8 raças de cachorro pouco conhecidas

Até 2018, 344 raças de cães foram reconhecidas oficialmente, e algumas delas são bem curiosas


Por Redação EdiCase

03/06/2024 às 19h09- Atualizada 03/06/2024 às 19h17

cachorro Xoloitzcuintli by racas de cachorro editada
Cachorro da raça xoloitzcuintli, originária do México (Foto: Reprodução/Raças de Cachorro)

A diversidade de raças de cachorro espalhadas pelo mundo é enorme. Até 2018, a FCI (Federação Cinológica Internacional) reconhecia oficialmente 344, mas acredita-se que esse número seja ainda maior. Algumas delas são mais populares, outras nem tanto – principalmente quando fora da sua região de origem. Todavia, mesmo que pouco conhecidos, esses cães apresentam características interessantes que valem a pena serem exploradas. Por isso, a seguir, veja 8 raças de cachorro pouco conhecidas!

1. Lundehund norueguês

O lundehund norueguês, como o próprio nome diz, é originário da Noruega. É um cão de porte pequeno, com cerca de 30 a 38 cm de altura e pesa entre 6 e 7 kg. Ele tem pelagem dupla e densa, geralmente de cor marrom, preto e branco. Uma característica única é a presença de seis dedos em cada pata. É um animal ativo e ágil, originalmente criado para caçar papagaios-do-mar em penhascos íngremes.

2. Kooikerhondje

O cachorro da raça kooikerhondje é originário dos Países Baixos. De porte médio, ele pesa entre 9 e 11 kg e mede de 35 a 40 cm. Ele tem a pelagem longa, lisa e brilhante, geralmente em cores branco e laranja. É um animal que costuma ser amigável, alegre e ativo. É um ótimo companheiro para atividades ao ar livre, sendo conhecido por sua habilidade em esportes caninos.

3. Azawakh

Originário da África Ocidental (particularmente Mali, Níger e Burkina Faso), o azawakh é um cachorro magro e de aparência elegante. Ele mede entre 60 e 74 cm e pesa de 15 a 25 kg. Possui uma pelagem curta e fina, com cores variadas como areia, vermelho e azul. É um cachorro rápido e atento. Costuma ser independente, mas leal e protetor com sua família. Embora possa ser reservado, é afetuoso com aqueles que conhece bem.

4. Lagotto romagnolo

O lagotto romagnolo é um cachorro da Itália. De porte médio, ele pode medir quase 50 cm de altura e pesar cerca de 15 kg. Ele possui uma pelagem densa e encaracolada, que pode ser marrom, branco ou laranja. Originalmente criado como cão de água e para caça de trufas, ele é um pet inteligente, ágil e tem um excelente olfato. É afetuoso e leal, sendo ótimo para família.

5. Pumi

Originário da Hungria, o pumi é um cachorro de porte médio, com altura de 38 a 47 cm e peso entre 10 e 15 kg. Ele tem a pelagem ondulada e densa, geralmente em cores como preto, cinza ou branco. É ativo, inteligente e ágil, sendo frequentemente usado como cão pastor. É um animal brincalhão, leal e gosta de interagir com seus tutores. Pode ser um pouco barulhento devido à sua natureza vigilante.

6. Xoloitzcuintli

Também conhecido como “pelado mexicano”, o xoloitzcuintli é uma raça antiga e rara, originária do México. Há três tamanhos: pequeno (25 a 35 cm), médio (36 a 45 cm) e grande (46 a 60 cm). Esse cachorro tem a pele lisa e macia, mas não tem pelos na maior parte do corpo. A cor varia entre preto, cinza, vermelho, bronze e marrom. É conhecido por ser extremamente inteligente, calmo, alerta e protetor de seus tutores.

7. Thai ridgeback

Originário da Tailândia, o thai ridgeback é um cachorro de porte médio, com altura de 51 a 61 cm e peso entre 16 e 25 kg. Ele tem pelagem curta e lisa, com uma crista de pelos na coluna vertebral que cresce na direção oposta ao restante dos pelos. As cores comuns são azul, preto, vermelho e fulvo. É um animal corajoso, independente e leal, com um forte instinto de caça. Ele é protetor de sua família e pode ser reservado com estranhos

8. Kai ken

O kai ken, originário do Japão, é um cachorro de porte médio, com altura de 45 a 56 cm e peso entre 14 e 18 kg. Ele tem pelagem dupla, com subpelo denso e um pelo exterior áspero. As cores variam de tigrado preto a vermelho. É uma raça ágil e inteligente, originalmente usada para caça em terrenos montanhosos. É um pet leal e protetor. Costuma formar laços fortes com seus tutores.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.