Câmara Municipal terá menos candidatos à Assembleia e à Câmara Federal, e pode ampliar chance de eleição

Nos bastidores da Câmara Municipal a avaliação é de que, com menor número de candidatos, a possibilidade de chance de eleição aumenta

Por Paulo Cesar Magella

Nas eleições de 2022, quando sua composição ainda era de 19 vereadores, a Câmara Municipal a teve um número recorde de 11 candidatos a deputado. Para o pleito deste ano, o cenário é totalmente diverso. Ainda não há definição dos nomes, mas dentro do próprio Legislativo as especulações apontam que será um número bem menor, embora a casa tenha agora 23 vereadores. Com a redução, a chance de eleição aumenta. É de se destacar que dos atuais deputados estaduais, três – Sheila Oliveira, Roberto Cupollilo e Noraldino Júnior – já ocuparam uma cadeira no Legislativo de Juiz de Fora.

Restando ainda as convenções, ocasião em que os nomes são oficializados, a lista dos possíveis candidatos tem os nomes de Roberta Lopes e Sargento Mello Casal, ambos do PL, Tiago Bonecão (PSD), Cido Reis ((PcdoB), Maurício Delgado (Rede) e Antônio Aguiar (União).

Aguiar, aliás, acompanha as mudanças de cenário dentro de sua própria legenda. O deputado Rodrigo de Castro deve ser elevado à condição de presidente do partido. Se isso ocorrer, há possibilidade de grandes mudanças. Federado com o PP, o União apoia, hoje, a candidatura do vice-governador Mateus Simões. O parlamentar, no entanto, é ligado ao senador Rodrigo Pacheco.

Rodrigo veio recentemente a Juiz de Fora e firmou um acordo prévio com os filiados do União que envolve o lançamento da candidatura de Antônio Aguiar, presidente da Comissão Provisória Municipal e que obteve cerca de 19 mil votos em 2022. O partido deve manter a estrutura em março, quando serão renovadas as comissões provisórias.

Mas as articulações envolvem não apenas os partidos, mas também as composições internas. Há vereadores que desistiram da disputa deste ano por conta de acordos envolvendo postos dentro do próprio Legislativo, como a presidência da Câmara. O vereador José Márcio Garotinho, pela segunda vez à frente da Casa, como se trata de nova legislatura, poderia até tentar a reeleição, mas ele, hoje, faz parte do grupo que atua em torno de um novo nome. O mais cotado é Marlom Siqueira, do MDB. Para deputado estadual o grupo deve apoiar Tiago Bonecão.

 

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista. Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins.E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também