ConheƧa o top 10 dos brutos da Fenatran 2017
Depois de trĆŖs anos seguidos de retraĆ§Ć£o nas vendas no mercado brasileiro, era de se esperar que o setor de transporte de cargas estivesse desanimado. Mas nĆ£o Ć© o que parece quando se observa a ediĆ§Ć£o de 2017 da Fenatran – SalĆ£o Internacional do Transporte RodoviĆ”rio de Cargas, que reĆŗne fabricantes de caminhƵes e de utilitĆ”rios, implementos rodoviĆ”rios, pneus, gestĆ£o e rastreamento de frotas, autopeƧas e serviƧos. A impressĆ£o que se tem Ć© que setor vislumbrou uma luz no fim do tĆŗnel. As vendas de caminhƵes no mercado interno devem fechar o balanƧo do ano apontando queda em relaĆ§Ć£o a 2016, mas o segundo semestre jĆ” sinaliza recuperaĆ§Ć£o.
AlĆ©m disso, as exportaƧƵes cresceram quase 24% em relaĆ§Ć£o ao ano passado, o que ajudarĆ” a gerar o primeiro crescimento anual da produĆ§Ć£o nacional de caminhƵes desde 2012/2013 – a Anfavea prevĆŖ uma expansĆ£o na produĆ§Ć£o de 28,2% em relaĆ§Ć£o a 2016. Com algo em torno de 100 mil unidades, a produĆ§Ć£o de 2017 ainda ficarĆ” muito longe dos 223,6 mil caminhƵes fabricados em 2011, o melhor ano da histĆ³ria do setor de transporte de cargas brasileiro. Mas jĆ” basta para estimular uma sĆ©rie de novidades que movimentam os principais ‘players’ do setor, presentes na mostra paulistana. Modelos cada vez mais autĆ“nomos e conectados, capazes de rentabilizar ao mĆ”ximo as atividades dos frotistas, buscam sensibilizar alguns dos mais de 60 mil visitantes que devem visitar o SĆ£o Paulo Expo entre 16 e 20 de outubro – em boa parte, caminhoneiros e grandes transportadores em busca de opƧƵes para renovar suas frotas.
Na tarefa de impressionar os potenciais compradores, exibir inovaƧƵes tecnolĆ³gicas pode contar pontos preciosos. Nessa linha, a MAN Latin AmĆ©rica acertou na mosca ao apresentar o Volkswagen e-Delivery, uma versĆ£o totalmente elĆ©trica da nova geraĆ§Ć£o de sua linha de caminhƵes leves, que acaba de ser lanƧada. Desenvolvido pela engenharia da marca alemĆ£ na cidade de Resende, no Sul do Rio de Janeiro, o caminhĆ£o elĆ©trico tem autonomia de atĆ© 200 quilĆ“metros com zero emissĆ£o e baixo ruĆdo. Outra cria da engenharia nacional que se destaca na Fenatran 2017 Ć© o Volvo VM AutĆ“nomo. Desenvolvido na fĆ”brica da marca sueca em Curitiba, o semipesado canavieiro visa minimizar o problema do pisoteamento de brotos na colheita da cana de aƧĆŗcar, que causa prejuĆzos aos agricultores. JĆ” a Ford optou por uma “saĆda fĆ”cil” para explicitar sua tecnologia: recheou o pesado Cargo com tecnologias semiautĆ“nomas e de conectividade jĆ” disponĆveis nos automĆ³veis da marca.
