A BR-267, no trecho entre Juiz de Fora e Leopoldina, tem classificação negativa, de acordo com a Pesquisa CNT, cujo objetivo é realizar um levantamento das características e avaliar as condições da malha rodoviária pavimentada brasileiras, divulgada nesta quinta-feira pela Confederação Nacional dos Transportes. Já no trecho entre Juiz de Fora e Caxambu a situação se inverte e é considerado bom.
A BR-040, que está com novas concessões, tem trechos considerados bons, como é o caso da ligação entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro, com exceção da Serra de Petrópolis. No sentido Belo Horizonte, há trechos ótimos, bons e ruins. A qualificação de ótimo fica entre Barbacena e Conselheiro Lafaiete, mas cai para ruim a partir daí até Belo Horizonte. Entre Juiz de Fora e Barbacena a qualidade é ruim. No sentido da capital, a concessionária EPR está realizando obras por etapas. Entre Lafaiete e Belo Horizonte, elas devem ser concluídas no prazo de cinco anos, enquanto até Juiz de Fora o período é de sete anos.
Com apenas dois meses de gestão, a Elovias assumiu a concessão entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro tendo como prioridade as obras na Serra de Petrópolis, região considerada crítica pela pesquisa. O projeto prevê a conclusão do túnel, de cinco quilômetros e das obras adjacentes, como duplicação de pista e construção de novos viadutos.



