iPhone 16 com bateria fraca? Usuários reclamam de consumo excessivo do novo smartphone da Apple

Modelo tem apresentado problemas após a atualização para o iOS 18


Por Guilherme Nannini, Agência Estado

28/10/2024 às 16h39

iphone 16 by divulgacao editada
(Foto: Divulgação)

Usuários do iPhone 16 e de modelos anteriores têm relatado problemas de bateria após a atualização para o iOS 18. As reclamações, que se espalham por fóruns online e redes sociais, apontam para um consumo excessivo de bateria, mesmo quando os aparelhos não estão em uso. No Reddit, diversos clientes da maçã têm compartilhado suas experiências com a drenagem de bateria em iPhones após a atualização para o iOS 18. Um usuário que trocou seu iPhone 15 Pro Max por um iPhone 16 Pro Max relatou uma redução significativa na autonomia da bateria, mesmo com as configurações de economia de energia ativadas.

“Estou tendo uma duração de bateria horrível com meu novo 16 Pro Max”, escreveu o usuário em um fórum online. “Atualizei de um 15 Pro Max que tinha uma saúde de bateria de 99% quando o vendi. Com a Apple prometendo uma autonomia de bateria melhor para o 16, eu estava animado para ver quanto tempo a mais de uso eu teria. O resultado? Agora tenho de 50 a 60% do tempo a menos entre as cargas em comparação com o que eu tinha com meu 15 Pro Max de um ano de idade. Realmente decepcionante.”

Embora muitos relatos sejam de usuários do iPhone 16, o problema parece afetar também modelos mais antigos com o iOS 18. Usuários de iPhones 15 Pro e 14 Pro também reclamaram de drenagem excessiva de bateria após a atualização do sistema operacional.

Possíveis causas e soluções

As causas do problema ainda não foram identificadas com precisão. Alguns usuários especulam que a drenagem excessiva de bateria pode estar relacionada a algum bug no iOS 18 ou a uma incompatibilidade com alguns aplicativos.

Quem possui aparelhos com o sistema operacional têm tentado diversas soluções para contornar o problema, como desativar o ProMotion, desligar o Always On Display, desativar a atualização em segundo plano dos aplicativos, remover widgets e redefinir os aparelhos para as configurações de fábrica. No entanto, nenhuma dessas soluções tem se mostrado eficaz para todos os usuários.

Segundo relatos de usuários que entraram em contato com o suporte da Apple, a empresa está ciente do problema de bateria e trabalhando em uma solução. Espera-se que a correção seja lançada em uma futura atualização do iOS 18, possivelmente o iOS 18.1, que deve ser liberado nas próximas semanas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.