Aficionados por rodas se reĂșnem em evento de carros modificados
Uns gostam de jogar futebol no tempo livre, outros preferem reunir os amigos e fazer um churrasco. E existem aqueles que, como hobby, modificam seus veĂculos. Neste grupo hĂĄ muitas tribos e, entre elas, estĂĄ a dos apaixonados por rodas. Substituir o equipamento original por outro deixa o carro bonito, Ă© verdade, mas nem sempre vai representar conforto. Quem faz a mudança sabe e confessa: o que vale Ă© o estilo.
No Ășltimo fim de semana, Juiz de Fora recebeu uma exposição de apaixonados por automĂłveis, a Expocar, que aconteceu no Parque de ExposiçÔes. Foi a oportunidade de os donos de veĂculos tirarem seus possantes da garagem e mostrar a todos as modificaçÔes feitas em seus modelos originais. E entre as mais diferentes mudanças possĂveis de se fazer em um carro â e atĂ© inimaginĂĄveis â, a personalização das rodas parecia ser a mais comum.
Henrique Daniel da Silva tem um Volkswagen Space Fox que, originalmente, veio com rodas aro 15, mas ele logo foi mudando para o 18. “Ă algo que eu gosto, o carro fica bonito e dĂĄ estilo”, respondeu, confessando que a dirigibilidade muda, embora garanta que a segurança permaneça inalterada. “Fica um pouco mais duro, tirando um pouco do conforto em estradas com muitos remendos e buracos”, afirmou, acrescentando que o consumo de combustĂvel tambĂ©m aumenta um pouco, em razĂŁo de o veĂculo ficar mais pesado. AlĂ©m disso, dizem os especialistas, existe o efeito colateral de desgaste prematuro da suspensĂŁo, caso o carro seja colocado constantemente sobre pavimentos deteriorados.
Vindo de Visconde do Rio Branco, AndrĂ© Ferraz, acompanhado da famĂlia, mostrava com orgulho o seu Volkswagen Bora, ano 2009, com rodas aro 20. “Eu tinha um Golf 2002, vendi o carro, mas continuei com as rodas. Esta foi a primeira viagem que fiz. Nas curvas nĂŁo notei diferença, o carro permanece estĂĄvel, mas realmente o conforto diminui em estradas ruins.”
O que diz o CTB
Alterar as caracterĂsticas originais de um automĂłvel – o que inclui as rodas – nĂŁo Ă© proibido pelo CĂłdigo Brasileiro de TrĂąnsito (CTB), mas alguns critĂ©rios devem ser observados. Caso contrĂĄrio, o agente de trĂąnsito pode, inclusive, solicitar o guincho para um pĂĄtio credenciado, caso a substituição nĂŁo seja possĂvel de imediato.
Conforme a resolução 292 de 2008, do Conselho Nacional de Trùnsito (Contran), é proibido usar rodas e pneus que ultrapassam os limites externos dos påra-lamas, assim como alterar o tamanho do diùmetro formado pela roda e o pneu. Ou seja, se o aro for maior que o especificado, o perfil do pneu deve ser reduzido. O descumprimento custa multa de R$ 195,13 ao condutor, além da perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O mercado estĂĄ atento a estas exigĂȘncias legais e disponibiliza pneus especiais para garantir esta adequação. Guilherme Cunha, da Cunha Auto Center, afirma que a demanda por personalização Ă© alta. “A montagem Ă© complicada e precisa ser feita por pessoal qualificado. Para garantir a segurança e cumprir as normas, fazemos todas as adaptaçÔes previstas”, disse.
De R$ 3 a R$ 12 mil
A personalização da roda Ă© um feito bastante democrĂĄtico, pois pode ser feita em todos os tipos de carros, passando pelo hatch e pelo sedan atĂ© chegar aos esportivos. Do Chevrolet Chevette 1979, aro 17, atĂ© um Volkswagen Polo 2018, aro 20. “DifĂcil traçar um perfil”, afirmou Guilherme. “Diria que os donos de carros ano 2010 sĂŁo os que mais procuram, embora tenha um pouco de tudo, para os mais diferentes pĂșblicos. Tem cliente que gosta de andar com o carro baixo, aĂ coloca a roda grande com a tala estreita. Mas hĂĄ aqueles que preferem o carro mais alto, com a roda cĂŽncava, que chamamos de taludinha.”
E quem estĂĄ interessado na troca, saiba que o preço nĂŁo Ă© dos mais baixos. O conjunto de quatro rodas e pneus varia, em mĂ©dia, entre R$ 3 e R$ 6 mil, conforme pesquisa feita pela reportagem. Mas segundo Guilherme, existem ainda os pontos fora da curva. “Acabo de vender um conjunto com aro 22 para um Ford Fusion 2017 que custou R$ 12 mil”, disse. O que pode encarecer o preço final, tambĂ©m, Ă© incluir outras alteraçÔes, como um kit de suspensĂŁo a ar.