Tópicos em alta: sergio moro / dengue / polícia / reforma da previdência / bolsonaro

Grupo Solar lança revista Vida + Saúde

Protagonismo do paciente, saúde e espiritualidade estão entre os destaques da publicação que circula neste domingo na Tribuna para assinantes

Por Tribuna

25/05/2019 às 17h00- Atualizada 28/05/2019 às 20h08

O Grupo Solar de Comunicação lança neste domingo (26) um novo conteúdo jornalístico: a revista “Vida + Saúde”, distribuída gratuitamente para os assinantes da Tribuna. O conteúdo será disponibilizado no site do jornal nesta segunda-feira (27). Com 44 páginas, a publicação traz uma reportagem especial sobre o protagonismo do paciente, que, cada vez mais, participa ativamente do seu tratamento. Medicina e espiritualidade também integra a publicação. Até outubro, serão mais três edições com temas de interesse para o leitor. A proposta é apresentar fatos atuais na área da saúde, como processos novos para tratamentos de doenças e as tecnologias de ponta disponíveis em Juiz de Fora, com uma abordagem de fácil compreensão.

Alexander Moreira aborda a importância da religiosidade do paciente (Foto: Olavo Prazeres)

De acordo com as diretoras Márcia Neves e Suzana Neves, a proposta do Grupo Solar é ampliar cada vez mais o leque de informações, garantindo ao leitor, em todas as suas plataformas, informações qualificadas em diversos segmentos. “A saúde era uma área que carecia de mais informações, e a revista vem, exatamente, cobrir esse espaço. Estamos sempre em busca de inovações”, destacou Márcia. “Com a informação em tempo real, nossas plataformas têm que estar à frente”, enfatizou Suzana. “O objetivo é apresentar ao nosso leitor tudo o que a cidade oferece de melhor na área da saúde, um segmento que é referência na região”, observa o gerente comercial do Grupo Solar, Luiz Carlos Lyra. “Este é o momento que os profissionais da área de saúde vão poder, através de um conteúdo de qualidade, mostrar todo o seu entendimento nas áreas de suas especialidades. E os pacientes, através da revista, poderão conhecer os profissionais e os serviços especializados existentes em Juiz de Fora”, ressalta Lyra.

Para o número de estreia, a editora da revista, Lucimar Brasil, destaca o protagonismo do paciente. “As facilidades de acesso à informação, através da internet, ampliaram demais, felizmente, o nível de conhecimento que o paciente tem em relação ao próprio corpo, às doenças e aos tratamentos. Isso está contribuindo para mudar a forma de como esse paciente é acolhido nos consultórios, nos serviços de saúde de modo geral, pelos diversos profissionais da área. É o que chamamos hoje de protagonismo do paciente, em que ele se sente apto a tomar decisões sobre os procedimentos que vão interferir diretamente na vida dele”, informa a jornalista. “Muitas vezes, esse empoderamento do paciente é confundido com a retirada de poder do médico. Não é nada disso. Na verdade, empoderar o paciente é dar instrumentos para que ele possa se sentir mais bem informado e se engajar no tratamento de forma que consiga alavancar resultados clínicos mais favoráveis.”

O conteúdo continua após o anúncio

Crença ajuda no tratamento

A importância da crença religiosa no tratamento de qualquer enfermidade é tema de outra reportagem da revista “Vida + Saúde”. Para abordar o assunto, a jornalista Lucimar Brasil participou, no final de março, do 2º Congresso de Saúde e Espiritualidade. O evento, que reuniu em Juiz de Fora 700 profissionais de 120 cidades brasileiras, foi realizado NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da UFJF). A universidade é referência nesta área. “Durante dois dias, profissionais discutiram os impactos que a espiritualidade provoca no bem-estar das pessoas e de como isso tem sido positivo nos resultados em saúde. Pesquisas mostram, por exemplo, que a pessoa que participa de um encontro religioso, pelo menos uma vez por semana, reduz muito sua probabilidade de adoecer”, informa a editora da revista. “Outro estudo mostra que os jovens engajados em alguma religião tem 50% menos chance de consumir álcool, tabaco e drogas ilícitas.”

“A Tribuna, com essa revista, pretende ampliar a oferta de informação, destacando temas de relevância em saúde” (Foto: Divulgação)

Além da reportagem na revista, o tema Saúde e Espiritualidade será abordado na conversa que o psiquiatra e professor Alexander Moreira terá com os convidados do evento que vai comemorar a primeira edição do novo conteúdo, no próximo dia 28, na Dommanni. “Há um crescente número de evidências, com vários estudos, mostrando que a religiosidade é muito importante para a maioria da humanidade e tem um impacto na saúde. De um modo geral, positivo, mas também pode impactar de modo negativo. E é dever dos profissionais de saúde conhecerem esse tema e saber abordá-lo de modo adequado, tendo em vista a maior recuperação e o maior desenvolvimento dos pacientes”, afirma Alexander, fundador e diretor do NUPES.

“A Tribuna, com essa revista, pretende ampliar a oferta de informação, destacando temas de relevância em saúde, dando visibilidade aos serviços de excelência que a cidade oferece e que a torna um polo neste segmento e, ainda, valorizando o trabalho das pessoas comprometidas em assegurar mais vida e mais saúde para todos”, conclui Lucimar.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia