Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Simpósio discute subespecialidades da ortopedia em JF

PUBLIEDITORIAL

Evento promovido pela Santa Casa de JF será realizado até novembro deste ano e conta com residentes da própria unidade, do HU/UFJF e do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus


Por Santa Casa de Misericórdia

05/04/2021 às 07h00

ortopedia
Dr. Arnaldo Gonçalves de Jesus Filho e todos os residentes de Ortopedia de Juiz de Fora , R1, R2 e R3 da Santa Casa, HU-UFJF e Hospital Maternidade Terezinha de Jesus, acompanhado também dos preceptores do Terezinha de Jesus Dr. Marcos Vitor Pires Duque e Dr. Eli Araújo

Santa Casa JF é destaque em gestão de qualidade em saúdeAs novas técnicas e avanços na ortopedia, que reduzem o sofrimento e desconforto dos pacientes, serão debatidas em diversos simpósios promovidos pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, referência em saúde nacional e internacional. Recentemente a unidade passou a incluir a listagem dos melhores hospitais do mundo, conforme o ranking da revista americana “Newsweek” em parceria com a Statista, empresa global especializada em pesquisa de dados. O ranking World’s Best Hospitals 2021 – Brazil destaca a Santa Casa de Juiz de Fora entre os top 100 hospitais brasileiros dos mais de 6 mil no país.

“Estar na lista dos melhores hospitais do país é um orgulho e uma vitória compartilhada por todos os gestores e colaboradores da Santa Casa; é o resultado do trabalho e da dedicação de uma equipe incansável na busca pela qualidade do atendimento aos nossos pacientes”, comenta o médico Presidente da Santa Casa, Dr. Renato Loures. “Acreditamos firmemente que esse reconhecimento que alcançamos se deve também aos nossos projetos de capacitação e atualização dos profissionais das diversas áreas; buscamos sempre a excelência”, completa.

Seguindo sua vocação de ensinar e formar excelentes profissionais no mercado, de abril a novembro, a instituição realiza encontros virtuais para o aperfeiçoamento dos Médicos Residentes, em uma imersão nos temas das subespecialidades ortopédicas e traumatológicas, seguindo a sequência dos encontros dos módulos da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia de Minas Gerais. A Santa Casa é reconhecida nacionalmente pelo seu Programa de Residência Médica. “O Programa de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora começou em 2003, tendo como seu primeiro residente o Dr. Arnaldo Gonçalves de Jesus Filho, hoje o supervisor deste programa.

ortopedia
Especialista em Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia da Mão e Microcirurgia, Dr. Arnaldo Gonçalves de Jesus Filho é supervisor do Programa de Residência médica em Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa

Ortopedia e Traumatologia em busca de qualidade de vida

Provavelmente você já se consultou com um ortopedista ou traumatologista. Geralmente procuramos estes especialistas quando relacionado a dores nos ossos, músculos ou articulações. Ambas as áreas lidam com lesões em áreas ósseas e musculares. A ortopedia, porém, é voltada para problemas crônicos e congênitos sobre como corrigir deformidades, postura, restabelecer funções e aliviar dores.

A traumatologia por sua vez tem caráter emergencial e lida com traumas causados por quedas, acidentes automobilísticos, prática de esporte incorreta e acidentes de trabalho, fraturas ou lesão por queda, por exemplo. As duas têm como objetivo conferir qualidade de vida aos pacientes.

Existem registros de procedimentos ligados à Ortopedia e Traumatologia desde a antiguidade, como quando talas em múmias feitas de bambu, madeira ou acolchoadas com linho foram encontradas por arqueólogos.

Como especialidade, o começo da Ortopedia e Traumatologia está intimamente ligado ao início da Medicina. No princípio voltada ao cuidado de crianças com deformidades na coluna vertebral e/ou membros, agora a Ortopedia cuida de pacientes de todas as idades, desde recém-nascidos a atletas e idosos com processos degenerativos articulares.

“Estar na lista dos melhores hospitais do país é um orgulho e uma vitória compartilhada por todos os gestores e colaboradores da Santa Casa; é o resultado do trabalho e da dedicação de uma equipe incansável na busca pela qualidade do atendimento aos nossos pacientes”

Dr. Renato Loures
Presidente da Santa Casa

Ciência em constante evoluçãoortopedia

Sabendo da complexidade e necessidade de especialização deste profissional, a Santa Casa reúne sete encontros realizados até o final do ano. Nos últimos anos, a evolução das técnicas de exames de imagem e técnicas cirúrgicas, além de estudos científicos, permitiu um grande desenvolvimento da ortopedia, pelo perfeito funcionamento do sistema osteomioarticular.

Para o supervisor do programa de residência médica em Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia e idealizador deste projeto, Arnaldo Gonçalves de Jesus Filho, “a iniciativa é essencial para o aprofundamento do conhecimento dos médicos residentes de Ortopedia e Traumatologia, cujos temas escolhidos são afecções frequentes do sistema musculoesquelético, conhecimentos de suma importância. Os temas foram divididos entre as subespecialidades da Ortopedia, seguindo a tendência atual de atendimento especializado”.

Aprofundar conhecimento

Estão inclusas na programação dos simpósios do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia – SCMJF 2021 as subespecialidades coluna vertebral, ombro e cotovelo, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé, ortopedia pediátrica, trauma e tumor, os residentes ministrarão as aulas para os preceptores – professores -, após a apresentação, farão os comentários pertinentes. “O fato de estudar e montar a aula, o médico residente já aprofunda seu conhecimento sobre o tema. Depois, ao dar a aula ele está treinando apresentação em público, o que contribui para o seu futuro, como apresentar um trabalho em um congresso”, exemplificou o médico, que é também membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão e preceptor de Cirurgia da Mão do HU-UFJF e do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus.

Com saudade, Arnaldo Gonçalves de Jesus Filho lembra da época em que ainda residente foi convidado a dar aula aberta ao público sobre primeiros socorros. “Fiquei muito tenso na época, mas essa oportunidade me ajudou muito em minha carreira, nas minhas apresentações em congresso, publicações.”

Adequações em virtude da pandemia

Em virtude da pandemia, os encontros acontecem no formato virtual e serão transmitidos via canal do YouTude da Santa Casa. Como frisou o supervisor da residência na área, apesar de a pandemia furtar a convivência e o calor humano, a tecnologia está aí para ajudar a divulgar o conhecimento. “Sim, a pandemia impactou negativamente o atendimento e o ensino Ortopédico, principalmente no que diz respeito às cirurgias eletivas, pois as mesmas tiveram que ser adiadas. Com isso, o sofrimento das pessoas que possuem patologias com indicação cirúrgica, foi prolongado. Juiz de Fora é uma cidade privilegiada, com instituições de excelência que também farão parte do evento, que contará com a participação dos residentes e preceptores da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus. “Esse curso é o primeiro de muitos que pretendemos fazer em parceria com nossos amigos”, completou Arnaldo Gonçalves de Jesus Filho.

Confira a programação completa no site da Santa Casa.

Leia também: Dia da Mulher: A força feminina na história da Santa Casa

Santa Casa JF é destaque em gestão de qualidade em saúdeSanta Casa
Endereço
Avenida Rio Branco, 3.353
Telefone
(32) 3229-2222
Site
www.santacasajf.org.br
Facebook
/SantaCasaJF
Instagram
@santacasajf



Desenvolvido por Grupo Emedia