Harley-Davidson CVO Road Glide: luxo ao extremo
O nome CVO Road Glide é autoexplicativo. CVO, ou Custom Vehicle Operations, é a divisão da Harley-Davidson que personaliza e equipa na própria linha de produção os modelos mais luxuosos da marca. Road Glide traduz a função no modelo, deslizar na estrada. O modelo da marca norte-americana é, de fato, a expressão máxima do luxo que uma Harley pode oferecer. O propulsor da CVO, por exemplo, é o Milwaukee-Eight 117, de 1.923 cm³, refrigerado a óleo, que rende 17,2 kgfm de torque a apenas 3 mil giros. Ele só é usado em motocicletas da linha de modelos personalizados da marca. A Harley não divulga a potência de seus motores, mas estima-se que este tenha cerca de 110 cv.
Mais que o rendimento melhor do motor, a maior preocupação da CVO é com o estilo. E até dispensam a tradicional visita à butique da concessionária para incrementar o visual da motocicleta, como em geral ocorre com outros modelos da Harley. A CVO Road Glide tem uma pintura com partes em preto brilhante, partes em preto fosco e diversos detalhes em laranja – em toda a carenagem, nos baús laterais e até no cabeçote. As costuras dos bancos também são na cor laranja. As rodas dianteiras diamantadas aro 21 dão um ar mais esportivo ao modelo e, segundo a Harley, melhora a dirigibilidade.
Outro ponto alto do modelo é o sistema multimídia. Na parte de entretenimento, o equipamento é da marca Boom, com quatro alto-falantes e 150 Watts de potência. Vem de série com um fone Bluethoot e um módulo de interface, que permite a comunicação com o garupa e com até dez outros motociclistas, para o caso de viagem em grupo. O sistema conta ainda com GPS e aceita comandos vocais.
O preço salienta a exclusividade do modelo de forma enfática: R$ 153.380. São R$ 60.400 a mais que a Road Glide Special, que seria a versão mais “básica” do modelo e com quem divide carenagem, arquitetura e até sistema multimídia. O fato de custar 60% a mais não é uma aberração do mercado brasileiro. Esta mesma relação se repete em outros mercados. É isso também que provoca tamanha exclusividade. Nestes cinco meses, desde que a linha 2018 da Road Glide foi lançada, em novembro de 2017, foram distribuídos 131 exemplares da versão Special e 173 da Ultra. Já a CVO ficou com apenas 23 unidades.
Impressões ao pilotar
A CVO Road Glide foi feita para impressionar. Primeiro pelo porte. Trata-se de um modelo com exatos 2,46 metros de comprimento, que ainda ganha mais corpo por conta dos baús laterais. Depois pelo visual. A frente “shark nose” – nariz de tubarão -, a pintura caprichada e a combinação ousada de preto com laranja chamam a atenção. Finalmente, pelo aspecto tecnológico. Painel com duas alturas, com a tela touch de 6,5 polegadas acima dos instrumentos, e diversos botões e controles nos manetes. Tudo isso emoldurado em detalhes como acabamento em black piano, frisos cromados e para-brisa fumê.
Passado o impacto visual, é a vez de ouvir o ronco grave do motor da Harley. Os pouco mais de 17 kgfm de torque empurram com facilidade os 425 quilos do modelo em ordem de marcha. As suspensões mostram uma grande evolução quando comparadas a modelo recentes, do início da década. Na frente, um sistema de dupla válvula muda a rigidez do conjunto, o que aumenta o conforto e o controle sobre a moto. Na traseira, há um ajuste para a pré-carga da mola que ajuda a adequar o modelo ao esforço a que será submetido.
A CVO Road Glide fica à vontade mesmo em estradas. Acelera e retoma com enorme facilidade e oferece um alto nível de conforto para quem está a bordo, que permite viagens longas sem cansaço. Isso, claro, em trechos pouco acidentados, tanto em relação a desníveis quanto no diz respeito a curvas de raio curto. Apesar da evolução de suspensão e ciclística, a Road Glide é pesada e ainda mostra pouco “jogo de cintura” em sequências sinuosas. Esta falta de agilidade fica ainda mais incômoda em trânsito urbano, onde o porte que tanto impressiona no primeiro contato a deixa bem desajeitada. A CVO é uma motocicleta com uma única e grande vocação: deslizar com charme e elegância em boas estradas.