Não há garantias de que a mensagem do Executivo tratando da Tarifa Zero no transporte público em Juiz de Fora será votada no período de reuniões ordinárias da Câmara Municipal, que começa na segunda quinzena de agosto. Os vereadores irão fazer uma longa discussão técnica, na qual serão ouvidos especialmente os membros do grupo técnico da Universidade Federal que fez todos os estudos para implementação da gratuidade. O presidente, vereador José Márcio Garotinho, também deve convidar representantes de diversos segmentos, entre eles o de usuários, para ouvir suas ponderações sobre a matéria.
Reunião com empresários também vai abordar a tarifa zero
A mensagem também será avaliada pela comissão formada por lideranças empresariais e representantes da Prefeitura, constituída pela prefeita Margarida Salomão, quando recebeu lideranças do setor. A primeira reunião está marcada para o dia 4 de agosto, às 19h, na sede da Associação Comercial. No ato de convocação, a prefeita destaca que nesta reunião, por iniciativa da AC, “teremos a oportunidade de fazer um diálogo sobre projetos estratégicos para o desenvolvimento urbano e econômico da cidade e seus impactos para a mobilidade, a inclusão social e o setor produtivo local.”
Potenciais impactos da tarifa zero estarão em pauta
A prefeita acentua ainda que a pauta será a apresentação e discussão do Projeto de Lei da Tarifa Zero no Transporte Publico Municipal, “uma proposta que visa garantir o acesso gratuito ao transporte coletivo urbano em nossa cidade. Diante dos potenciais impactos sociais, econômicos e logísticos dessa medida, consideramos essencial a escuta ativa e o diálogo com representantes do setor produtivo e empresarial.”