Diversificação ajuda a alcançar resultados
PUBLIEDITORIAL
A marca de Santa Catarina, que tem as multimarcas como principais clientes, buscou se aproximar também do consumidor por meio do seu e-commerce
No mundo dos investimentos, uma das regras de ouro diz que é preciso ter um portfólio diversificado para reduzir perdas e aumentar a rentabilidade. No cenário dos negócios, não é muito diferente. A diversificação tanto de público quanto de canais de venda pode ajudar a superar momentos de crise e alcançar bons resultados.
Um exemplo é a INVICTUS, marca de vestuário e equipamentos táticos, com sede em Palhoça (SC). Em um cenário de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus, a empresa ampliou seus canais de venda e diversificou seus públicos, focando também na atuação B2C e se aproximando do consumidor final.
Atenção às vendas online
A marca de Santa Catarina, que tem as multimarcas como principais clientes, buscou se aproximar também do consumidor por meio do seu e-commerce. A estratégia se revelou decisiva no momento de pandemia, em que lojas físicas permaneceram fechadas por meses e as vendas online cresceram de forma decisiva, já que as pessoas queriam continuar comprando mesmo sem sair de casa.
A flexibilidade de diversificar e se aproximar de uma nova fatia de público só foi possível, no entanto, porque a empresa de equipamentos táticos investiu em planejamento e se preparou para isso.
A INVICTUS, que vende os mais diversos itens dentro do universo tático, como mochilas, canivetes e peças de vestuário, fortaleceu sua presença digital antes mesmo da expansão da COVID-19. Com isso, estava preparada, tanto em termos de estoque quanto de logística, para atender ao aumento da demanda com o isolamento social, que fez com que grande parte das pessoas passasse a fazer suas compras online.
Ter uma loja virtual preparada para a venda para consumidores finais, com canais de atendimento, boa navegabilidade e ampla oferta de produtos fez toda a diferença. Os resultados foram expressivos, com as vendas para o consumidor final dobrando de 7% para 14%.
Apoio a parceiros
Por mais que tenha ampliado o público e diversificado seus canais de venda, a INVICTUS não deixou de lado as multimarcas, que ainda são suas clientes principais. A empresa de equipamentos táticos colocou em prática diversas estratégias para apoiar essas parceiras em um momento em que as lojas físicas ficaram fechadas, impactando diretamente no faturamento.
Afinal, são mais de 1.500 pontos de venda em todo o Brasil com produtos INVICTUS. Prazo de pagamento estendido, descontos para compras à vista e política de preços flexível foram algumas práticas que a marca adotou com suas parceiras, principalmente de menor porte.
Os resultados foram positivos. A marca de produtos táticos, que no ano passado faturou R$ 52 milhões, teve crescimento no faturamento de 24% em maio de 2020, um dos meses mais difíceis da pandemia. Seu e-commerce cresceu em torno de 200% comparado aos meses antes da expansão da COVID-19.
O bom desempenho só foi possível porque a empresa se preparou para momentos de crise e planejou, entre outras estratégias, diversificar seus canais e seus públicos, o que permitiu expandir sua atuação mesmo em um período de retração de vendas.