Ícone do site Tribuna de Minas

Saiba tudo sobre os principais concursos militares do país

concursos militares

logo 2

PUBLICIDADE

Percorre no imaginário de muitas crianças o deslumbre pelos militares. Por causa de sua ocupação na sociedade, suas vestimentas e tantos direitos e deveres, a carreira militar é um sonho que, inclusive, costuma persistir entre os jovens, principalmente na hora de escolher a profissão. O que pouco se sabe é que o requer muito foco, disciplina e, sobretudo, estudo. O primeiro passo é passar em um dos concursos militares, é a única forma de ingressar na carreira. A diferença dos concursos de acesso à carreira é que, ao ser aprovado na seleção, você já é militar!

Além disso, a educação nas escolas militares é diferente: a do Brasil é uma das melhores da América Latina, com boas estruturas e qualidade na formação e no ensino. Durante a formação, todos os conhecimentos da profissão militar são passados, com aspectos totalmente práticos – lidando diretamente com questões reais e cotidianas que serão vivenciadas ao longo da carreira. Outro ponto essencial, construído a partir da intensa rotina acadêmica: os laços de amizades que nascem no convívio diário e que serão levados para toda a vida.

PUBLICIDADE

No entanto, são vários os concursos, e isso pode gerar dúvidas sobre qual é o ideal para o perfil de cada aluno. O foco do Curso Sirius é acelerar a aprovação nos principais concursos do país. Para ajudar a dar o primeiro passo, o Sirius apresenta quais são os concursos militares – com preparação para as provas oferecidas pelo curso – e suas especificidades para conhecer melhor um pouco de cada um.

PUBLICIDADE

Existem dois níveis de concursos militares da linha bélica: os que dão acesso ao ensino médio e os de acesso ao ensino superior. Nestas escolas, os alunos terão contato com a carreira militar por meio de atividades práticas da profissão além das disciplinas do currículo do ensino médio ou superior, lembrando que é um sistema de internato, ou seja, os alunos passam a semana nas escolas e têm folga nos finais de semana.

Escolas de nível médio

Colégio Naval

O Colégio Naval, em Angras dos Reis, basicamente, é a preparação no ensino médio para a entrada na Escola Naval. Nele, o aluno tem contato com as matérias pertinentes ao ensino médio, mas, também, já tem contato com a preparação da formação de um Oficial da Marinha. Sendo aprovado no terceiro ano do Colégio Naval, o aluno terá acesso ao nível superior de ensino da Marinha que se desenvolve na Escola Naval.

PUBLICIDADE

Escola Preparatória de Cadetes do Ar

Localizada em Barbacena, a EPCAR é a escola correspondente ao ensino médio da Força Aérea Brasileira. Além da educação do ensino médio, ela prepara os alunos para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA).

Escolas de nível superior

Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx

É o único meio de acesso à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), funcionando como o primeiro ano do ensino superior do Exército. Já na AMAN, o então cadete terá acesso à formação inicial do combatente, ao curso avançado com instruções de maior complexidade e, finalmente, à especialização, que pode ser nas Armas de Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Engenharia e Comunicações, no Quadro de Material Bélico e no Serviços de Intendência.

PUBLICIDADE

Escola de Sargentos das Armas – ESA

A formação dos sargentos do Exército acontece em duas fases: o período básico que é realizado em 12 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT), supervisionadas pela ESA, localizadas de norte a sul do território nacional com duração de 34 semanas; e o período de qualificação que acontece na ESA para aqueles que optarem pelas armas (Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Engenharia e Comunicações), na Escola de Sargentos de Logística (Material Bélico, Intendência, Saúde e Música) e no Centro de Aviação do Exército para aqueles que optarem pelas especialidades ligadas à aviação do Exército. Ao final da formação, o sargento do Exército será tecnólogo em ciências militares.

Escola de Especialistas de Aeronáutica

Destinada a formação e ao aperfeiçoamento de Sargentos da Aeronáutica, a EEAr é o maior complexo de ensino técnico militar da América do Sul.

Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

A EFOMM é destinada à formação de Oficiais da Marinha Mercante em duas opções: Náutica ou Máquinas. Ao contrário dos outros, os alunos não são formados militares.

PUBLICIDADE

Academia da Força Aérea – AFA

É possível entrar diretamente na AFA, que forma Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Força Aérea Brasileira. Além do ensino militar, os cadetes têm acesso a outros conteúdos de ensino superior e formação moral dentro das normas da Academia.

Escola Naval

Outra opção é entrar na Escola Naval (EN). A Escola, localizada no Rio de Janeiro, é responsável por formar para a carreira de Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM).

Com todos os diferenciais do Sirius, o cursinho de Juiz de Fora é como uma porta de entrada para esses concursos, uma vez que garante a base necessária para ser aprovado e, então, iniciar a trajetória na carreira militar, além de ser o Curso com a maior aprovação nos principais concursos militares do país.

PUBLICIDADE

Leia também: Curso Sirius, de JF, é líder em aprovação em concursos militares


Endereço

Rua São Sebastião, 775. Centro – Juiz de Fora / MG

Telefone / Whatsapp
(32) 98412-3416

Instagram
@cursosirius

Facebook
/siriusJF

Site
cursosirius.com.br

Email
siriuscurso@gmail.com

Sair da versão mobile