Nova Road King Special aprofunda a essĂȘncia da Harley-Davidson
A ideia Ă© que nĂŁo exista uma Harley-Davidson igual Ă outra. A partir de uma base, o motociclista/aficionado pela marca personaliza sua motocicleta â de preferĂȘncia recorrendo ao vasto arsenal de acessĂłrios oferecido nas butiques das concessionĂĄrias, sempre grandes e bem fornidas. Mas uma ou outra Harley jĂĄ nasce tĂŁo pronta que nĂŁo se deve mexer. Ă o caso da Road King Special. O modelo aposta forte na imagem selvagem, meio “outsider”, que motos e motociclistas tinham nos anos 1950 e 1960. Um estilo que dispensa, inclusive, excessos de brilhos e enfeites, tĂpicos da versĂŁo Classic da Road King.
O visual da Road King reforça esta personalidade, que Ă© bem marcante. A começar pela pintura, que se limita Ă s discretĂssimas preta brilhante e cinza fosca. Outros elementos se alternam entre preto brilhante e fosco, sempre valorizando um contraste com a cor da motocicleta. Na versĂŁo cinza fosca testada, rodas, guidom, motor, bengalas e aro do farol sĂŁo brilhantes, enquanto escapamento e a carcaça das setas acompanham a falta de brilho na pintura. Na versĂŁo preta brilhante, as rodas ganham detalhes cromados, o escape, guidom e a cuba do farol sĂŁo em preto fosco.
A Road King Special se inspira nas motocicletas de estilo bagger, dos anos 1960. Estes modelos eram “aliviados” de acessĂłrios para reduzir o peso e melhorar o desempenho. No caso do atual modelo, o alĂvio foi apenas estĂ©tico. Inclusive porque nĂŁo havia nem necessidade de se preocupar com o rendimento do motor. Trata-se de um moderno Milwaukee-Eight 107 refrigerado a ar, com 1.745 cc e capaz de render 15,1 kgfm de torque â e supostos 80 cv de potĂȘncia mĂĄxima. Ele tem mais que suficiente para empurrar os 355 kg do modelo.
A Road King foi pensada para a estrada. Tanto que jĂĄ vem tambĂ©m com dois bons baĂșs laterais, pintados na cor do tanque. Mas, ao contrĂĄrio da Classic, a Special nĂŁo tem para-brisas, acessĂłrio que a deixaria “social” demais. Mesmo que dispense customização, a Road King Special mantĂ©m um ar de exclusividade, com vendas restritas â neste ano, a mĂ©dia de vendas tem ficado em dez exemplares por mĂȘs. E isso nĂŁo sĂł pela personalidade bem definida, mas tambĂ©m pelo preço um tanto elevado: R$ 80.980 para o modelo na cor preta brilhante e R$ 81.530 na cinza fosca.
ImpressÔes ao pilotar
A Road King Ă© literal: ela foi pensada e construĂda para reinar nas estradas. Na versĂŁo Special, este conceito Ă© levemente flexibilizado em função da imagem selvagem que a marca quer imprimir. Na prĂĄtica, significa que perde o para-brisa, mas mantĂ©m a pose. Parada, a troca Ă© mais que justificada pela estĂ©tica. Em movimento, no entanto, o piloto tem de abrir mĂŁo de parte do seu conforto.
Ainda assim, a Road King fica tĂŁo Ă vontade no asfalto liso que nĂŁo hĂĄ como sentir falta de nada. Ela se mostra maleĂĄvel nas curvas, neutra nas retas. As suspensĂ”es sĂŁo rĂgidas e tĂȘm curso curto, o que mantĂ©m a moto sempre bem controlada. E o motor Milwaukee-Eight tem sempre uma sobra de força para oferecer, seja nas aceleraçÔes ou nas retomadas, mesmo em baixa velocidade em marchas altas.
Outro ponto positivo Ă© a pequena altura do assento atĂ© o chĂŁo â sĂŁo 69,5cm â, o que facilita as manobras. Ainda assim, Ă© bom se prevenir e estacionar sempre em situaçÔes que facilitem a saĂda, pois sĂŁo rotundos 372 kg em condiçÔes de rodagem. O limite do prazer sobre Road King Special fica circunscrito ao trĂąnsito urbano. Grande e com traseira e guidom largos, no trĂąnsito pesado muitas vezes Ă© preciso contar com a boa vontade dos motoristas para alargar o corredor. Ou entĂŁo se encher de paciĂȘncia atĂ© ter o caminho livre de novo.