Enquanto isso, a Scania exibiu o Super Rodotrem R620 V8, com o motor mais potente produzido no paĆs, 11 eixos e capacidade para 91 toneladas. E tambĆ©m o Heavy Tipper, caminhĆ£o de mineraĆ§Ć£o com capacidade de carga atĆ© 25% maior que os modelos anteriores. Afinal, tecnologia atĆ© enche os olhos dos frotistas, mas transportar mais carga gastando menos enche uma parte ainda mais sensĆvel dos empresĆ”rios do setor de transportes _ o bolso. PorĆ©m, no caso do segmento de entregas urbanas, ser menor gera agilidade, permite a circulaĆ§Ć£o nos centros urbanos e aumenta a eficiĆŖncia _ e a rentabilidade. Ć a proposta de veĆculos como o caminhĆ£o Mercedes-Benz Accelo e os furgƵes Iveco Daily City e Peugeot Expert, que tambĆ©m se destacaram no evento. Seja entre os gigantes ou entre os pequenos, o conceito que emana da Fenatran 2017 Ć© um sĆ³: se os tempos estĆ£o difĆceis, rentabilizar Ć© preciso.
Top Ten
Dez destaques da Fenatran 2017
Volkswagen e-Delivery
A MAN Latin America exibe na Fenatran o protĆ³tipo do primeiro caminhĆ£o leve 100% elĆ©trico desenvolvido no Brasil. Com engenharia brasileira, o e-Delivery Ć© ideal para entregas urbanas, tem autonomia de atĆ© 200 quilĆ“metros e visa atender aos segmentos de logĆstica verde, zero emissƵes e circulaĆ§Ć£o em locais com baixo ruĆdo. A versĆ£o elĆ©trica do Delivery acaba de ser destaque mundial no Innovation Day, na Alemanha, evento organizado pela holding Volkswagen Truck & Bus.
Com tecnologia sob medida para as tendĆŖncias da indĆŗstria automotiva, o veĆculo traz soluƧƵes de Ćŗltima geraĆ§Ć£o como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operaĆ§Ć£o e tambĆ©m para recuperar a energia da frenagem com o conceito Kers. O freio conta com trĆŖs estĆ”gios de regeneraĆ§Ć£o, que podem ser ajustados conforme a condiĆ§Ć£o de carga ou preferĆŖncia do motorista. O freio regenerativo atua antes do freio pneumĆ”tico, para desacelerar o veĆculo, recuperando atĆ© 30% de energia durante a frenagem e utilizando a mesma para recarregar as baterias. E o e-Delivery possui tambĆ©m o sistema Eco-Drive Mode, que reduz o consumo de baterias dependendo da condiĆ§Ć£o de carga do veĆculo, ajustando a demanda de corrente das baterias de acordo com a condiĆ§Ć£o de operaĆ§Ć£o do veĆculo.
O trem de forƧa foi desenvolvido em parceria com a Eletra exclusivamente para traĆ§Ć£o de veĆculos comerciais. Ć equipado com o novo motor elĆ©trico WEG AL160, que entrega 80 kW (109 cv) de potĆŖncia, com torque mĆ”ximo de 59,3 kgfm, e transmissĆ£o automĆ”tica Allison. Conta ainda com bancos de bateria de Ćon-lĆtio LiFePO4. SĆ£o duas opƧƵes de recarga: a recarga de oportunidade rĆ”pida, em que Ć© possĆvel assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada vĆ”rias vezes ao longo da rota do veĆculo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em trĆŖs horas atinge a carga mĆ”xima. No conceito plug-in, as baterias do veĆculo sĆ£o recarregadas por um carregador externo padrĆ£o CCS. Sua operaĆ§Ć£o Ć© bastante simples e amplamente difundida na indĆŗstria de elĆ©tricos. No Brasil, o e-Delivery jĆ” tem destino certo: vai distribuir bebidas da Ambev, em testes, a partir do prĆ³ximo ano. A produĆ§Ć£o em sĆ©rie estĆ” prevista para 2020, em versƵes de 9 e 11 toneladas. O e-Delivery Ć© a estrela do estande, mas a MAN Latin America aproveita a Fenatran para exibir a nova famĆlia Delivery, apresentada em setembro, e o protĆ³tipo Constellation 33.440 Tractor.
