Na terceira rodada de pesquisas envolvendo os dez maiores colégios eleitorais do país, a Genial/Quaest divulgou, na manhã desta quarta-feira, os números de São Paulo e da Bahia. No maior estado do país, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera, sem surpresa. Ele tem a preferência de 38% dos eleitores. O segundo lugar fica com o ex-ministro Fernando Haddad (PT), com 26%. Kim Kataguiri (Missão) é o preferido de 5%, mesmo percentual de Paulo Serra (PSDB). Os indecisos somam 13%, índice idêntico ao de votos branco/nulo e não vai votar.
Polarização se consolida entre os paulistas
De acordo com o pesquisador e diretor da Quaest, Felipe Nunes, o eleitor que declara voto em Tarcísio tem alta taxa de decisão: 61%. O mesmo acontece com o eleitorado que declara voto em Haddad (57%). Esse padrão, segundo ele, consolida a polarização em torno dos dois nomes. De acordo com a pesquisa, 54% já sabem que Haddad será o nome do presidente Lula, enquanto 45% já sabem que Tarcísio será o nome de Bolsonaro.
Vitória no segundo turno
No segundo turno, o governador seria eleito com 49% dos votos, contra 32% do candidato petista.
Tebet sai na frente na disputa pelo Senado
O desempenho da esquerda em São Paulo é melhor na corrida para o Senado. A ex-ministra Simone Tebet tem entre 14% e 15% da preferência dos paulistas, seguida do também ex-ministro Márcio França, com 12%. A ex-ministra Marina Silva tem o mesmo percentual. O nome da direita mais bem avaliado é Pablo Marçal, com 11%.
Empate técnico na Bahia na disputa pelo governo
Na Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) lidera a corrida ao governo com 41%, mas, considerando a margem de erro, está tecnicamente empatado com o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), preferido de 37% do eleitorado.





