em momentos de não operação, ou seja, quando parados em pontos finais, o veículo se desliga, de forma automática, se ficar ligado por até quatro minutos.

Walter destaca que esses dois modelos da Mercedes-Benz são bastante tradicionais, além de serem os mais vendidos atualmente. “O modelo OF1519 tem 11 metros de comprimento e o OF1721L mede entre 12,5 metros e 13,2 metros. A grande vantagem desses ônibus é que são extremamente econômicos e emitem menos poluentes. Com isso, a população ganha em respirar um ar mais puro e em ter mais conforto, pois tratam-se de veículos novos, em especial o modelo OF1721L, que possui a suspensão pneumática. Esse sistema faz grande diferença para os usuários, pois reduz a vibração e, quando o veículo passa por lombadas e por irregularidades na pista, absorve mais os impactos e proporciona mais conforto”, explica.

Atualmente, a Mercedes-Benz é detentora de 80% do segmento de ônibus urbanos em todo o país. Esta abrangência, conforme Walter, corresponde a uma economia entre 7% a 10%, se comparado a concorrência. Nos últimos três anos, a parceria da montadora com a Ansal ampliou de 35% para 55% a participação da marca no mercado juiz-forano. “Mais da metade dos produtos vendidos na região é da Mercedes-Benz. Isso traz, para nós, uma satisfação muito grande, pois Juiz de Fora sempre foi uma praça extremamente importante para a nossa marca, principalmente por termos uma de nossas fábricas presentes na cidade. Nossa expectativa de participação é atingir 80% no município, refletindo o índice nacional. Vejo esta possibilidade com bastante entusiasmo, pois temos uma parceria com a Ansal (Grupo CSC) há 15 anos. Além disso, a empresa é um dos grandes grupos que operam no ramo de transportes, tanto urbano quanto fretamento, sendo exemplo como empresa e de qualidade no serviço”, destaca.

Os 30 carros adquiridos pela Ansal, sendo 18 modelos OF1519 e 12 modelos OF1721L, já passaram pelas adaptações necessárias, como a instalação de câmeras de segurança, bilhetagem eletrônica e emplacamento, e já passaram pela vistoria da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra). Assim como toda a frota, os novos veículos contam com sistema de wi-fi, acessibilidade e bancos estofados.

ansal6 ansal5 ansal31
<
>
Os novos veículos contam com sistema de wi-fi, acessibilidade e bancos estofados

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Desenvolvido por Grupo Emedia