Faculdade Ensin.E: ConheƧa a nova metodologia do ensino superior
PUBLIEDITORIAL
Faculdade se destaca em Juiz de Fora pela metologia de ensino inovadora, com equipe de professores/empreendedores, por aplicar gestĆ£o horizontal e acompanhar alunos por meio de app
Ingressar em um curso superior representa um novo horizonte profissional para muitas pessoas. E na hora de escolher uma faculdade, Ć© importante atentar-se para aquelas que repassam a seus alunos muito mais do que o conteĆŗdo do curso, ou seja, que desenvolva outras habilidades e aptidƵes. Ć por isso que a Ensin.E, a mais nova instituiĆ§Ć£o de ensino superior de Juiz de Fora, destaca-se na cidade e atrai novos alunos para os seus cursos de extensĆ£o, graduaĆ§Ć£o e pĆ³s-graduaĆ§Ć£o.
O segredo estĆ” em sua metodologia de ensino inovadora, pautada nos princĆpios da andragogia, que defende que o adulto aprende por meio da significaĆ§Ć£o e da colaboraĆ§Ć£o. Logo, se o conteĆŗdo nĆ£o fizer sentido e nĆ£o for aplicĆ”vel na resoluĆ§Ć£o dos problemas diĆ”rios da profissĆ£o, a retenĆ§Ć£o do conhecimento nĆ£o serĆ” consolidada.
O coordenador metodolĆ³gico da Ensin.E, professor SĆ©rgio de Carvalho, ressalta que, alĆ©m da andragogia, a instituiĆ§Ć£o apoia-se em mais dois outros pilares de ensino: o mĆ©todo de avaliaĆ§Ć£o de Keller e o deslocamento da figura do aluno como agente passivo do processo de aprendizagem. “Cada aula Ć© um ciclo completo, incluindo processo de avaliaĆ§Ć£o. Adicionamos os conceitos de metodologias ativas para tornar a experiĆŖncia de sala de aula mais eficiente, levando ao nosso aluno processos de desenvolvimento baseado em evidĆŖncias, o que garantirĆ” aumento de desempenho real. Como o aluno deixa de ser agente passivo, a figura do professor passa a ser a de um promotor de experiĆŖncias eficientes e mentor em todos os nĆveis de produĆ§Ć£o do saber.”
SĆ©rgio ressalta que o propĆ³sito desta metologia de ensino inovadora Ć© promover uma experiĆŖncia de ensino personalizada, com foco no desempenho e na construĆ§Ć£o de autonomia por parte do aluno, visando sempre a instalar novas competĆŖncias e desenvolver as habilidades necessĆ”rias para uma carreira de sucesso. “Independentemente da escolha profissional, o mercado tende a ser bastante desafiador. Pensando nisso, o desenho metodolĆ³gico de mentoria se estende para aulas prĆ”ticas e estĆ”gios. O aluno terĆ” apoio integral em seu desenvolvimento, melhorando a sua performance e desempenho tanto na aprendizagem quanto na aplicaĆ§Ć£o do conhecimento.”
A Faculdade Ensin.E preparou-se por dois anos para estar de acordo com a nova Diretriz Curricular Nacional (DCN), trazendo as disciplinas especĆficas em um segundo momento e elevando as horas de preparaĆ§Ć£o extra classe para um percentual jamais visto. “Desenhamos um processo de gestĆ£o horizontal em que todos colaboram para o ĆŖxito do programa, um exemplo disso sĆ£o nossas salas de aulas integradas aos laboratĆ³rios. O objetivo Ć© fazer com que o recurso didĆ”tico esteja sempre disponĆvel tanto para o professor quanto para subsidiar as intervenƧƵes com os alunos”, destaca o coordenador.
“Como o aluno deixa de ser agente passivo, a figura do professor passa a ser a de um promotor de experiĆŖncias eficientes e mentor em todos os nĆveis de produĆ§Ć£o do saber”SĆ©rgio de Carvalho
Coordenador metodolĆ³gico da Ensin.E
Treinamento do corpo docente
A equipe de professores da Ensin.E possui reconhecimento nacional e destaca-se por ser formada por empreendedores bem sucedidos em suas Ć”reas. A InstituiĆ§Ć£o preza pela busca constante da excelĆŖncia e pela metologia de ensino inovadora. Por isso, os professores passaram por um processo de imersĆ£o na metodologia, em que vivenciaram as tĆ©cnicas e elaboraram coletivamente as aƧƵes, culminando na gestĆ£o horizontal do processo.
“Para garantirmos a implementaĆ§Ć£o de um projeto tĆ£o ambicioso e, porque nĆ£o, tĆ£o inovador, serĆ£o feitas reuniƵes semanais de ajustes de rumo e suporte metodolĆ³gico para que o professor sinta-se plenamente seguro para aplicar sua expertise na gestĆ£o do conteĆŗdo em sala de aula e nas atividades fins”, conclui SĆ©rgio.
Plickers: o app usado pela Ensin.E
Para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, a Ensin.E conta com ferramentas modernas e inovadoras, como o aplicativo Plickers, que integra a metologia de ensino inovadora e Ć© usado para aplicar testes de conhecimento. O aluno pode acessar a ferramenta tanto em sua versĆ£o web quanto para dispositivos mĆ³veis. Os testes rĆ”pidos permitem o professor a escanear as respostas e conhecer, em tempo real, o nĆvel da turma em relaĆ§Ć£o ao entendimento de conceitos e aos pontos chaves de uma aula.
O app gera e salva automaticamente o desempenho individual dos alunos, criando grĆ”ficos e dados. Esses dados sĆ£o Ćŗteis para identificar dificuldades, tendĆŖncias, estratĆ©gias de personalizaĆ§Ć£o do ensino, para adotar como critĆ©rios de avaliaĆ§Ć£o dentre outros. AlĆ©m disso, os alunos tĆŖm participaĆ§Ć£o ativa no processo, pois informam suas respostas sabendo instantaneamente como foi o seu desempenho. Para a Ensin.E, isso faz com que os alunos interajam com os colegas e com os professores, reforƧando a metologia de ensino inovadora.
Ensin-E – GraduaĆ§Ć£o, PĆ³s-graduaĆ§Ć£o e cursos de extensĆ£o
ConheƧa os cursos: www.ensin-e.edu.br
Atendimento e matrĆcula: Avenida BarĆ£o do Rio Branco, 3480/301, Passos
Sede Principal: Rua Santo AntƓnio, 382, Centro
Telefones: (32) 3237-9191 e (32) 99150-4730 (WhatsApp)