Cia.Cuidadores abre inscrições para nova turma do Curso de Cuidadores
PUBLIEDITORIAL
Pioneira no serviço em Juiz de Fora, Cia.Cuidadores abre sétima turma; curso começa no dia 11 de junho

Cuidar de um outro alguém, seja uma criança, um adulto ou um idoso, nem sempre é uma escolha. Em muitos casos, é uma necessidade. Mas existem pessoas que nascem com um dom natural para esta tarefa e transformam isso em uma fonte de renda. Mais do que amor, carinho, paciência, empatia, dedicação e respeito, a ocupação requer conhecimento e estudo constante. Se este é o seu caso, o Curso de Cuidadores oferecido pela Cia.Cuidadores, empresa pioneira e referência no segmento de cuidadores de pessoas em Juiz de Fora e região, é uma ótima oportunidade para ingressar nesta área, cuja prestação de serviço tende a crescer em todo o país devido ao aumento na expectativa de vida das pessoas.
Segundo a diretora da Cia.Cuidadores, Rachel Menezes, o programa do curso foi baseado nas necessidades presentes neste tipo de assistência, para que ela seja ainda mais humanizada e segura, promovendo a saúde física, emocional, familiar e social do idoso. “Abordamos uma série de situações nas quais o cuidador pode se deparar ao prestar o serviço, como o controle dos sinais vitais, a forma de acionar o Samu quando necessário e como se portar diante de emergências que podem acontecer com ele, entre elas, engasgos e parada cardiorrespiratória, por exemplo. Também ensinamos técnicas vindas da fonoaudiologia e da fisioterapia que ajudam no dia a dia, bem como a forma correta de se mobilizar um idoso e como minimizar o risco de quedas. O aluno ainda aprende como lidar com doenças muito comuns da idade, como o Alzheimer, Parkinson e AVC”, explica.
Como o cuidador passa a fazer parte da rotina da casa e da família do idoso, a capacitação transita pelas regras de etiqueta, com dicas de boas maneiras e de comportamento que promovem o desenvolvimento pessoal de cada profissional. “Também temos o cuidado de reforçar os conceitos de ética”, aponta Rachel. Não há pré-requisitos para o curso, pois é aberto a qualquer pessoa, acima de 18 anos, que tenha o interesse em atuar na área, em especial técnicos de enfermagem e até familiares de idosos que queiram obter este tipo de conhecimento. Além disso, podem buscar a qualificação pessoas que queiram atualizar seus conhecimentos na área de geriatria e gerontologia.

Uma ocupação que enobrece
Perto de completar oito anos de atividade em Juiz de Fora, a Cia.Cuidadores formou uma grande família especializada em oferecer um serviço ético e humanizado, respeitando as necessidades físicas, emocionais e culturais de cada assistido. A empresa trabalha com planos mensais de assistência, obedecendo às seguintes cargas horárias: 6, 8, 12 e 24 horas, e contratos esporádicos para acompanhamento em hospitais e pós-cirurgicos. Além de idosos, a Cia.Cuidadores atende bebês, crianças e adultos. O contato é direto com a empresa, que realiza avaliação de cada caso para direcioná-los aos perfis de seus cuidadores. Semanalmente, a Cia. realiza o trabalho de supervisão, emitindo relatórios para identificar problemas e solucioná-los.
A equipe é formada por aproximadamente cem cuidadores. Georgete Ribeiro Oliveira exerce a atividade há dez anos, sendo os últimos sete como integrante da Cia.Cuidadores. Técnica em enfermagem e atualmente cursando graduação superior na mesma área, ela se sente realizada com a ocupação. “É uma área maravilhosa, e eu estou sempre me aperfeiçoando. Amo o que faço. Dentro da Cia.Cuidadores me sinto valorizada”, destaca.
Com seis anos de experiência dentro da empresa, a também cuidadora e técnica de enfermagem, Isabela Oliveira Krambeck, percebe que a função do cuidador vem se fortalecendo dentro do mercado, principalmente pelo fato de que as famílias não possuem preparo e disponibilidade para cuidar de seus idosos. “Com o aumento da população idosa, o cuidador vem tendo cada vez mais importância no cenário familiar e social. Não existe alegria maior do que ajudar o próximo e se sentir útil. Ganhar um sorriso ou um simples agradecimento dizendo que você é muito boa. Essa sensação de cuidar e fazer o bem é imensurável”, revela.
Aulas presenciais e com estágio prático
O Curso de Cuidador oferecido pela Cia.Cuidadores é presencial e tem duração de dois meses, com duas aulas semanais, realizadas às terças e às quintas-feiras. Cada encontro dura três horas. O corpo docente é multidisciplinar, formado por professores que são atuantes no mercado de trabalho. As aulas começam no dia 11 de junho. O curso ainda oferece estágio prático em uma clínica, com oportunidade de emprego dentro da Cia.Cuidadores ou na clínica parceira. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Cia.Cuidadores (Rua Dr. Constantino Paleta, 229, Centro). O candidato deve apresentar documento de identidade e CPF. Não é cobrada taxa, apenas o valor do curso, que é de R$ 500. O pagamento pode ser realizado à vista ou no cartão de crédito.
Endereço: Rua Dr. Constantino Paleta, 229, Centro
Telefones: (32) 3232-8716 / 999154185 / 98801-8510
www.ciacuidadores.com.br
[email protected]