ConheƧa o novo design das novas Triumph Tiger
No Brasil, a Triumph trilha um caminho diferente do que percorre em outros mercados pelo mundo. LĆ” fora, a marca se notabiliza pelos modelos clĆ”ssicos, que respondem por mais da metade das vendas. Aqui dentro, as motocicletas da fabricante inglesa no segmento de bigtrails representam algo em torno de 70% das Triumph emplacadas no paĆs. Esse nĆŗmero dĆ” a dimensĆ£o da importĆ¢ncia da chegada das renovadas Tiger 800 e Tiger 1200. Elas vieram com ligeiras modificaƧƵes estĆ©ticas, ciclĆstica aprimorada e refinamento dos sistemas de auxĆlio eletrĆ“nico Ć conduĆ§Ć£o.
A mudanƧa na Tiger 1200 comeƧa pelo nome. O modelo perde a alcunha “Explorer” que a acompanhou desde que foi apresentada, no SalĆ£o de MilĆ£o de 2011. Na carenagem, a alteraĆ§Ć£o ficou por conta da moldura onde fica encravado o emblema da marca inglesa. Logo abaixo, a palavra “Explorer” foi substituĆda por Tiger, logo acima da sigla da versĆ£o. Outra modificaĆ§Ć£o flagrante Ć© o sistema de iluminaĆ§Ć£o mais sofisticado, com o uso mais intensivo de leds. Na versĆ£o bĆ”sica XR, Ć© aplicado nos piscas e nas luzes de posiĆ§Ć£o, o que cria uma assinatura luminosa que dĆ” um aspecto bem tecnolĆ³gico ao modelo. A partir da intermediĆ”ria XCx, os farĆ³is passam a ser em led e ela ganha ainda um sistema de iluminaĆ§Ć£o em curvas – que se intensifica de acordo com a inclinaĆ§Ć£o da moto. A versĆ£o top XCa incorpora ainda luzes de neblina.
A partir do uso intensivo de led ā que demanda apenas 10% da energia de uma lĆ¢mpada incandescente ā, a engenharia da marca decidiu reduzir drasticamente a capacidade e o tamanho da bateria nas versƵes de topo. SĆ³ aĆ sĆ£o economizados 2,5 kg no peso final da motocicleta. Algumas outras fontes de emagrecimento foram o virabrequim, o volante do motor e o escape. Na versĆ£o de topo, o total chega a 10 kg. Apesar de todos os equipamentos adicionais, a XCa tem apenas 6 kg a mais que a XR: 248 contra 242 kg.
Ao fuƧar os componentes do motor, o objetivo da engenharia nĆ£o era apenas baixar o peso, mas tambĆ©m melhorar o desempenho. No caso, o motor tricilĆndrico de 1.215 cc passou a render 141 cv, dois a mais. O ganho de potĆŖncia veio acompanhado por diversas evoluƧƵes tĆ©cnicas. De novo, a Tiger 1200 passa a contar com mais modos de conduĆ§Ć£o ā trĆŖs na XR e seis na XCa ā, que alteram parĆ¢metros de ABS, potĆŖncia, controle de traĆ§Ć£o e resposta ao acelerador. A versĆ£o de topo traz ainda recursos mais sofisticados, como suspensĆ£o semiativa e sistema para trocas sem o uso de embreagem, tanto para subir quanto para descer as marchas. Tem ainda chave presencial, que permite usar a motocicleta sem retirĆ”-la do bolso.
A Tiger 800 tambĆ©m recebeu alguns aprimoramentos mecĆ¢nicos, sĆ³ que mais sutis. O fluxo de saĆda de gazes foi melhorado com um novo escapamento ā que alterou o ronco do motor tricilĆndrico. Com isso, apesar de manter os 95 cv, tem o pico de potĆŖncia aos 9 mil giros ā 250 rpm mais cedo. TambĆ©m a relaĆ§Ć£o da primeira marcha foi encurtada, para obter melhor resposta em baixas velocidades e dar mais agilidade no off-road. Nesse ponto, contribuiu ainda o novo modo de pilotagem Off-Road Pro ā tambĆ©m presente na 1200 ā, que desliga todos os sistemas de auxĆlio Ć pilotagem. No total, sĆ£o tambĆ©m seis modos de pilotagem na versĆ£o de topo XCa.
