Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Tragédia com servidores do IBGE envolve equipe treinada para emergências

Por Jeferson da Rosa
02/08/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Tragédia com servidores do IBGE envolve equipe treinada para emergências - Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Tragédia com servidores do IBGE envolve equipe treinada para emergências - Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Dois servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) morreram na última terça-feira, 29 de julho, enquanto atuavam no combate a um incêndio florestal próximo à Reserva Ecológica da instituição, localizada entre os setores de São Sebastião e Santa Maria, no Distrito Federal.

Os profissionais, que faziam parte da brigada ambiental do IBGE e eram capacitados para lidar com esse tipo de situação, perderam a vida durante o esforço para impedir que o fogo se alastrasse até a área protegida do órgão.

Tragédia com servidores do IBGE envolve equipe treinada para emergências

A tragédia ocorreu nas imediações do Residencial Tororó, em uma área externa à reserva, mas de grande risco ambiental. O incêndio avançava sobre a vegetação quando as equipes de combate foram acionadas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o chamado de emergência para localizar dois brigadistas desaparecidos foi registrado às 15h37.

Os bombeiros atuavam na contenção das chamas quando receberam o pedido de apoio para encontrar os colegas que atuavam em outro ponto do incêndio, sem comunicação direta com o restante da equipe.

Pouco tempo depois do início das buscas, os corpos dos dois homens foram encontrados já sem vida e carbonizados. As vítimas foram identificadas como Manoel José de Souza Neto e Valmir de Souza e Silva, ambos com 65 anos de idade.

Eles ocupavam cargos técnicos ligados à área de planejamento, gestão e infraestrutura de informações geográficas e estatísticas no IBGE.

Equipe do IBGE era treinada e tentou impedir que incêndio atingisse área do órgão

Embora a área atingida pelo incêndio não estivesse dentro dos limites da reserva ecológica mantida pelo IBGE, a proximidade e a direção do vento representavam uma ameaça real à vegetação protegida.

Foi por isso que os brigadistas do órgão foram mobilizados para atuar na linha de frente, com o objetivo de conter o avanço das chamas antes que chegassem à área institucional.

Em nota oficial, o IBGE lamentou profundamente as mortes e confirmou que ambos os servidores estavam treinados para atuar em situações emergenciais envolvendo incêndios florestais.

A direção da instituição afirmou estar prestando total apoio às famílias das vítimas e reforçou o compromisso com a segurança das suas equipes.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

Próximo post
Foto: Drazen Zigic/Freepik

Empresa testa semana de 4 dias, descobre 2º emprego e demite funcionário

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas