Ouça agora

Coluna 12 07:00:00-07-2013

Por PAULO CÉSAR MAGELLA

LEI SECA

Mesmo sem os kits que garantem mais eficiência do trabalho, as blitze da Lei Seca começarão em setembro em Juiz de Fora e em outras nove cidades de porte médio do interior mineiro. O anúncio foi feito pelo subsecretário de Integração da Defesa Social, Daniel Malard, em entrevista ao jornal Estado de Minas, que confirmou a implantação da campanha Sou pela vida. Dirijo sem bebida. Segundo ele, o estado vai aproveitar a estrutura já existente nesses municípios. Garantiu, no entanto, que, em dezembro, quando é maior a incidência da combinação bebida e volante, os kits completos já estarão à disposição das equipes. Serão 15 itens, compostos por base móvel, duas motocicletas, equipamentos de filmagem e gravação de imagens e áudio, dois notebooks, uma impressora, modem, etilômetros, bocais, cavaletes e banners para indicação da operação. A despeito do anúncio, a medida vai entrar em vigor com mais de um ano de atraso. Ainda na gestão Lafayette Andrada, à frente da Secretaria de Defesa Social, anunciou-se que o projeto seria colocado em execução em 2012, o que acabou não ocorrendo.

Na comissão

Os deputados Júlio Delgado (PSB) e Marcus Pestana (PSDB) farão parte do grupo de trabalho criado pela Câmara Federal para discutir a reforma política. Essa comissão será implantada na semana que vem – após o PT resolver o impasse sobre quem indicar – em troca do sepultamento do plebiscito para 2014. Pelas redes sociais, os parlamentares anteciparam suas metas. Delgado diz que pretende ouvir sugestões de todos que quiserem participar com ele através do seu próprio e-mail ([email protected]). Já Pestana vai levar as propostas apresentadas pelo PSDB.

Mídia influi

A imprensa tem papel estratégico nas manifestações, sobretudo na elaboração do perfil dos políticos. Em um trecho de seu artigo sobre a movimentação, o cientista político Fábio Vanderley Reis, um dos mais conceituados do país, observa que o antipoliticismo, a visão intensamente negativa da política e dos políticos, que distingue o movimento de protesto, reproduz disposição análoga que tem marcado o noticiário e os comentários da imprensa e dos meios de massa do país, vindo a condicionar fortemente a chamada ‘opinião pública’ brasileira.

Transparência

O presidente da Câmara, Julio Gasparette (PMDB), e o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) concedem entrevista coletiva hoje, às 10h, no plenário do Legislativo, para anunciar a ampliação da transparência nas duas casas. No Legislativo, serão divulgados nominalmente a remuneração dos servidores e a dos vereadores, além do balanço do primeiro semestre. O prefeito Bruno Siqueira, acompanhado do secretário de Comunicação, Michael Guedes, dará detalhes da transparência no Executivo. Ele também deverá receber uma devolução de verbas da Câmara.

Transparência II

Hoje mesmo será publicada a portaria assinada pelo prefeito, que normatiza a disponibilização das informações referentes à remuneração e ao subsídio dos servidores públicos municipais. Na entrevista, Bruno vai detalhar a ampliação dos dados no Portal Transparência. O secretário de Comunicação, Michael Guedes, diz que a intenção é facilitar ao máximo o acesso à informação, enquanto a secretária de Administração, Andréia Goreske, enfatiza que Juiz de Fora se coloca na vanguarda, enfatizando a preservação e garantia de direitos individuais dos servidores.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também