Volvo VM AutƓnomo
O primeiro caminhĆ£o autĆ“nomo para o setor de transporte no Brasil Ć© o destaque da Volvo na Fenatran 2017. JĆ” testado em uma operaĆ§Ć£o real e comercialmente viĆ”vel, o novo VM AutĆ“nomo Ć© dirigido para o segmento sucroalcooleiro, um dos mais importantes do agronegĆ³cio brasileiro. Desenvolvida pelos especialistas da marca no Brasil a partir de tecnologias disponĆveis globalmente no Grupo Volvo, o novo caminhĆ£o foi projetado para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade provocadas pelo pisoteamento de brotos da planta durante a colheita, um grave problema da indĆŗstria canavieira. O caminhĆ£o autĆ“nomo, sozinho, elimina atĆ© 5% dessa perda. “Somos reconhecidos mundialmente por nossos produtos inovadores. Este Ć© mais um lanƧamento de um veĆculo que vai revolucionar o transporte no agronegĆ³cio brasileiro, um dos mais competitivos do mundo”, festeja Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo AmĆ©rica Latina.
O VM AutĆ“nomo foi desenvolvido pelos engenheiros da Volvo no complexo industrial da empresa em Curitiba, no ParanĆ”, em colaboraĆ§Ć£o com os especialistas da marca na SuĆ©cia e com os tĆ©cnicos da Usina Santa Terezinha, uma das empresas do Grupo UsaƧucar, um dos maiores produtores e exportadores de aƧĆŗcar do Brasil, sediado em MaringĆ”, no ParanĆ”. Conduzido autonomamente, sem a intervenĆ§Ć£o do motorista, o caminhĆ£o roda por si mesmo ao longo das linhas da plantaĆ§Ć£o, sem passar por cima das soqueiras. “Com uma precisĆ£o de 2,5 centĆmetros, ele reduz as perdas a valores mĆnimos”, explica Roberson Oliveira, gerente de pesquisa e engenharia avanƧada do Grupo Volvo AmĆ©rica Latina. Como a colheita ocorre num perĆodo curto de tempo, o trabalho tem que ser feito 24 horas por dia, sete dias por semana. Por causa da severidade prĆ³pria da operaĆ§Ć£o, da pouca visibilidade noturna e da palha que cai sobre o solo, o motorista nĆ£o consegue conduzir o veĆculo de forma precisa a evitar o pisoteamento dos brotos.
Ford Cargo Connect
Para comemorar os 60 anos de produĆ§Ć£o do seu primeiro caminhĆ£o nacional, o F-600, a Ford apresenta na Fenatran 2017 o Cargo Connect, um protĆ³tipo de caminhĆ£o com avanƧadas tecnologias semiautĆ“nomas e de conectividade. Segundo a marca norte-americana, o modelo tem lanƧamento previsto para os prĆ³ximos anos e reflete a tendĆŖncia de uso de recursos tecnolĆ³gicos jĆ” conhecidos em automĆ³veis para as funƧƵes de veĆculos de carga, para aumentar a seguranƧa veicular e a produtividade. O Cargo Connect Ć© um caminhĆ£o equipado com tecnologias de sensores, cĆ¢meras, radar e outros recursos que trazem um novo nĆvel de produtividade, controle, seguranƧa e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Montado sobre um protĆ³tipo Cargo 2429 8×2 Torqshift, o primeiro da marca com essa configuraĆ§Ć£o de traĆ§Ć£o, ele traz uma sĆ©rie de recursos semiautĆ“nomos com grande potencial de aplicaĆ§Ć£o em veĆculos comerciais.
Na Ć”rea da seguranƧa, o Cargo Connect traz inovaƧƵes como sistema autĆ“nomo de frenagem, alerta de ponto cego, alerta de permanĆŖncia em faixa, piloto automĆ”tico adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhĆ£o com cĆ¢meras conectadas a uma central de operaƧƵes. Para a produtividade, suas tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trĆ¢nsito, ajuste automĆ”tico de torque e potĆŖncia conforme o peso e condiƧƵes de rodagem. Tem tambĆ©m um sistema de diagnĆ³stico que orienta a manutenĆ§Ć£o preventiva para evitar paradas nĆ£o programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vĆ”rios dados da sua conduĆ§Ć£o.
