Gestão da qualidade é vital para o cuidado centrado no paciente
PUBLIEDITORIAL
É importante investir na qualidade, porque os clientes acreditam nela e, como são eles o centro de todo cuidado em saúde, sua gestão é estratégia indispensável para qualquer organização. Graças às inovações tecnológicas da era pós-digital, a proximidade com os consumidores de bens e serviços tem sido exponencialmente ampliada, sendo necessária a priorização de investimentos na tríade pessoas, metodologia e tecnologia. Case bem-sucedido desta lógica é a Vila Verde Saúde Mental, formada a partir da integração de uma rede que oferece assistência integral em saúde mental e, ainda,para pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e drogas.
Para gerir sua qualidade, a instituição selou parceria com a MD2 Consultoria, visando a utilização da tecnologia MD2 Quality Manager. O software oferece solução integrada, otimizando a formalização dos processos assistenciais e de apoio, que orientam a gestão integrada da qualidade. O sistema faz a integração de documentos, mapeamento de processos, informação documentada (procedimento operacional padrão – POP, instruções de trabalho e registros), relatórios de não conformidade (RNC), ações corretivas e preventivas e indicadores da qualidade (KPIs).
O gerente financeiro e de sustentabilidade da Vila Verde, Daniel Mazzoni, ressalta que a ferramenta potencializa a excelência operacional. “A solução permite a organização mais efetiva da gestão, contribuindo para a sistematização dos processos gerenciais, através de dashboards que são de fácil manuseio e acompanhamento”. Para o gestor, plataformas, como a oferecida pela MD2,são um diferencial de mercado. “No contexto atual, as organizações mais modernas e inovadoras já estão se adequando aos conceitos oferecidos pelo Quality Manager”, diz.
A palavra é engajamento
A gestão da informação pelo MD2 Quality Manager oferece facilidades que estimulam o engajamento das pessoas no cuidado do paciente a partir de uma visão sistêmica. Assim, a base de dados possibilita não só o registro dos processos assistenciais e administrativos, como também das manifestações de familiares e acompanhantes.
Para uma estratégia organizacional bem definida, é necessário desenvolver processos e parâmetros sistemáticos para a gestão da qualidade. Não por menos, a Vila Verde Saúde Mental conta com o apoio da Credere Saúde e com a assessoria da LCQualidade em Saúde. “Os gestores de qualidade buscam uma ferramenta de gestão que contemple três pilares importantes: qualidade técnica, custo adequado e responsividade”, observa a superintendente de Qualidade, Aline Diniz. “Com o MD2 Quality Manager, absorvemos todas as dimensões da qualidade de forma integrada e temos, ainda, a flexibilidade de personalização, para adequar às especificidades da instituição”, explica.
“O MD2 Quality Manager estimula o trabalho coletivo e multidisciplinar, reforçando a participação e a autoavaliação, requisitos esses que promovem mudanças de atitudes e comportamentos. A ferramenta tem custo acessível, equipe atenciosa e disponível, e alto valor agregado, fortalecendo o desenvolvimento da cultura de qualidade na Vila Verde”, acrescenta a consultora, Liliane Carvalho. O próximo alvo da união MD2, Credere, LC e Vila Verde é a certificação pela Organização Nacional de Acreditação.
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