PRIMEIROS NÚMEROS
A primeira pesquisa Ibope, divulgada ontem pela Tribuna de Minas e TV Integração, ficou próxima dos patamares de avaliações dos candidatos, mas deve estabelecer estratégias, já que a divulgação pelo jornal, pela televisão e pela internet – sendo replicada ainda por outros veículos de comunicação, como as emissoras de rádio – tem impacto direto na opinião pública. Ontem mesmo, diante dos primeiros números, já era possível fazer tais cruzamentos até mesmo para verificar a qualidade dos levantamentos internos, que não chegam aos concorrentes. Salvo as exceções, os políticos preferem não registrar suas pesquisas, pois tal medida exige exibição dos dados para qualquer pessoa interessada. Por isso, como são de consumo interno, ficam apenas por sua conta. Como, a partir de hoje, novos detalhes estarão disponíveis nas páginas da Tribuna, é certo que outras avaliações serão feitas, mesmo se sabendo que a campanha está apenas no começo e ainda sem influência da propaganda obrigatória, prevista para entrar no ar na próxima terça-feira.
Propostas
Associação Comercial e Sindicomércio fecharam acordo para promover um encontro com todos os candidatos a prefeito, dia 30, no Hotel Green Hill, quando terão oportunidade de apresentar seus programas de governo. Ao contrário de outros eventos, não haverá debate. Cada um terá um tempo médio de 20 minutos para se apresentar sem interferência dos demais e sem intervenção da platéia. Os empresários Aloísio Vasconcelos e Emerson Belotti, dirigentes das duas entidades, acham ser a melhor forma de ouvir a todos, pois o interesse do segmento é pelas metas que os políticos devem cumprir.
Rua ou obra
Embora o dia não tenha sido anunciado, a Câmara decidiu, ontem, realizar uma audiência pública para discutir a situação da via que faz a interligação entre os bairros Santa Cecília e Estrela Sul, hoje usada apenas como um atalho pelos moradores da região. A Secretaria de Transportes – segundo nota da Câmara – teria informado aos moradores sobre a pavimentação e sinalização da rua pela Prefeitura. No entanto, uma construtora alega que a área lhe pertence e será utilizada para a construção de um novo empreendimento imobiliário, gerando um impasse.
Julgamento
O Tribunal Regional Eleitoral vai realizar sessões plenárias todos os dias úteis, até o dia 23 – prazo final previsto no calendário eleitoral para julgamento de recursos relativos a registros de candidaturas -, para julgar mais de duas mil apelações que chegaram de todas as partes do estado. O esforço concentrado tem prolongado as reuniões. Na última terça-feira, a sessão durou cerca de cinco horas, quando foram julgados 170 recursos, incluindo os monocráticos – proferidos por um só juiz-, que são publicados na sessão. Dos 2.040 recursos, 600 já foram julgados.
Sem exceção
O caso do ex-prefeito Alberto Bejani deverá entrar na agenda, uma vez que seu advogado interpôs agravo considerando ter sido a rejeição do recurso proferida por um juiz singular, quando, no seu entendimento, deveria ser dada pelo plenário. E é o que o Tribunal Regional está fazendo. Das reuniões participam todos os magistrados, sendo as sentenças proferidas pelo plenário. Como o prazo termina na próxima quinta-feira, não há como os casos de Juiz de Fora ficarem fora da pauta.