Scania Super Rodotrem R620 V8
HĆ” alguns anos, os transportadores e produtores de cana brasileiros pediam um veĆculo que transportasse mais carga. A Scania participou desde o inĆcio das conversas de entidades do setor canavieiro, que chegaram ao Contran. A resoluĆ§Ć£o entrou em vigor em abril de 2017, com o nĀŗ 663/2017. Ela mudou as regras para concessĆ£o da AET – AutorizaĆ§Ć£o Especial de TrĆ¢nsito – para CVCs – CombinaƧƵes de VeĆculos de Carga. As alteraƧƵes sĆ£o para veĆculos com PBTC (peso bruto total combinado) superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 toneladas, com altura mĆ”xima de 4,40 m e comprimento de 28 a 30 metros. Essa Ć© a histĆ³ria que leva ao Super Rodotrem R 620 6×4, o grande lanƧamento da marca sueca na Fenatran. O veĆculo de 11 eixos para 91 toneladas tem um motor diesel V8 de 16 litros e 620 cv, a maior potĆŖncia fabricada no Brasil. O torque Ć© de impressionantes 305,9 kgfm, jĆ” entre 1.000 a 1.400 rpm.
“Esse lanƧamento faz parte de uma nova fase dos motores V8. O Super Rodotrem Scania Ć© mais um pioneirismo no mercado. Queremos atender ao segmento fora de estrada e 11 eixos com alternativas que reduzam custos operacionais e aumentem a rentabilidade”, comemora Eronildo Santos, diretor de Desenvolvimento de NegĆ³cios da Scania no Brasil. O Super Rodotrem Scania R 620 6×4 pode ser utilizado na operaĆ§Ć£o completa, desde o carregamento da cana na lavoura, passando pelas estradas de terra de acesso atĆ© a rodovia, e no trajeto de asfalto atĆ© a usina para o descarregamento. Esses percursos usualmente nĆ£o ultrapassam 100 km de distĆ¢ncia em cada trecho, conforme a nova legislaĆ§Ć£o permite. A Scania aproveitou a Fenatran para anunciar que a Usina SĆ£o Martinho, que trabalha com beneficiamento de cana-de-aƧĆŗcar na regiĆ£o de RibeirĆ£o Preto/SP, adquiriu o primeiro Super Rodotrem R 620 6×4.
Scania Heavy Tipper
Criado para atender Ć s demandas mais severas da mineraĆ§Ć£o, o Scania Heavy Tipper Ć© produzido com componentes mais robustos e carrega atĆ© 25% a mais de carga lĆquida em relaĆ§Ć£o aos atuais. A nova gama salta das atuais 32 toneladas de carga lĆquida para, no mĆnimo, 40 toneladas de capacidade. Para proporcionar uma operaĆ§Ć£o cada vez mais rentĆ”vel, a Scania investe tambĆ©m na conectividade e nos programas de manutenĆ§Ć£o. “O Heavy Tipper surge no Brasil em um perĆodo perfeito de retomada da compra, a curto e mĆ©dio prazo, de caminhƵes para a mineraĆ§Ć£o. Desde 2013, este mercado nĆ£o dava sinais concretos de voltar a ser comprador. O cliente brasileiro vem pedindo um pacote, de veĆculo e serviƧos, ainda mais rentĆ”vel para contribuir com a reduĆ§Ć£o dos custos operacionais. O Heavy Tipper realiza este desejo”, afirma Fabricio Vieira, gerente de MineraĆ§Ć£o da Scania no Brasil.
