Ouça agora

Coluna 12 07:00:00-09-2012

Por PAULO CÉSAR MAGELLA

VANDALISMO NAS RUAS

No fim do mês passado, virou notícia uma campanha compartilhada no Facebook pedindo aos internautas que chutassem os cavaletes com propagandas de candidatos a prefeito e vereador. As mensagens convidavam os usuários da rede social: Já chutou uma placa de algum candidato hoje? ou Você já chutou o seu cavalete hoje?. Inspirados pela web ou não, vandalismos do gênero começaram a ser praticados em Juiz de Fora. Ontem, o vereador José Laerte (PSDB) indignou-se ao chegar em seu comitê na Avenida dos Andradas e encontrar estraçalhado um cavalete de sua campanha, junto com outro, do vereador Chico Evangelista (PP). Segundo o tucano, mais de dez placas de material de sua tentativa de reeleição já foram destruídas. Na semana passada, integrantes da equipe do candidato Basileu (PCdoB) relataram o furto de uma placa móvel da campanha. Mais tarde, o candidato foi notificado pela Justiça Eleitoral porque o material foi encontrado no Parque Halfeld, em local proibido, longe do bairro onde tinha sido deixado.

Sem danos

A justificativa da campanha virtual é de que, além de deixar as ruas feias e sujas, a colocação dos cavaletes em canteiros, avenidas e praças infringe a legislação eleitoral. Mas a Justiça Eleitoral adverte que a crítica ao modo como se faz campanha não dá direito a ninguém de causar danos ao patrimônio público e nem aos candidatos. Como já destacou o juiz Cristiano Álvares Valladares do Lago, presidente da Comissão de Propaganda eleitoral de Juiz de Fora, a propaganda é a regra, a exceção é a limitação à propaganda.

Na Câmara

Os candidatos a prefeito participam hoje, às 19h, de um debate na Câmara, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde. Será uma agenda específica, mas considerada estratégica em qualquer discussão eleitoral, já que a saúde é uma das áreas que mais demandam comentários da opinião pública. Os candidatos, a partir de agora, devem participar de eventos semelhantes em vários fóruns, embora já tenham falado para os empresários e tenham sido convidados para encontros individuais com entidades de classe. Na Rádio Solar AM, eles vão se encontrar no dia 4 de outubro.

Jogo político

Como já era de se esperar, foi pródigo o noticiário na internet sobre a indicação da senadora Marta Suplicy para o Ministério da Cultura, na vaga de Ana de Hollanda – irmã de Chico Buarque -, que deixou o cargo. O comentário é a coincidência de acontecimentos. Uma semana depois de entrar na campanha de Fernando Haddad, para prefeito de São Paulo, ela foi convidada para voltar ao Governo. A especulação – e não se poderia ir além disso – é que a senadora subiu ao palanque sob a condição de virar ministra. Pode haver o dedo do ex-presidente Lula na história.

Mensagem

Chegou ontem na Assembleia mensagem do governador Antonio Anastasia instituindo a Gratificação por Riscos à Saúde, no âmbito do Sistema Estadual de Saúde. O texto abrange as carreiras do Grupo de Atividades de Educação Superior do Poder Executivo, que inclui professor de educação superior, analista universitário, técnico universitário, auxiliar administrativo universitário,analista universitário da saúde e técnico universitário da saúde, que habitualmente trabalham em locais insalubres.

Com Táscia Souza

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também