Ouça agora

Coluna 13 07:00:00-07-2013

Por PAULO CÉSAR MAGELLA

COBRANÇA A DURVAL

Antes de fazer sua exposição sobre a política de transparência da Prefeitura – durante entrevista ontem na Câmara -, o prefeito Bruno Siqueira conclamou os vereadores, inclusive os do PT, a interpelarem o deputado Durval Ângelo (PT), para que ele venha à cidade explicar sua intervenção no processo licitatório, no ano passado, do sistema de ônibus de Juiz de Fora, no que deve ser atendido, pois ontem mesmo já se articulava uma representação. A concorrência já estava pronta para execução quando o parlamentar, que tem as cidades de Betim e Contagem como seus redutos políticos, ingressou na Justiça e conseguiu bloqueá-la. Segundo o prefeito, além do que ele considera interferência indevida, o deputado comprometeu avanços no setor, que só poderão ser levados adiante após a realização da licitação. Nas diversas vezes em que foi chamado a se explicar, o parlamentar não convenceu. O processo está nas mãos do conselheiro Sebastião Helvécio, relator do Tribunal de Contas do Estado, que deve dar parecer favorável à sua liberação.

Para explicar

Um dia antes de o prefeito Bruno Siqueira se manifestar contra a ingerência do deputado Durval Ângelo, o vereador Wanderson Castelar (PT) tinha dito, durante reunião da Câmara, na quinta-feira, que iria pedir explicações ao seu colega de partido. Para tanto, vai encaminhar à direção estadual do partido um pedido de interpelação ao parlamentar, a fim de que este apresente suas razões. Ontem, quando o prefeito fez a cobrança, Castelar ainda não tinha chegado para a reunião ordinária do Legislativo.

Não gostou

O encontro dos vereadores, que normalmente vai até o meio-dia, perdurou até por volta de 14h30, em função de matérias que estavam na pauta e a deliberada obstrução liderada pelo petista Roberto Cupolillo (Betão). Ele não escondeu sua irritação com o prefeito Bruno Siqueira, que, durante a entrevista para falar da transparência – antes da reunião ordinária -, divulgou o salário de seu assessor Oleg Abramov, deixando entender que ele, a despeito de estar envolvido com os movimentos estudantis, é funcionário de confiança do vereador.

Para a saúde

Ao entregar ao prefeito Bruno Siqueira um cheque de R$ 1,5 milhão, como parte da economia feita pela Câmara no primeiro semestre, o presidente do Legislativo, Julio Gasparette, pediu que o dinheiro devolvido, em nome dele e dos demais vereadores, fosse empregado na saúde. Bruno concordou e também fez um pedido para que os vereadores votassem o mais rápido possível as mensagens tratando da previdência e remuneração da classe médica. Foi atendido. Ainda ontem, na reunião ordinária, as três foram aprovadas.

Mensagens

Foram três mensagens. A primeira estabelece novo critério de fixação do valor da contribuição mensal dos entes patrocinadores do regime próprio de previdência social do município. A segunda estabelece um fluxo permanente de aporte de recursos ao Regime Próprio de Previdência do Município, através da destinação de 10% do produto da arrecadação de todos os créditos inscritos na dívida ativa. A terceira cria a gratificação pelo exercício de plantão extraordinário por profissionais da carreira de médico em unidade de Urgência e Emergência do SUS.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também