No visual, as alteraƧƵes na Tiger 800 tambĆ©m foram poucas, mas marcantes. AlĆ©m de faixas e inscriƧƵes no tanque, as aletas laterais do tanque e o para-brisa tiveram o desenho modificado. A iluminaĆ§Ć£o nas versƵes de topo tambĆ©m passa a ser full led, com uma assinatura em led entre os farĆ³is. A maior parte das mudanƧas foi mesmo na arquitetura eletrĆ“nica do modelo.
Apesar todas as mudanƧas ā a Triumph diz que foram mais de 100 alteraƧƵes na Tiger 1.200 e mais de 200 na Tiger 800 ā, os preƧos dos modelos atualizados nĆ£o se distanciaram dos valores anteriores. A 1200 inicia em R$ 60.090 na XR, passa pelos R$ 73.190 da XCx e chega aos R$ 83.490 da XCa. JĆ” a Tiger 800 comeƧa em R$ 43.190 para a XR, vai a R$ 48.390 para a XRx, passa pelos R$ 51.390 da XCx e bate nos R$ 55.890 da XCa. A partir do segundo semestre, a versĆ£o XRt, mais vocacionada para o off-road, vai comeƧar a ser vendida por R$ 54.890.
Primeiras impressƵes
A Triumph aposta com fervor no conceito de suas motocicletas aventureiras. Por isso mesmo, a lĆ³gica evolutiva da linha Tiger Ć© mudar devagar e sempre. MantĆ©m, por exemplo, o conceito de usar motor tricilĆndrico, que reĆŗne baixa inĆ©rcia, pouca vibraĆ§Ć£o e boa potĆŖncia. Conserva tambĆ©m o quadro em aƧo tubular em treliƧa, que tem boa rigidez torcional e muita resistĆŖncia a impactos sem ser excessivamente pesado. JĆ” outros ingredientes, como suspensƵes, sistemas eletrĆ“nicos, escapamento e freios, a Triumph compra no mercado ā dependendo da versĆ£o, de marcas mais ou menos sofisticadas. E Ć© por isso mesmo que consegue se atualizar rapidamente, mantendo o estilo, o equilĆbrio da ciclĆstica, o prazer na pilotagem e a qualidade na construĆ§Ć£o e no acabamento.
Tanto a Tiger 800 quanto a 1200 se encaixam bem neste raciocĆnio, mas cada uma com personalidade prĆ³pria. A 800 Ć© uma motocicleta mais arisca, que instiga o pilota a explorar sua esportividade. Ela tem boa altura livre para o solo e muita agilidade em trechos off-road. AtĆ© porque pode trazer quase todos os recursos do modelo maior ā com exceĆ§Ć£o da suspensĆ£o semiativa ā, mas Ć© quase 50 kg mais leve. Ela acelera forte, retoma com autoridade e tem uma posiĆ§Ć£o de pilotar que permite total controle sobre o veĆculo. O painel, digital nas versƵes testadas, oferece configuraƧƵes diferentes para facilitar o monitoramento por parte do piloto.
JĆ” a 1200 Ć© uma motocicleta que Ć© muito bem disposta a longas viagens. Os bancos tĆŖm tamanho generoso e sĆ£o extremamente confortĆ”veis. A posiĆ§Ć£o de pilotagem Ć© um pouco mais relaxada que na 800 e melhorou com o recuo do guidĆ£o em 2 cm. AlĆ©m disso, o desenho do acento permite um bom apoio no solo quando estĆ” parada ā o que facilita as manobras. Nas duas, o computador de bordo Ć© bem completo nas versƵes mais caras e Ć© bem simples de navegar pelos menus de configuraĆ§Ć£o.
Como forma de sofisticar e aumentar o charme dos modelos, a fabricante decidiu colocar uma assinatura em diversas peƧas, como a barra do guidĆ£o e o estofamento dos bancos, que passam a estampar recebem a logomarca ou o emblema da Triumph. Ć por cuidados como esse que a marca tem obtido um desempenho surpreendente por aqui. O Brasil Ć© o paĆs onde mais se compra Tiger 800 no mundo e o segundo mercado da Tiger 1200 ā sĆ³ perde para o Reino Unido.