Tópicos em alta: eleições 2018 / chuva / polícia

Crescimento do mercado de saúde leva profissionais a se especializarem em gestão

PUBLIEDITORIAL

Procura pela especialização em gestão tem sido crescente, principalmente por profissionais com experiência em ambientes acreditados

Por Instituto Vianna Júnior/FGV

08/07/2018 às 07h00

Alunos do MBA participam da visita à Santa Casa de Misericórdia. Iniciativa foi importante para alinhar conteúdo teórico abordado em sala de aula, com o dia a dia de uma instituição de saúde (Foto: Arquivo Instituto Vianna Júnior)

Apesar da retração na economia observada em vários segmentos, o mercado brasileiro de saúde apresenta bons prognósticos de crescimento neste e nos próximos anos. Com população superior a 200 milhões de habitantes, o país é o maior no mercado latino-americano de dispositivos médicos, com aproximadamente 6,5 mil hospitais e 18 mil laboratórios de diagnóstico.

As análises apontam que os gastos gerais com assistência médica apresentarão taxa composta de crescimento anual de 5,8% entre 2018 e 2020. Nesta semana, inclusive, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o aumento de 66 mil beneficiários nos planos de saúde, registrado em maio, na comparação com igual período de 2017. O setor agora é responsável pelo atendimento a mais de 47 milhões de usuários.

Não é por menos que cada vez mais profissionais que atuam no mercado da saúde buscam ampliar sua qualificação diante de um cenário de perspectivas crescentes, sobretudo, na área de gestão. Alunos do MBA Executivo em Administração: Gestão em Saúde do Núcleo Fundação Getulio Vargas (FGV)/Vianna Júnior são bons exemplos disso. Diretor do Programa de Transplante de Fígado da Santa Casa de Misericórdia, o médico cirurgião Gláucio Silva de Souza está realizando um sonho antigo.

“Quando nos vimos frente ao desafio de implantar novos serviços de transplante da Santa Casa, identifiquei que havia uma necessidade de conhecimento da área de gestão que precisava ser preenchida. Por isso, nós buscamos o MBA da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Instituto Vianna Júnior”, explica o cirurgião. A investida em novos conhecimentos, segundo ele, foi importante, inclusive, para a realização do primeiro transplante de fígado em Juiz de Fora, em agosto do ano passado.

Coordenadora de Contas a Receber, também da Santa Casa, Juliana Dornelas, formada em Administração e pós-graduada em Finanças, explica que seu objetivo é aprofundar o conhecimento na área de saúde, onde atua há dez anos. “Queria conhecer melhor a parte de gestão, por isso optei pelo MBA. O universo da saúde é muito rico e tende a crescer cada vez mais. Apesar disso, acho que ainda é uma área pouco vislumbrada pelas pessoas”, comenta Juliana, que se diz apaixonada pelo segmento.

Foto: Arquivo Instituto Vianna Júnior

Essa busca pelo conhecimento vai contribuir decisivamente para mudanças profundas que precisam ser feitas no setor de saúde no país, assim como na percepção dos hospitais como unidades muito mais abrangentes que só de atendimento médico. Para o professor da Fundação Getulio Vargas, José Ferreira, o primeiro passo para isso é a formação “de uma cadeia de relacionamento, para que profissionais especialistas em saúde percebam a necessidade de uma forte integração com os profissionais da administração – aqueles responsáveis pela gestão de pessoas, dos custos, da logística, dentre outros -, reconhecendo, assim, o fortalecimento da rede de serviços e a consequente conquista da verdadeira qualidade no atendimento assistencial”.

A procura pela especialização em gestão tem sido crescente, observa o professor, principalmente por profissionais com experiência em ambientes acreditados, ou seja, que possuem um sistema de avaliação e certificação da qualidade dos serviços que oferecem.

Alunos do MBA visitam a Sant08sa

Como desdobramento da disciplina Diagnóstico Situacional em Saúde, alunos do MBA Executivo em Administração: Gestão em Saúde da Fundação Getulio Vargas/Vianna Júnior participaram de uma aula diferente nas dependências da Santa Casa de Misericórdia, organizada com a contribuição da aluna Juliana Dornelas, junto à direção do hospital. O grupo conheceu diversas instalações da unidade e acompanhou a rotina de cada setor.

Foto: Arquivo Instituto Vianna Júnior

Para o professor da FGV, José Ferreira, a visita foi importante para fazer o alinhamento do conteúdo teórico, desdobrado no ambiente acadêmico, com o dia a dia de uma instituição de saúde do porte da Santa Casa.  “Um hospital com profissionais capacitados para gestão significa ser uma instituição que planeja, organiza, dirige e controla toda sua cadeia de serviços para alcançar a otimização do atendimento assistencial e demais procedimentos direcionados para os pacientes”, conclui.

Saiba mais

O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde é recomendado para:

  • Profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em organizações de Saúde;
  • Empresários, diretores, gerentes e profissionais graduados que querem aprofundar seus conhecimentos sobre técnicas de gestão empresarial neste setor.

Informações:

Núcleo FGV/Vianna Júnior

Av. Barão do Rio Branco, 2370 –  Juiz de Fora

(32) 3217-2940

www.viannajr.edu.br/fgv/

Facebook: @PosViannaJunior.FGV/

Tópicos:

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Desenvolvido por Grupo Emedia