Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Hospital-Dia Saúde Mental em JF amplia estrutura

PUBLIEDITORIAL

Modelo oferece tratamento individualizado com equipe multiprofissional


Por Vila Verde Saúde Mental

10/05/2021 às 07h00- Atualizada 10/05/2021 às 14h52

Hospital-Dia
Ampliação e personalização dos ambientes terapêuticos

A Vila Verde Saúde Mental amplia o espaço e o atendimento do Hospital-Dia em Juiz de Fora, modelo de tratamento intermediário, entre as consultas ambulatoriais e a internação, para pacientes portadores de sofrimento mental e/ou com problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas, para proporcionar ainda mais qualidade e conforto nos atendimentos. Nele, os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional, de forma interdisciplinar, com a abordagem integrada de médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas em álcool e outras drogas, assistente social, nutricionista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, técnicos em farmácia, educadores físicos e arteterapeutas. O tratamento ocorre com o uso de tecnologias leves, perto da família e do seu ambiente de rotina.

De acordo com o Dr Renato Lobo, médico psiquiatra e consultor técnico da Vila Verde, a ampliação do espaço, situado na Avenida Rio Branco, tem finalidade de atender a procura crescente por acompanhamentos que necessite desse tipo de modelo de assistência na cidade. “A Saúde Suplementar demandava por um serviço que desse uma resposta a esse nível de complexidade, com o pioneirismo de ofertar um atendimento humanizado e efetivo aos clientes e, além disso, faça com que a família do usuário se sinta acolhida e acompanhada em um momento de sofrimento para uma pessoa querida.” Com a reforma, mais beneficiários podem ser atendidos e mais grupos de apoio e de trabalho foram criados, de maneira a ofertar a melhor forma de cuidado em situações, inclusive, de crise.

O Hospital-Dia oferece a possibilidade de acolhimento para a pessoa em sofrimento mental, favorecendo o entendimento do significado desse sofrimento e a construção das possíveis direções de tratamento

Doutor Renato Lobo

Psiquiatra e consultor técnico da Vila Verde

Hospital-Dia
Estrutura ampla, acolhedora e organizada

Cuidado individualizado

Para que a recuperação seja proveitosa e diferenciada, o acompanhamento é iniciado com um Plano Terapêutico Singular. A partir do primeiro atendimento, os profissionais, junto ao usuário, constroem as melhores estratégias de tratamento. Por isso, cada cliente é assistido de forma continuada, para otimizar o processo terapêutico e evitar agravamentos e internações. Dessa forma, as equipes se organizam para atender um número de usuários, com um profissional direcionado para exercer a gerência de cada caso.

Por conter um novo caráter individualizado, de acolhimento a crise e, na tentativa terapêutica de ser substitutivo à internação integral, o Hospital-Dia, de acordo com Dr Renato, passa a ser o coração da rede Vila Verde. A intenção é proporcionar segurança e tranquilidade com o apoio de uma equipe multiprofissional, facilitando o tratamento e possibilitando bem-estar de forma ampla.

Através do Plano Terapêutico Singular os profissionais oferecem, ainda, o suporte familiar, entendendo o usuário como um todo e as dinâmicas de cada um, pensando em suas condições e na melhor maneira de atuação, tanto dentro do Hospital-Dia, quanto fora. Mas o foco é, sobretudo, a reinserção e autonomia dessas pessoas em seus grupos de convívio e na sociedade.

Pronto Atendimento Psiquiátrico na região central

Para auxiliar, ainda mais, nos momentos de crise, o Hospital-Dia conta com o Pronto Atendimento Psiquiátrico, de segunda à sexta, das 8h às 17h, para necessidades imediatas, localizado estrategicamente no centro da cidade. Psiquiatras, junto à equipe especializada, ficam disponíveis para acolher e orientar pacientes e familiares. Após esse horário, a rede de serviços Vila Verde oferece, ainda, o Pronto Atendimento Psiquiátrico 24 horas, localizado na unidade internação, no bairro São Pedro, disponível todos os dias da semana.

Hospital-Dia
Recepção para o acolhimento, agilizando o atendimento

Produção de sentidos

Dr Renato destaca a importância da criação de espaços de tratamento onde o lazer e o lúdico façam parte do dia a dia, facilitando a produção de novos sentidos e hábitos, quando indicado no contexto do Plano Terapêutico Singular elaborado junto ao cliente. Por isso, também, a estrutura em Juiz de Fora está sendo ampliada. “No Hospital-Dia, a partir do acompanhamento médico, psicológico e das outras atividades terapêuticas, atuamos para auxiliar a pessoa em sofrimento a restituir a produção de sentido de sua vida, fazendo com que a crise possa representar, também, crescimento e novas possibilidades”.

Seguindo as diretrizes regulamentas pelo Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Hospital-Dia da Vila Verde conta, ainda, com mais de 20 convênios aceitos, além de atendimento particular, abarcando todo o território de Juiz de Fora e região. Sobre quem deve procurar acompanhamento e assistência, Dr Renato ressalta que são “pessoas em sofrimento psíquico e/ ou que possuem relação adoecida com álcool e outras drogas e, por isso, podem procurar o Hospital-Dia. Nossa equipe está aqui disponível com todo o apoio e o acolhimento para recebê-los e pensarmos, juntos, as melhores estratégias de tratamento”.

Leia também: Vila Verde Saúde Mental se adequa à Lei de Proteção de Dados

Fale com a Vila Verde

(32)3215-5525

Hospital Vila Verde e Pronto Atendimento Psiquiátrico 24h
Alameda Cruzeiro Sto. Antônio, 555, São Pedro

Hospital-Dia
Av. Barão do Rio Branco 4.455, Centro

WhatsApp
(32) 9 9105-2586

Instagram
@vilaverdesaudemental

Facebook
/vilaverdesaudemental

Linkedin
linkedin.com/company/vilaverdesaudemental



Desenvolvido por Grupo Emedia