Tópicos em alta: tiroteio entre polícias / polícia / enem 2018

Líder de mercado, Unopar oferece curso inédito de enfermagem semipresencial

PUBLIEDITORIAL

Modalidade que concilia ensino a distância em ambiente web e aulas presenciais no Polo Unopar de Juiz de Fora assegura educação superior de qualidade, com mensalidade diferenciada que favorece a democratização do acesso. Primeira turma reúne profissionais técnicos em atividade e jovens que acabaram de concluir o Ensino Médio

Por Assessoria Unopar

10/06/2018 às 07h00

Integrantes da primeira turma, as alunas Eliza de Andrade e Alilian Serrano Rosa (ao centro da imagem) são só elogios à metodologia do curso (Fotos: Gal Oliveira)

Eles se apresentam como a grande tendência em educação e, não é por menos, que a Unopar é líder nacional na oferta de cursos semipresenciais, que conciliam as facilidades do ambiente virtual a atividades em salas de aula, laboratórios e na própria prática profissional. Com dez anos de atuação, o polo da universidade em Juiz de Fora inaugura um novo marco em sua história com a primeira turma de graduação em enfermagem, iniciativa que abre portas para vários outros cursos na área de saúde, como fisioterapia, nutrição e bacharelado em educação física já no próximo ano.

Técnica em enfermagem há 21 anos, Eliza de Andrade, que mora em Bom Jardim de Minas, encontrou no curso de enfermagem da Unopar a alternativa perfeita para seu aprimoramento profissional sem precisar de grandes deslocamentos. “O método é muito interessante e faz com que tenhamos mais foco, facilitando a aprendizagem, inclusive por meio de aplicativo”, observa a estudante, bastante empolgada com o curso. Os encontros presenciais são realizados uma vez por semana, para a realização da videoaula – oferecida simultaneamente para o Brasil inteiro – e para a aula atividade com a tutora.

Em fase final de montagem, laboratório moderno atenderá também demanda de outros cursos na área da saúde

“Só que antes, a Unopar libera o conteúdo didático para os alunos. O material é muito rico com várias ferramentas interativas, como vídeos, livros (impressos e digitais, inclusive por voz)sem que a gente tenha gasto adicional algum com ele”, acrescenta Eliza. Denominada sala de aula invertida, essa dinâmica é um dos pontos fortes do curso também para a aluna Alilian de Souza Serrano Rosa, técnica de enfermagem concursada pelo Estado.

“A gente vai pra aula já tendo estudado o conteúdo com profundidade e isso faz com que os encontros sejam de muita troca, de muito aprendizado. Comecei a ver a educação de um jeito bem diferente. No início, estava preocupada se essa modalidade daria certo para um curso de enfermagem, mas a Unopar conseguiu desenvolver uma metodologia semipresencial que funciona muito bem. É a educação do século 21 na era smart”, observa Alilian que estuda pelo smartfone até quando está preparando as refeições para a família.

“Muito orgulho de sermos pioneiros e líderes na oferta de cursos semipresenciais”, destaca a diretora Raquel França

“Temos unido a qualidade das ações presenciais, através da oferta de uma estrutura física compatível com as demandas de cada curso, com a flexibilidade do ensino a distância (EAD), em que o aluno não precisa vir todos os dias à unidade”, explica a diretora do Polo Unopar de Juiz de Fora, Raquel França. “A transmissão ao vivo da videoaula dada por professores que são mestres e doutores em suas especialidades e o uso de outros recursos tecnológicos do ambiente virtual permitem a cobrança de um preço bastante acessível nas mensalidades”, acrescenta Raquel. “É a qualidade com valor diferenciado que democratiza o ensino. Temos muito orgulho de ser os pioneiros nisso”.

Laboratórios novos e bem equipados aumentam a experiência educacional

Para assegurar as melhores experiências de aprendizagem, o Polo Unopar de Juiz de Fora oferece laboratórios de ponta em química, informática avançada, estética e cosmética que atendem a seus mais de 40 cursos, como os de engenharia civil e elétrica. A diretora Raquel França observa que o laboratório de enfermagem, em fase final de montagem, segue o mesmo padrão dos demais, para que o aluno tenha acesso às melhores práticas.

Além disso, a instituição já formalizou parcerias para estágios em hospitais, prefeituras e clínicas de Juiz de Fora e região. “Uma parte do curso é realizada com acompanhamento dos preceptores no próprio campo de trabalho, depois que o aluno passa pela vivência nos laboratórios. Ou seja, a Unopar prepara o futuro enfermeiro, inclusive no próprio exercício diário da profissão. Ele está sendo lapidado em todas as áreas, tanto na teoria quanto na prática”, afirma a diretora.

O papel da tutora Amaralina Rodrigues de Azevedo é fazer o link entre o ambiente virtual e os encontros presenciais

Formada em enfermagem há oito anos pelo método convencional e com bastante experiência na profissão, a tutora do curso, Amaralina Rodrigues de Azevedo, afirma que a Unopar está quebrando paradigmas, com uma metodologia muito eficiente que amplia o acesso à educação superior de qualidade. “Meu papel é fazer o link para os alunos entre o ambiente virtual e os encontros presenciais, além de dar o suporte necessário que precisam no processo de aprendizagem”, observa a tutora que tem até grupo no WhatsApp com os alunos. “No próximo semestre, iniciaremos as aulas práticas, como anatomia e microbiologia, no laboratório. As expectativas são as melhores possíveis”, comemora Amaralina muito entusiasmada com a experiência que, segundo ela, vai influenciar mudanças no ensino.

 

Saiba mais

Polo Unopar de Juiz de Fora

Av. Barão do Rio Branco, 499 – Manoel Honório

www.unoparjf.com.br

Facebook: unoparjuizdefora

Instagram:unoparjuizdefora

WhatsApp: 98459-5423

(32) 3212-1016

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Desenvolvido por Grupo Emedia