Modelos do Onix terão garantia de motores reativadas por correia dentada banhada a óleo

Chevrolet anunciou ação pós-venda a proprietários de Onix e Onix Plus recentes; entenda


Por Agência Estado

29/04/2025 às 16h40

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Foto: Divulgação / Quatro Rodas

Proprietários dos modelos Onix e Onix Plus fabricados a partir de 2019/2020 poderão ter a reativação da garantia da correia dentada banhada a óleo. O ação da Chevrolet de pós-venda foi anunciada mesmo para veículos que não realizaram todas as revisões na rede autorizada. A informação foi publicada inicialmente no Autos Segredos.

A iniciativa pretende dar mais segurança a proprietários de veículos usados, especialmente os que adquiriram o veículo como segundo ou terceiro dono, e que não têm acesso completo ao histórico de manutenção. Assim, a campanha vai até 31 de dezembro de 2025 e é válida em toda a rede de concessionárias da marca.

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Chevrolet Onix Plus 2025 (Foto: Divulgação / Chevrolet)

Como funciona a reativação da garantia do Onix?

A correia dentada desses modelos, que tem contato direto com o óleo do motor, originalmente possui garantia de até 240 mil quilômetros, desde que o veículo seja mantido nas recomendações da montadora. Agora, a Chevrolet permitirá reativar essa cobertura mediante uma inspeção técnica.

– Se não houver danos, o cliente deve realizar a troca de óleo e filtro na concessionária, por R$ 660.

– Se for detectada contaminação ou desgaste, é possível substituir o kit completo da correia por R$ 700 – valor bastante reduzido frente aos cerca de R$ 6 mil cobrados fora da campanha

Em ambos os casos, a nova garantia será válida até 240 mil quilômetros, desde que o cliente realize trocas de óleo a cada 10 mil quilômetros ou um ano, o que ocorrer primeiro, sempre na rede autorizada.

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Foto: Divulgação / Chevrolet

Entenda o problema da correia banhada a óleo

O sistema de correia dentada banhada a óleo é usado amplamente na indústria, mas exige lubrificação com produtos corretos e homologados. Nos motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo dos Onix e Onix Plus, os óleos recomendados são, respectivamente, 0W20 e 5W30, com certificação Dexos 1 Gen 3, específica para os motores CSS Prime da GM.

O uso de óleo inadequado – falsificado, de baixa qualidade ou fora da especificação – pode acidificar o lubrificante, levando à descamação da correia e à contaminação do sistema. Os primeiros sinais incluem endurecimento do pedal de freio, falhas na bomba de vácuo, e luzes de alerta no painel.

Recomendações

Seja como for, a montadora reforça que o cliente siga rigorosamente as orientações do manual, especialmente em casos de uso severo, onde a troca de óleo pode ser necessária em intervalos ainda menores.

Tópicos: chevrolet / onix

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