Silvio Santos, um dos maiores ícones da televisão brasileira, faleceu em agosto de 2024, aos 93 anos, em decorrência de complicações causadas pela gripe H1N1. Mas mesmo após sua partida, o apresentador e empresário continua surpreendendo o público.
Em maio deste ano, sua filha Daniela Beyruti, atual presidente do SBT, revelou a existência de uma carta deixada pelo pai, na qual ele compartilha aquilo que considerava os pilares de sua trajetória de sucesso.
O conteúdo foi apresentado durante uma reunião interna com colaboradores da emissora, no dia 27 de maio, e emocionou todos os presentes.
Silvio Santos deixou carta misteriosa antes de morrer
Segundo Daniela, o documento foi encontrado por ela e suas irmãs, Patrícia, Cíntia, Silvia, Rebeca e Renata, enquanto organizavam os pertences de Silvio Santos.
A carta, intitulada Os Segredos do Êxito, não traz instruções materiais, mas sim conselhos e reflexões pessoais, como se fosse um testamento moral.
Daniela afirmou que decidiu compartilhar o conteúdo com os funcionários para que todos pudessem entender mais profundamente os valores que sempre nortearam a conduta do fundador do SBT.
O texto escrito por Silvio Santos destaca pontos como disciplina, fé, mérito pessoal, autoconfiança e a importância de saber ouvir críticas.
Ele rejeita a ideia de que a sorte seja o fator principal do sucesso e enfatiza o esforço individual: “Eu acredito na sorte, mas também acredito que cada homem trabalha o seu próprio destino, bom ou mau”.
Em outro trecho marcante, Silvio ressalta a importância de saber obedecer antes de comandar: “Nunca coloco em postos-chave homens que não sabem obedecer”.
A carta também revela uma visão prática sobre a vida e o trabalho: trabalhar muito, gastar pouco, manter-se humilde e não se deixar cegar por elogios. “Fecho os meus olhos às adulações e os abro muito bem às críticas”, escreveu.
Silvio ainda admitia uma tendência à autoconfiança ao escrever: “Confio pouco nos outros e muito em mim mesmo”. E demonstrava sua busca constante pela excelência: “Procuro fazer tudo com perfeição. É uma obsessão que eu não consigo curar”.
Carta completa que foi deixada por Silvio Santos
A seguir, a íntegra da carta deixada por Silvio Santos:
Os Segredos do Êxito
“Eu acredito na sorte, mas também acredito que cada homem trabalha o seu próprio destino, bom ou mau.
Nunca coloco em postos-chave homens que não sabem obedecer, ninguém pode aprender a mandar sem antes aprender a obedecer.
Sempre tenho tido uma fé inquebrantável em Deus, mas nunca espero que Ele faça o meu trabalho.
Desde muito jovem, pratico dois preceitos: trabalhar muito e gastar pouco.
Se uma pessoa se envaidece com o primeiro êxito, grande ou pequeno, está perdido.
A vida é uma luta que só deve terminar com a morte.
Fecho os meus olhos às adulações e os abro muito bem às críticas.
A verdade é que eu tenho aprendido muito mais com o que dizem os meus inimigos do que o que dizem os meus amigos.
Não sei se isto é um defeito, ou uma qualidade, mas confio pouco nos outros e muito em mim mesmo.
Se uma coisa vale a pena ser feita, significa que ela merece ser bem feita.
Eu sei que só Deus é perfeito, mas, mesmo assim, procuro fazer tudo com perfeição. É uma obsessão que eu não consigo curar.
O homem que não é capaz de rir de si mesmo não será capaz de fazer alguma coisa boa na vida.”





