Campanhas recolhem agasalhos e cobertores para doação
Todo mundo está sentido na pele a força com que a massa polar está atuando na região. Durante o feriado prolongado, as temperaturas estiveram baixíssimas, e os juiz-foranos tiraram de vez do armário seus casacões, toucas, cachecóis e cobertores. Para quem vive nas ruas ou mesmo não possui recursos para agasalhos e cobertores, a época de frio é um tempo de sofrimento e até risco de morte.
Pensando neste problema, diversas pessoas e instituições vêm recolhendo doações para que sejam entregues a quem não tem como se agasalhar para enfrentar as baixas temperaturas. Além disso, posts no Facebook têm incentivado os usuários a saírem de casa carregando no carro um casaco, cobertor ou qualquer item de inverno para entregá-lo a alguém que possa precisar. Confira algumas das ações e participe:
Bazar solidário
No próximo sábado (18), o Bazar Solidário de Inverno, iniciativa da ONG Engenheiros sem Fronteitas, distribuirá roupas de frio, cobertores e outras doações na Praça dos Três Poderes (em frente ao Santa Cruz Shopping), no Centro. Como acontece em ações como a The Street Store, será montada uma estrutura semelhante a uma loja a céu aberto, para que pessoas em situação de rua e outros possíveis beneficiados pelas doações possam escolher os itens que irão levar.
De acordo com a organização, a oportunidade torna o gesto mais pessoal e o ato de solidariedade mais humanizado. A organização destacou também que ainda não recebeu muitas peças e que, no momento, há maior necessidade de roupas masculinas e cobertores. Confira a lista com os pontos de coleta e colabore! Se você não tem peças para doar, compartilhar a iniciativa nas redes sociais e grupos de mensagens também é uma forma de ajudar.
Pontos de coleta:
UFJF:
ICH – Rumos (Empresa júnior)
Cantina da Educação
Cantina do Direito
Cantina da Letras
Cantina da Odonto
Cantina ICE
DA da Engenharia
Pela cidade:
Catedral Metropolitana
Colégio Apogeu
CNA Santo Antônio
Park Idiomas
Farmácia São Mateus
Agasalhos e leite quente
Preoupada ao ver pessoas em situação de rua passando frio e chegando a morrer em decorrência dele, a fotógrafa Lara Toledo decidiu fazer alguma coisa para ajudar. “Se eu que tenho uma casa, roupas e cobertores estou sentindo muito frio, imagine quem não tem nada disso? Também me preocupo muito com os animais de rua, que ficam expostos e também sentem frio”, diz ela, que recolherá donativos e, na próxima sexta-feira (17), entregará em mãos as doações junto com a amiga Ana Lívia Delgado.
Além dos agasalhos, Lara e Ana Lívia também distribuirão leite quente para a população de rua, para ajudar a aquecê-los na noite de sexta. Segundo Ana Lívia, seu empenho em ajudar veio de um pedido de suas filhas gêmeas, Sofia e Paula, de 9 anos. “Elas fizeram aniversário recentemente e, quando perguntei o que queriam de presente, elas disseram que era para eu usar o dinheiro e comprar roupas de frio para quem está nas ruas, porque ficaram muito tristes em ver nos jornais que há gente morrendo de frio. Fiquei muito tocada e decidi que faria isto e um pouco mais, tentando mobilizar as pessoas para arrecadar doações.”
Ponto de coleta:
Focinhos & Cia Pet Shop (Rua Chanceler Oswaldo Aranha 158, São Mateus)
Prefeitura
A Prefeitura de Juiz de Fora também está recebendo agasalhos e cobertores, doações que serão entregues para a população em situação de rua. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), três vezes por semana os donativos recebidos são encaminhadas aos moradores.
Pontos de coleta:
Casa da Cidadania (Alameda Ilva Mello Reis 6001, Jardim Esperança
Centro Pop (Rua Oswaldo Veloso 190, Centro)
Núcleo Cidadão de Rua (Rua José Calil Ahouagi 592, Centro)
Casa D’Itália
A Casa D’Itália arrecadará, até o dia 17 de junho, o maior número possível de roupas, calçados, agasalhos e cobertas. Todas as doações serão repassadas para a Comunidade Resgate de Juiz de Fora.
Ponto de coleta:
Casa D’Italia Juiz de Fora (Avenida Barão do Rio Branco 2585, Centro)
Catedral Metropolitana
Como já faz tradicionalmente, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora está recebendo, pela Campanha do Agasalho 2016, roupas, cobertores, luvas, meias e tudo o que possa aquecer as pessoas em situação de vulnerabilidade no frio.
Pontos de coleta:
Catedral Metropolitana ( Rua Santo Antônio 1201, Centro, durante as missas e nas recepção paroquial)
Grupo Spotted: JF (Facebook)
O grupo Spotted: JF, do Facebook, está realizando sua primeira Campanha do Agasalho, e as roupas, cobertores, toucas cachecóis e pijamas quentinhos serão doados para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Juiz de Fora. As coletas vão até o dia 15 de julho, nos postos autorizados.
Pontos de coleta:
Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de JF (Rua Floriano Peixoto 526 , salas 204/501 , Centro)
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de JF (Rua Batista de Oliveira 347, Centro)
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Siderurgia, Fundição de Veículos e Acessórios de JF (Rua Marechal Floriano Peixoto 72, Centro)
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação de Juiz de Fora (Avenida Rio Branco 3.396/202 , Centro)
Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Juiz de Fora e Região (Rua Halfeld 414/609 – Banco Mineiro da Produção -, Centro)
Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de JF (Patronal) (Avenida Rio Branco 2370/1203, Centro)
Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares, Turismo e Lavanderias de Juiz de Fora (Avenida Rio Branco 3.396/202 , Centro)
Sindicato dos Empregados em Sindicatos e Entidades de Representações de Classe de JF (Rua Halfeld 414/1104, Centro)
Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas/Sinttel (Avenida Rio Branco 3.396/202 , Centro)
Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos Urbanos (Avenida dos Andradas 75, Centro)
Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar do Juiz de Fora (Rua Halfeld 651/1.206 , Centro)
Espaço de Beleza Ana Decoló (Rua Marechal Deodoro 485, Centro)
Garden Shopping, sala 205
Fundação Maria Mãe e Casa de Passagem de Mulheres
Em parceria, as duas instituições estão recebendo agasalhos, cobertores e tudo que puder ajudar a amenizar o frio que a população de rua enfrenta sem as mínimas condições de se proteger.
Ponto de coleta:
Rua 31 de maio 56, Ladeira
Drogarias Pacheco
Até 15 julho, as Drogarias Pacheco realizam a Campanha do Agasalho, com o tema “Esquecer uma roupa é esquecer quem precisa dela”, buscando conscientizar de que roupas que não são mais usadas podem aquecer aqueles que precisam.
Pontos de coleta:
Qualquer unidade das Drogarias Pacheco
DJs
Um grupo de DJs de Juiz de Fora, que se reúne para jogar futebol ocasionalmente, também decidiu recolher agasalhos para ajudar a amenizar o frio de quem vive nas ruas ou não tem recursos para se agasalhar.
Ponto de coleta:
Magazine Luiza (Avenida Rio Branco 2243, Centro)
Roupas e caldos
Por iniciativa própria, a veterinária Clara Pires também resolveu recolher donativos para ajudar moradores e animais de rua neste frio. Além de arrecadar roupas, cobertores e itens diversos de inverno, Clara também pede aos que puderem que doem um pouco de ração para os bichinhos que vivem na rua. Além disso, a jovem confeccionará roupas de frio para eles e, quando os donativos forem entregues às pessoas em situação de rua, ela e o namorado também oferecerão caldos como feijão amigo e canjiquinha para que elas possam se sentir aquecidas e alimentadas.
Ponto de coleta:
Fazer contato inbox com Clara pelo Facebook, no perfil https://www.facebook.com/profile.php?id=100007049358064
Ação de amigas
Também sem vínculo com qualquer instituição, Mariantônia Lopes e Amanda Mendoza iniciaram, via Facebook, uma mobilização para arrecadar qualquer tipo de item de inverno para moradores de rua da região onde vivem no Manoel Honório. As jovens pedem doações com certa urgência, pois até agora receberam poucos itens.
Ponto de coleta:
Loja de rações CatDog (Rua Eugenio Fontainha 138, Manoel Honório)
Faça uma pessoa sorrir
A advogada Cleidiana Ferreira iniciou, no ano passado, a campanha “Faça uma pessoa sorrir”, que distribui roupas de frio para pessoas em situação de rua. A mobilização não parou desde então, mas Cleidiana encontra dificuldade para conseguir doações, apesar de dedicar um dia da semana para sair às ruas em busca de quem precisa de ajuda, no Centro da cidade. Ela recebe cobertores e agasalhos femininos e masculinos, além de meias, peças íntimas e materiais de higiene pessoal.
Ponto de coleta:
Pode ser combinado diretamente com a Cleidiana, pelo WhatsApp (32) 99130-7412
Pastoral da Ronda
A Pastoral da Ronda, da Igreja Divino Espírito Santo, no bairro Progresso, se reúne todas as terças para a distribuição de alimentos, roupas e agasalhos à população de rua, e precisa de doações de todos estes itens.
Ponto de coleta:
Igreja Divino Espírito Santo (Rua José Antônio Benhame 159 , Progresso)
Futebol e solidariedade
A Torcida Dragões da Real de Juiz de Fora, do São Paulo Futebol Clube, está arrecadando,até o dia 23 de junho, agasalhos e cobertores, que serão entregues à população de rua na noite do dia seguinte (24), pelos próprios torcedores .
Ponto de coleta:
Contato pelo Whatsapp (32) 98862-3319
Conhece alguma iniciativa positiva realizada em Juiz de Fora? Compartilhe com a gente. Encaminhe um e-mail com o assunto Bem JF para o [email protected] ou um inbox pela página da Tribuna no Facebook