O novo modelo Ć© oferecido nas configuraƧƵes P 440 6Ć4 – com carga lĆquida de atĆ© 32 toneladas – e G 480 8Ć4, com dois eixos dianteiros direcionais e capacidade de carga lĆquida de atĆ© 40 toneladas. Ambos trazem motor de 13 litros, Euro 5 com controle de emissƵes SCR, respectivamente com 440 cv e torque de 234,5 kgfm, de 1.000 a 1.300 rpm e com 480 cv e torque de 244,7 kgfm de 1.000 a 1.350 rpm. Segundo a Scania, o Heavy Tipper proporciona ganhos reais de 25% a mais de carga lĆquida, 5% a mais de disponibilidade, reduĆ§Ć£o de 13% no consumo, 15% a menos no custo da tonelada transportada e 5.000 horas a mais de vida Ćŗtil – ou seja, por volta de 1 ano a mais de trabalho.
DAF XF 105 Off Road
A DAF entra no segmento “fora de estrada” e lanƧa no mercado nacional Off Road dos modelos CF85 e XF105. Voltadas para operaƧƵes de cana e madeira, os novos caminhƵes da marca holandesa sĆ£o produzidos na fĆ”brica de Ponta Grossa, no ParanĆ”, e chegam Ć s concessionĆ”rias em 2018. Os dois modelos sĆ£o equipados com motor Paccar MX 13 de 12,9 litros, com bloco em ferro fundido vermicular, seis cilindros em linha e que tambĆ©m Ć© fabricado na unidade de Ponta Grossa. O CF85 com potĆŖncia de 460 cv e o XF105 de 520 cv. A embreagem Sacks Heavy Duty e a transmissĆ£o ZF ASTronic automatizada de 16 marchas sĆ£o preparadas para uso severo.
Ambos os modelos contam tambĆ©m com seletor Dual Driving com modos de conduĆ§Ć£o On Road ou Off Road, para respostas mais precisas e melhor desempenho. O eixo trativo Meritor tem reduĆ§Ć£o nos cubos em relaƧƵes de 4,55:1 ou 5,41:1. Os dois modelos tĆŖm PBTC de 125 toneladas e CMT de atĆ© 175 toneladas. “O XF105 off road atende Ć nova legislaĆ§Ć£o que permite PBTC de 91 toneladas, em rodotrens de 11 eixos, uma solicitaĆ§Ć£o do setor sucroalcooleiro. O motor de 520 cv Ć© o mais potente da marca no Brasil”, reforƧa Ricardo Coelho, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF CaminhƵes Brasil.
Mercedes-Benz Actros SĆ©rie Especial
Nem sĆ³ de racionalidade e cĆ”lculos de custos se faz um salĆ£o de transporte rodoviĆ”rio de cargas. EmoƧƵes e nostalgia tambĆ©m encontram lugar nos estandes. Os modelos clĆ”ssicos L-1111 e L-1113, campeƵes de vendas entre todos os caminhƵes da Mercedes-Benz, serviram de inspiraĆ§Ć£o para a marca alemĆ£ criar o Actros SĆ©rie Especial. Baseado no Actros top de linha, tem design retrĆ“ baseado nos clĆ”ssicos modelos com cabinas semi-avanƧadas das dĆ©cadas de 1960 e 1970. O Actros SĆ©rie Especial serĆ” limitada e exclusiva a 21 unidades, o que Ć© um tributo Ć 21ĀŖ ediĆ§Ć£o da Fenatran. SerĆ£o 15 cavalos mecĆ¢nicos Actros 2651 6×4 e 6 unidades do Actros 2546 6×2, sempre com motor OM 460 de 13 litros com potĆŖncia de 510 cv e cĆ¢mbio automatizado PowerShift. Em todos, alĆ©m da curiosa combinaĆ§Ć£o do conforto da cabina Megaspace do Actros – que tem atĆ© TV digital – com o design retrĆ“ do modelo L-1111, se destaca a cor verde da cabina e seu interior com tons rĆŗsticos de acabamento da Ć©poca. “Somente os modelos L-1111 de 1964 e L-1113 de 1970, expoentes dessa linha clĆ”ssica, tiveram juntos 240.000 unidades vendidas no paĆs”, informa Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO AmĆ©rica Latina, que anunciou tambĆ©m uma grande reformulaĆ§Ć£o da fĆ”brica de caminhƵes da marca em SĆ£o Bernardo do Campo.
