Cursos tecnólogos: cada vez mais com emprego garantido

PUBLIEDITORIAL

Em apenas dois anos, aluno obtém graduação e estará apto a participar de concursos públicos que exijam curso superior, bem como estará habilitado para fazer pós-graduação, mestrado e doutorado

Por Instituto Vianna Júnior

11/02/2018 às 07h00

Os alunos do curso de Gestão Ambiental têm aulas práticas em
laboratório moderno e equipado

Eles são cursos de nível superior e, segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV),apresentaramíndice de empregabilidade superior a 90%, com 79% dos formados empregados em sua área de interesse. Alternativa que se torna tendência para um mercado de trabalho cada vez mais ávido porprofissionaiscom conhecimentos específicos e que atendam, com menos tempo de formação, a dinâmica dos negócios, os cursos de tecnologia se diferem dos cursos de bacharelado sobretudo pelo foco: formar mão de obra com habilidades muito mais práticas que teóricas e bem mais específicas.

Com duração de dois anos, os cursos superiores de tecnologia do Instituto Vianna Júnior abrangem cinco áreas: Gestão Ambiental, Logística, Recursos Humanos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. “Como o tempo de formação é mais curto, as disciplinas são muito práticas e o aluno obtém todo o conhecimento que precisa para aplicar diretamente no mercado de trabalho”, explica o coordenador e professor do curso de Gestão Ambiental, Harlem Vieira Castro.

“A vantagem dos cursos de tecnologia é que conseguem suprir lacunas do mercado profissional que os cursos de bacharelado às vezes não alcançam por oferecer um pouco de muitas disciplinas”, complementa a coordenadora dos cursos de Recursos Humanos e Logística, Juliana Bernardo. Segundo ela, à medida que a informação sobre cursos tecnólogos se amplia, tem mudado também o perfil dos alunos.

As visitas técnicas às empresas motivam e capacitam ainda mais os alunos de Logística e Recursos Humanos para o mercado de trabalho

Ela observa que até pouco tempo, era comum ver turmas formadas basicamente por adultos que já estavam empregados, mas não tinham formação superior para exercer a atividade com a profundidade que a empresa exigia. Hoje, muitos estudantes recém-saídos do ensino médio e com uma visão mais clara do que desejam para a vida profissional têm optado pelos cursos tecnólogos.

Na área de Tecnologia da Informação (TI) então quanto mais cedo o aluno se forma melhor para ele e para as empresas que precisam não apenas acompanhar as inovações, mas também contribuírem para isso. “Na última semana, três alunos dos cursos de TI conseguiram vaga em uma grande empresa local”, comemora a coordenadora dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, Miriã da Silveira Coelho Corrêa.

Praticamente 100% das aulas dos cursos de TI são realizadas em laboratório com computadores individuais com todo o suporte de programas de ponta

 

Profissionais que o mercado precisa

Como são totalmente voltados para atender demandas do mercado de trabalho, os cursos de tecnólogos desenvolvem habilidades bem específicas. A área de Recursos Humanos, por exemplo, é uma parte do conteúdo visto no curso de bacharelado de Administração de Empresas. “Mas para a pessoa que quer focar apenas em gestão de pessoas, o mais interessante é fazer um curso de tecnologia, que a deixará apta nesta habilidade em menos tempo e com um conhecimento mais profundo”, explica a coordenadora Juliana Bernardo.

Já no caso do curso de Gestão Ambiental, os alunos são capacitados para desenvolver sistemas de gestão e auditoria ambiental. “Um segmento bastante promissor é o voltado para consultoriaespecializada. As leis ambientais estão cada vez mais rígidas, o que tem gerado muita demanda por serviços, como descontaminação dos solos e gestão de resíduos”, observa o coordenador Harlem Vieira Castro.

“A empresa que adota o sistema de gestão ambiental consegue reduzir seus custos, evitando o desperdício e reutilizando materiais antes descartados. Ela melhora suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios e passam a ter uma imagem muito mais positiva junto ao consumidor”, afirma. O curso de Gestão Ambiental do Vianna Júnior, inclusive, foi avaliado com nota máxima pelo MEC e os alunos encerram a formação respaldados pelo Conselho Regional de Química (CRQ).

O ingresso nos cursos de tecnologia do Instituto Vianna Júnior pode ser feito das seguintes formas: pelo vestibular, pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo Prouni, por transferência de outra instituição superior ou ainda para quem já tiver concluído graduação. Nos dois últimos casos, inclusive, são oferecidos descontos de 30% no valor da mensalidade. A instituição também facilita o pagamento dos cursos por meio de financiamento próprio, pelo novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e pelo  Pravaler, linha privada de crédito.

 

CURSOS SUPERIORES TECNÓLOGOS

  • Gestão Ambiental
  • Logística
  • Recursos Humanos
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Sistemas para Internet

Saiba mais no site do Vianna

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Desenvolvido por Grupo Emedia