Jaguar XF fica mais leve e mantĂ©m aparĂȘncia linear
Quando foi adquirida pela marca indiana Tata Motors, em 2008, a Jaguar passou a concentrar seus esforços em aumentar a visibilidade no mercado sem perder status. Os resultados dessa façanha sĂŁo percebidos na tecnologia e inovação que a marca tem empregado em seus produtos. A nova geração do Jaguar XF acompanha essa linha de pensamento. Como novidade principal, o sedĂŁ mĂ©dio-grande da marca britĂąnica conta com um chassi feito de 75% de alumĂnio, chamado de Q1. Isso faz com que o modelo pese 190kg a menos em relação Ă geração anterior, tenha maior rigidez estrutural e desempenho superior. A Jaguar confirmou o lançamento do novo sedĂŁ no Brasil na segunda quinzena de fevereiro, e passa a ser vendido em seguida.
Aparentemente, o designer Ian Callum não quis se desprender do visual da primeira geração. Os faróis finos e horizontalizados em full led e as linhas pronunciadas ao longo do capÎ lembram o antecessor. Mesmo as medidas são muito próximas. O o sedã ganhou apenas 1cm no comprimento, que agora é de 4,86metros, e cresceu 5cm no entre-eixos, que passa a ser de 2,96m. As outras medidas permanecem as mesmas: 1,88m de largura e 1,46m de altura.
Por dentro, o habitĂĄculo do Jaguar XF apresenta elegĂąncia, mas, ao mesmo tempo, simplicidade. Os materiais de acabamento sĂŁo de boa qualidade, mas o carro carece de um refinamento tĂpico para a faixa de preço e segmento em que concorre. As funçÔes de mĂdia e entretenimento sĂŁo todas controladas pela central de tela sensĂvel ao toque de 10,2 polegadas. O painel de instrumentos tambĂ©m utiliza uma tela de 12,3 polegadas para mostrar as informaçÔes, mas sem possibilidade de comandos de toque.
Sob o capĂŽ, o Jaguar XF vai utilizar duas opçÔes de motor, que variam de acordo com a versĂŁo do carro. Um deles Ă© o 3.0 V6 sobrealimentado, capaz de gerar 380 cv de potĂȘncia – disponĂvel na versĂŁo S. O outro motor Ă© um 2.0 GTDi, turbo, de 240cv, o mesmo do XE. Esse propulsor estarĂĄ disponĂvel nas versĂ”es Prestige e R-Sport. A transmissĂŁo Ă© sempre automĂĄtica de oito velocidades, em todas as versĂ”es. Com o motor de seis cilindros, o XF consegue acelerar de zero a 100 km/h em apenas 5,3 segundos e chega Ă mĂĄxima de 250 km/h. JĂĄ com o 2.0 turbo, o sedĂŁ vai aos 100 km/h partindo da imobilidade em respeitĂĄveis 7 segundos e atinge 248 km/h de velocidade mĂĄxima.
FICHA TĂCNICA
Jaguar XF
Motor 2.0 Turbo: a gasolina, dianteiro, longitudinal, 1.999cmÂł, quatro cilindros em linha, quatro vĂĄlvulas por cilindro e turbocompressor. Injeção direta de combustĂvel e acelerador eletrĂŽnico.
PotĂȘncia mĂĄxima: 240cv a 5.500rpm.
Torque mĂĄximo: 34,7 kgfm entre 1.750 rpm e 4 mil rpm.
DiĂąmetro e curso: 87,5 x 83,1 mm. Taxa de compressĂŁo: 10:1.
Aceleração 0-100 km/h: 7 segundos.
Velocidade mĂĄxima: 248 km/h.
Motor 3.0 Supercharged: a gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.995 cmÂł, seis cilindros em V, quatro vĂĄlvulas por cilindro e compressor mecĂąnico. Injeção direta de combustĂvel e acelerador eletrĂŽnico.
PotĂȘncia mĂĄxima: 380 cv a 6.500 rpm.
Torque mĂĄximo: 45,9 kgfm a 4.500 rpm.
DiĂąmetro e curso: 84,5 x 89,0 mm. Taxa de compressĂŁo: 10,5:1.
Aceleração 0-100 km/h: 5,3 segundos.
Velocidade mĂĄxima: 250 km/h.
Transmissão: cùmbio automåtico com oito marchas à frente e uma a ré. Tração traseira e controle eletrÎnico de tração.
SuspensĂŁo: dianteira independente com triĂąngulos sobrepostos. Traseira multilink com subchassis sobre molas. Controle eletrĂŽnico de estabilidade.
Freios: discos ventilados na frente e atrĂĄs com ABS e EBD.
Carroceria: sedĂŁ em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,86 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,46 m de altura e 2,96 m de entre-eixos.
Capacidade do porta-malas: 505 litros.
Tanque de combustĂvel: 70 litros.
Produção: Birminghan, Inglaterra.
Lançamento mundial da 2ÂȘ geração: Setembro de 2015.
Lançamento no Brasil: Fevereiro de 2016.
VersÔes
Prestige 2.0 Turbo: farĂłis Xenon HID, bancos elĂ©tricos em couro, teto solar, ar-condicionado bizone, multimĂdia com GPS, cĂąmara de rĂ© e rodas aro 18″. Preço: a partir de R$ 263 mil.
R-Sport 2.0 Turbo: adiciona Body Kit R-Sport, suspensĂŁo esportiva, assentos esportivos, painĂ©is internos em alumĂnio. Preço: a partir de R$ 283.300.
S 3.0 Supercharger: adiciona Rodas aro 19″, Body Kit S, pinças de freio vermelhas. Preço: a partir de R$ 381 mil.