Entre os detalhes do estilo “vintage” do Actros SĆ©rie Especial destacam-se a cabine com pintura externa em verde, chassi na cor vermelha clĆ”ssica dos antigos caminhƵes da marca, revestimento da cobertura do painel em couro preto com costura verde, tapete do painel em couro bege com borda verde, tapete central do piso com borda de arremate em verde, revestimento interno das laterais das portas em couro bege, volante com aplicaĆ§Ć£o de couro perfurado nas cores preto e bege, manoplas de freio do caminhĆ£o e da carreta com aplicaĆ§Ć£o de couro preto perfurado, bancos de couro preto e partes centrais do assento e do encosto com tecido, tecido da cama com aplicaĆ§Ć£o de costura em forma de losango na cor verde, cortinas laterais e frontal em blackout no lado interno e na cor verde no lado externo, faixas laterais exclusivas na cabina em bege, faixas frontais na grade em bege e adesivo alusivo Ć SĆ©rie Especial e Ć 21ĀŖ Fenatran nas portas.
Mercedes-Benz Accelo
Na Fenatran 2017, a Mercedes-Benz lanƧa novos recursos para a linha de caminhƵes Accelo. Os modelos 815 e 1016 do segmento de leves e o 1316 da categoria de mĆ©dios ganham diversas inovaƧƵes, com destaque para a nova versĆ£o de cabina estendida e a transmissĆ£o automatizada de seis marchas – opcional que estarĆ” disponĆvel a partir de marƧo de 2018. Entre as novidades do Accelo tambĆ©m se destacam o sistema de partida em rampa (HSA), alĆ©m de controle de traĆ§Ć£o (ASR), banco pneumĆ”tico para o motorista, painel de instrumentos com novas funƧƵes, tanque adicional de combustĆvel de 150 litros e novas cores de cabina. “Com essas novidades, o Accelo estĆ” cada vez mais atrativo e aprimorado, em total sintonia com os desejos dos clientes e o atual perfil do mercado, reforƧando uma linha de veĆculos jĆ” consagrada por sua versatilidade e eficiĆŖncia no transporte de carga e distribuiĆ§Ć£o de produtos em Ć”reas urbanas”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e PeƧas & ServiƧos CaminhƵes e Ćnibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“A nova cabina estendida oferece melhor ergonomia e mais espaƧo para os ocupantes e para a acomodaĆ§Ć£o de objetos. Isso se traduz em bem-estar a bordo e mais conforto, o que significa mais produtividade na operaĆ§Ć£o de transporte. JĆ” o novo cĆ¢mbio automatizado otimiza a troca de marchas, melhorando o desempenho e a economia no consumo, alĆ©m de aumentar o conforto e a seguranƧa”, destaca Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing CaminhƵes da Mercedes-Benz do Brasil. O lanƧamento da inĆ©dita cabina estendida para a linha Accelo, nos modelos 815, 1016 e 1316, aumenta as opƧƵes de escolha para os clientes, que continuam contando com a versĆ£o bĆ”sica de cabina. A nova cabina estendida do Accelo se caracteriza por um prolongamento de 180 mm na parte traseira. Com isso, o banco do motorista ganhou uma nova posiĆ§Ć£o, recuada em 25 mm e com ajuste longitudinal de 210 mm, ampliando assim o espaƧo para as pernas. A regulagem do encosto foi aumentada de 12 graus para 25 graus. Tudo isso resulta em maior espaƧo e uma melhor ergonomia, principalmente para pessoas de maior estatura.
