Comprou computador com processador Intel? Sua máquina pode estar em perigo
Empresa anunciou, no último dia 22, que alguns chips estavam com problemas; entenda
Se você comprou um computador novo com processador Intel nos últimos dois anos, sua máquina pode estar em perigo. No dia 22 de julho, a empresa anunciou que alguns de seus chips estavam tendo problemas com voltagens elevadas, que podem levar a um defeito irreversível no componente e à falha total da máquina.
Na sexta, 26, a Intel declarou ter identificado a origem do problema, que se tornou alvo de reclamação de usuários. A falha afeta processadores de 13ª e 14ª gerações, que foram lançados respectivamente em 2022 e 2023 – todos os modelos dessas duas gerações que consomem 65 Watts ou mais podem ser afetados.
A companhia diz: “Nossa análise dos processadores devolvidos confirma que a tensão operacional elevada é decorrente de um algoritmo de microcódigo que resulta em solicitações de tensão incorretas para o processador”. O site Tom’s Hardware diz também que oxidação dos componentes também pode ser uma das causas da falha – o problema de fabricação já teria sido resolvido pela empresa.
Assim, a Intel lançou uma atualização para ajustar o algoritmo que gerencia o envio de tensão para o chip, que é enviada automaticamente para os PCs. Contudo, é provável que o usuário tenha que atualizar a BIOS da placa mãe.
Falha no computador pode ser irreversível
De acordo com o Tom’s Hardware, se o seu computador apresentou problema do tipo, não há solução. A falha é irreversível. Quando questionado pela publicação, um porta-voz da Intel não negou tal afirmação.
Já o porta-voz Thomas Hannaford afirmou ao site The Verge que a alta voltagem seria a principal causa do erro, mas a companhia ainda estaria investigando se se trata da única responsável pela falha.
“A Intel está continuando sua investigação para garantir que os cenários reportados de instabilidade nos processadores Intel Core de 13ª e 14ª gerações sejam adequadamente tratados”, declarou Hannaford, por e-mail.
Ao mesmo veículo, a empresa afirmou que não fará um recall dos seus produtos.
Entre as perguntas do The Verge que a Intel optou por não responder, ao menos por enquanto, estão: se a marca aumentará o período de garantia para os processadores envolvidos e o que comprador precisará comprovar para receber uma autorização de devolução do item.
Se a sua CPU já estiver danificada, é necessário levá-la até uma assistência técnica autorizada, informa o The Verge. A companhia recomendou também que pessoas que experimentarem instabilidades contatem o suporte.