Sem disfarces
É comum no mercado automotivo resgatar o passado no lançamento de alguns produtos. Seja uma releitura de um modelo de sucesso ou mesmo a adoção de um nome deixado de lado. Foi essa segunda opção a estratégia da Fiat para aumentar a mídia em torno da chegada de seu novo Tipo. O sedã – haverá ainda uma configuração hatch do modelo – ressucita o nome do hatch médio que fez sucesso no Brasil entre 1993 e 1997, período em que foi comercializado no país. E carrega a função de substituir o Linea com a proposta de combinar o estilo italiano com a conveniência e a confiabilidade de um carro asiático.
O objetivo do grupo FCA é claro: aumentar sua presença na Europa, Oriente Médio e na África e, assim, crescer no volume global de vendas. Para isso, o novo Fiat Tipo conta com boa capacidade de carga, de 520 litros de bagagem, tamanho compacto – são 4,53 metros de comprimento, 5 centímetros a menos que o Linea, e 2,64m de entre-eixos, 4cm a mais que o antecessor. Assim, o espaço interno se torna próximo ao de um sedã médio.
Produzido na Turquia, o Tipo tem três versões de acabamento e quatro opções de motorização. Entre os itens de série estão rodas de liga leve de 15 polegadas, rádio Uconnect com tela LCD de 3,5 polegadas com MP3/USB/AUX, ar-condicionado, direção elétrica, travamento central, abertura elétrica do porta-malas, retrovisores externos aquecidos, ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade e tração e monitoramento da pressão dos pneus. Configurações superiores ganham rodas aro 16, central multimídia Uconnect com 5 polegadas, Bluetooth, painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas, volante multifuncional, sensor crepuscular e de chuva, faróis de neblina, ar-condicionado automático e controle de cruzeiro.
Sob o capô, há dois propulsores a gasolina: 1.4 de 95cv e 1.6 de 110cv, com transmissão manual ou automática de seis velocidades. Há ainda duas opções diesel, uma 1.3 de 95cv e outra 1.6 de 120cv. Nesse caso, o câmbio é sempre manual, de cinco ou seis marchas, respectivamente. Em sua fase inicial de vendas, a Fiat fixou o preço inicial em 14.500 euros, aproximadamente R$ 60 mil. No Brasil, a marca ainda não confirma a chegada do sedã, mas já se fala em importá-lo em 2017 e, no futuro, produzi-lo no país. Para isso, o Tipo desembarcará em solo brasileiro já no início de 2016 para testes de homologação.