Iveco Daily City
A Iveco completa duas dĆ©cadas de operaĆ§Ć£o no Brasil e comemora com sĆ©ries personalizadas “20 anos” da Daily e do Hi-Way. O recentemente lanƧado Tector Auto-Shift, com transmissĆ£o automatizada e diversos dispositivos semiautĆ“nomos, tem justificĆ”vel destaque no estande. Mantendo a aposta no segmento de semipesados, dois novos integrantes da linha Tector que irĆ£o competir no segmento de 8 a 11 toneladas. Mas Ć© a linha de veĆculos utilitĆ”rios que reserva a grande novidade da marca italiana: o Daily City 30S13, a nova opĆ§Ć£o da Iveco para o mercado de cargas fracionadas, como o e-commerce. Nas versƵes chassi cabine e furgĆ£o, o novo veĆculo tem PBT tĆ©cnico de 3,5 toneladas e pode transitar em Ć”reas com restriĆ§Ć£o de circulaĆ§Ć£o.
Fabricado no Complexo Industrial da Iveco na cidade mineira de Sete Lagoas, a Daily City 30S13 tem altura reduzida que proporciona maior conforto para o acesso do motorista na cabine. Outro destaque Ć© a facilidade para carga e descarga, o que permite melhor acesso a docas e garagens com limitaĆ§Ć£o de altura. O modelo Ć© mais leve, com reduĆ§Ć£o da tara para um aumento da capacidade de carga Ćŗtil. A potĆŖncia e o torque se devem ao novo motor da FPT Industrial, F1A de 2,3 litros, que varia de 150 a 170 cavalos, e conta com a tecnologia EGR, que dispensa o uso de Arla. O conforto recebeu atenĆ§Ć£o especial com a nova suspensĆ£o dianteira independente, que melhora tambĆ©m a dirigibilidade. O novo chassi tem um eixo traseiro moderno e adequado para a missĆ£o de entregas em centros urbanos. Ainda no clima das comemoraƧƵes de seus 20 anos, a Iveco anunciou o investimento de US$ 120 milhƵes no desenvolvimento de novos produtos, em um perĆodo de 24 meses, a partir do segundo semestre de 2017 atĆ© o primeiro semestre de 2019.
Peugeot Expert
A Peugeot quer lanƧar uma ofensiva nacional entre os veĆculos utilitĆ”rios. LĆder no segmento na Europa, a marca francesa pretende aproveitar sua “expertise” para se tornar tambĆ©m protagonista entre os veĆculos utilitĆ”rios no Brasil e AmĆ©rica Latina. Para tal, a proposta Ć© oferecer uma gama completa e inovadora, para se tornar referĆŖncia no mercado. O primeiro passo Ć© o lanƧamento da Expert, que chega importado do Uruguai – de onde virĆ” tambĆ©m o “clone” CitroĆ«n Jumpy, que partilha plataforma, motorizaƧƵes e 90% da carroceria. AlĆ©m do Expert, a Peugeot jĆ” exibe na Fenatran seu prĆ³ximo lanƧamento no segmento de utilitĆ”rios: a nova geraĆ§Ć£o da van grande Boxer, que chega ao Brasil em 2018.
O marketing da Peugeot acredita que o novo modelo preenche uma lacuna existente no mercado entre as ofertas de furgƵes de porte pequeno e os de maior volume. A Expert tem 5,31 metros de comprimento, 2,20 m de largura e distĆ¢ncia entre-eixos de 3,27 m. A altura, de 1,93 m, Ć© reduzida para um furgĆ£o e facilita o acesso a garagens subterrĆ¢neas e estacionamentos. A carga Ćŗtil Ć© de 1.500 kg e o PBT total atinge 3. 219 kg, com um compartimento de carga de 6,1 mĀ³. Com motor 1.6 Turbo Diesel BlueHDi categoria Euro 6 e o cĆ¢mbio manual de seis marchas, o trem de forƧa gera potĆŖncia mĆ”xima de 115 cv a 3.500 rpm e torque mĆ”ximo de 30 kgfm a 1.750 rpm. CabeƧote, bloco e cĆ”rter sĆ£o 100% em alumĆnio. Com dirigibilidade similar Ć” de automĆ³vel de passeio _ a van pode ser dirigida por portadores de Carteira de HabilitaĆ§Ć£o categoria B. No lanƧamento, a Expert estĆ” sendo oferecida a partir de R$ 79.990.