Atletas e demais profissionais precisam manter cartão de vacinas em dia
PUBLIEDITORIAL
Confira as unidades do Côrtes Villela que oferecem o serviço de vacinação
No ano de seu 91º aniversário, o Côrtes Villela promove a 3ª edição da corrida de rua que leva o nome da instituição e reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar. A prova, que abre o 33º Ranking de Corrida de Rua de Juiz de Fora, acontece no dia 24 deste mês na Via São Pedro, e as inscrições seguem abertas até o dia 17. Até lá, várias orientações aos atletas serão publicadas neste espaço, sempre quinta-feira e domingo. Hoje o assunto será vacinas, serviço que o centro focado em saúde e diagnósticos oferece em diversos pontos da cidade e região.
A vacinação é algo que não se restringe apenas a bebês e crianças. Ao longo da vida, pessoas de todas as idades precisam realizar o reforço de algumas doses e até buscar imunizações novas que, em muitos casos, só estão disponíveis na rede particular. Conforme o calendário de vacinação ocupacional sugerido pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), alguns profissionais precisam estar com os seus cartões vacinais em dia, como os atletas, em especial, corredores e maratonistas. “Os atletas são pessoas que viajam muito para disputar provas em diferentes lugares. Por conta disso, ficam expostos a condições que afetam seu sistema imunológico. Com o ressurgimento de doenças já erradicadas, a vacinação se torna o meio de prevenção mais eficaz”, explica a enfermeira e coordenadora pelo setor de imunização do Côrtes Villela, Tassia Abreu.

Segundo ela, os atletas devem buscar orientações sobre quais doses devem fazer o reforço e atentar-se para vacinas mais novas, como por exemplo, contra a hepatite A e B, meningite, tríplice viral, dengue, varicela, gripe e febre tifoide (salmonela), que certamente não foram realizadas na infância. “É importante apresentar o cartão vacinal para verificar quais precisam ser refeitas. Alguns países exigem determinadas vacinas antes de viajar, como é o caso da febre amarela. Aqui no laboratório, nós fazemos a emissão do certificado internacional desde que o usuário realize a vacina com a gente. Neste caso, a aplicação deve ocorrer dez dias antes da viagem”, orienta Tassia. Com a exceção da gripe, que acontece em um período específico do ano (de três a quatro semanas antes do inverno), as demais devem ser aplicadas de sete a dez dias antes do deslocamento, para que a proteção seja garantida.
No Côrtes Villela o setor de imunização foi implantado com o objetivo de criar unidades de promoção a saúde em diversos pontos da cidade afim de facilitar o acesso da população as vacinas. De acordo com um dos diretores do Côrtes Villela, Victor Quinet Bastos, o serviço ainda preza por suprir algumas demandas da população. “Somos um prestador de serviços, por isso, enxergamos a oportunidade de ampliar e melhorar a oferta dentro deste segmento. A confiança que temos reflete-se, em grande parte, na confiança que recebemos de nossos clientes e da comunidade medica.”
As vacinas estão disponíveis em cinco unidades do Côrtes Villela: Centro (Ed. Das Clinicas), Benfica, São Pedro e na unidade localizada no Alto dos Passos, em Juiz de Fora, além da unidade de Ubá. Com o compromisso em manter uma boa relação com seus clientes, o laboratório oferece a vacinação domiciliar, um serviço de atendimento com dia e hora marcados, um novo contexto de atendimento que surgiu utilizando diferentes canais de comunicação para encantar o cliente.