Vitrine Adrenalina global


Por Tribuna

27/12/2012 às 07h00

A Ford tem apostado em modelos que possam ser atraentes em todo o mundo. Caso do luxuoso Fusion/Mondeo, mesmo sedã, mas com nome diferente, nas Américas e na Europa. O utilitário esportivo compacto, EcoSport, também vai ser comercializado em todos os quadrantes do planeta. O médio Focus, vendido em 40 países, já era um carro globalizado antes mesmo de ser apresentada sua terceira geração, em 2010. Faltava, no entanto, a versão mais esportiva da linha. E para reafirmar a globalização do modelo, o Focus ganha também no mercado norte-americano o esportivo ST, de Sport Technologies, clássico em outras gerações europeias do Focus – por lá, a versão estreou no meio do ano. O desenvolvimento do ST envolveu a europeia Ford RS Team – Rally Sports Team – , o time americano da SVT – Special Vehicle Team – e contou também com engenheiros da região da Ásia-Pacífico, para fazer valer a estratégia unificada "One Ford" da empresa.

No Brasil, o hatch só deve chegar em sua versão "normal", enquanto a "apimentada" vai para América do Norte, Europa e alguns mercados da Ásia. O ST é equipado com o turbinado motor 2.0 EcoBoost, com injeção direta de gasolina, que entrega bons 246cv de potência. O propulsor é acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades, conjunto que dá ao Focus ST números como 248km/h de velocidade máxima e 6,5 segundos para cumprir o zero a 100km/h. A Ford garante consumo de 13,8 km/l em ciclo misto.

A fabricante norte-americana também injetou boa dose de tecnologia no bólido, que conta com sistema multimídia com tela de oito polegadas e o equipamento da Sony com dez alto-falantes surround. Como é um esportivo com tração dianteira, ele dispõe de itens de controle como mecanismos de compensação e vetorização de torque – Torque Steer Compensation e Torque Vectoring, respectivamente. Este último seleciona eletronicamente a roda de menor aderência e aplica toda a força naquela que estiver "grudada" no chão. O hatch esportivo tem sete airbags, suspensão esportiva, direção elétrica e vem com rodas aro 18 de liga leve. Nos Estados Unidos, o Focus ST custa US$ 24.495 – cerca de R$ 50.750.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

X
noscript