Picape BYD Shark vem aĆ para brigar com Ranger e Hilux
Produzida no MĆ©xico pela montadora chinese, picape hĆbrida deve chegar no segundo semestre
HĆ” tempos as picapes vĆŖm deixando de ser veĆculos voltados ao trabalho. No nosso primeiro contato com a inĆ©dita BYD Shark, ficam evidentes aspectos como conforto e direĆ§Ć£o agradĆ”vel – ao menos em vias urbanas. A Cidade do MĆ©xico foi o cenĆ”rio da voltinha de apenas dez minutos com o primeiro modelo feito pela marca chinesa em sua fĆ”brica mexicana.
No MĆ©xico, onde comeƧa a ser vendida nas prĆ³ximas semanas, a Shark tem tabela a partir de 899.980 pesos. SĆ£o cerca de R$ 280 mil, na conversĆ£o direta, sem taxas. No Brasil, aonde chega no terceiro trimestre, a primeira picape da BYD terĆ” preƧo inicial em torno dos R$ 300 mil.
O modelo hĆbrido plug-in, com motor 1.5 a gasolina e dois elĆ©tricos e potĆŖncia total de 430 cv deverĆ” disputar compradores com veteranas com motor a diesel. Como a Toyota Hilux SR (R$ 272 190), Chevrolet S10 Z71 (R$ 281.900) e Ford Ranger XLS V6 (R$ 279.990).
Segundo a BYD, a Shark tem traĆ§Ć£o nas quatro rodas e suspensĆ£o independente. A autonomia, de 840 km, Ć© pelo ciclo europeu NEDC. No modo 100% elĆ©trico, dĆ” para rodar atĆ© 100 km. AlĆ©m disso, o consumo Ć© de 13,3 km/l. A Shark tem capacidade de carga de 835 kg. O volume da caƧamba Ć© de 1.450 litros. SĆ£o 5,46 metros de comprimento, ou 10 centĆmetros a mais que a Ranger (5,35 m) e 13 a mais que Hilux (5,33 m). A distĆ¢ncia entre os eixos Ć© de 3,26 m.
- LEIA TAMBĆM: Nova VW Amarok serĆ” baseada em picape chinesa
Na prĆ”tica, a nova picape oferece amplo espaƧo interno. Ć boa a posiĆ§Ć£o de dirigir sobre o grande banco, com ajustes elĆ©tricos e o volante tem regulagem de altura e profundidade. O quadro de instrumentos Ć© uma tela de 10,25 polegadas fĆ”cil de ler. No painel fica outra, de 10,8″, que concentra as funƧƵes do multimĆdia. HĆ” ainda o sistema head-up display.
Os comandos do start&stop e do pisca-alerta formam um conjunto bonito, mas recuado, atrĆ”s da base de recarga de celular sem fio e da haste do cĆ¢mbio. Com isso o motorista tem de desviar o olhar do caminho para acionar a tecla certa.
Bom acabamento
Outros destaques sĆ£o a conexĆ£o wi-fi 5G e o assistente virtual. DĆ” para ativĆ”-lo com um “Hi BYD”, e pedir, por exemplo, para abrir e fechar vidros, fazer ligaƧƵes por celular, acionar o navegador GPS, o ar-condicionado e a ventilaĆ§Ć£o, entre outros. A cabine bem acabada tem imitaĆ§Ć£o de couro e material emborrachado no painel. O banco traseiro amplo leva trĆŖs adultos com relativo conforto. HĆ” duas saĆdas de ar-condicionado e duas portas USB A e C.
Fomos de carona com pilotos da BYD conhecer algumas das virtudes da Shark. A primeira parte da prova incluiu slalon, seguido de aceleraĆ§Ć£o de 0 a 100 km/h (feita em 6,3 segundos) e frenagem forte. Depois, num circuito simulando off-road, a picape passou por um trecho com forte inclinaĆ§Ć£o lateral e fez subida de rampa
Ao volante, comprovamos que a Shark Ć© silenciosa e tem direĆ§Ć£o (com assistĆŖncia elĆ©trica) leve e boa estabilidade. Colabora com isso a suspensĆ£o com braƧos triangulares sobrepostos na dianteira e atrĆ”s. Quando solicitados com firmeza, os freios a discos ventilados nas quatro rodas respondem com eficiĆŖncia. Vale registrar que essa rĆ”pida prova foi feita com a picape sem carga.
A visibilidade Ć© boa e hĆ” sensor de ponto cego nos retrovisores, alĆ©m de cĆ¢meras que, segundo a marca, garantem visĆ£o de 540Ā°. Ou seja, de 360Ā° ao redor do carro e de 180Ā° da parte inferior do chassi. Segundo a BYD, a distĆ¢ncia mĆnima do solo com carga total Ć© de 21 centĆmetros. O Ć¢ngulo de ataque Ć© de 31Āŗ, o de saĆda Ć© de 19,3Āŗ e a capacidade mĆ”xima para rampas, de 30Āŗ.
A marca exibiu um vĆdeo que mostra a Shark cruzando um trecho com Ć”gua atĆ© a altura do capĆ“. Contribui com isso o bloqueio dos diferenciais. HĆ” air bags frontais, laterais e do tipo cortinas. PorĆ©m, faltou a bolsa para os joelhos do motorista. A carroceria Ć© feita de aƧo de alta resistĆŖncia. HĆ” ainda o sistema batizado de VTOL (vehicle-to-load). Com isso, as baterias da picape podem ser usadas para alimentar luzes externas ou outros tipos de aparelhos elĆ©tricos.
BYD Shark
Ficha tƩcnica:
PreƧo*: R$ 300 mil
Motor: 1.5 a gasolina e 2 elƩtricos
PotĆŖncia: total430 cv
Torque total*: 60 mkgf
TraĆ§Ć£o: 4×4 por demanda
Autonomia: 840 km
Comprimento: 5,46 metros
Largura: 1,97 metro
Entre-eixos: 3,26 metros
*Estimado
Fonte: BYD