Tópicos em alta: polícia / crise fiscal / campeonato mineiro

Receita de Família Faça biscoitinhos de Natal com as crianças

Relembre receita de biscoitinhos típicos da festa, que podem ser feitos com ajuda de toda a família em clima de diversão

Por Júlia Pessôa

23/12/2018 às 07h00- Atualizada 23/12/2018 às 09h13

(Foto: Divulgação)

Os filmes e desenhos temáticos de Natal quase sempre trazem a referência de biscoitinhos decorados com a temática festiva do período. Em 2011, A Tribuna descobriu uma família que, além de não abrir mão de ter a iguaria em sua mesa natalina, fez com que seu preparo se tornasse uma tradição. Desde criança, o então ilustrador da Funalfa cultivava o hábito de preparar a decoração e os preparativos para a festividade em família e com os biscoitos, ele mantinha o costume vivo com os filhos Júlia e Felício, na época com 9 e 8 anos. Na receita de Daniel Rodrigues, o quitute era recortado em formato de estrelas, mas a criatividade e a disponibilidade permite que cada um recorte os seus como quiser. Outro detalhe bacana é que o preparo pode ser feito com raspas de limão ou baunilha, dependendo da preferência de sabor. Receita fácil, rápida e que dá para a família toda ajudar e se divertir.

Biscoito de Natal
Por Daniel Rodrigues
Publicada em 18/12/2011

Ingredientes

Biscoitos

  • 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 6 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 2 gemas
  • Raspas de meio limão ou 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal

Cobertura

1 clara de ovo
3 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de suco de limão
Corante alimentício

 

O conteúdo continua após o anúncio

Modo de preparo

Para a massa, junte, em uma tigela, a manteiga, a farinha e o fermento. Misture até virar uma farofa. Acrescente as gemas, o açúcar, o sal e as raspas de limão ou baunilha. Amasse com as mãos até obter consistência homogênea.

Abra a massa em uma superfície lisa, polvilhada com farinha, até obter espessura de aproximadamente 5mm.
Corte os biscoitos com auxílio de um cortador no formato que desejar. Leve para assar em fôrma untada e polvilhada com farinha, retire quando estiverem corados.

Para a cobertura, bata a clara em neve e vá acrescentando o açúcar e o limão aos poucos, até formar um suspiro firme. Divida a cobertura e acrescente os corantes nas cores e intensidades desejadas. Coloque em um saco plástico e corte rente uma das pontas para decorar os biscoitos. Deixe secar para firmar a cobertura e guarde em um recipiente seco.

 

  • Rendimento
    45 biscoitos
  •  Grau de dificuldade
     Fácil
  • Tempo
    40 minutos

 

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia