Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Regras do aluguel mudam no Brasil e surpreendem quem já mora de aluguel

Por Yasmin Henrique
11/12/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Pesquisa mostra em quais capitais brasileiros vale a pena pagar o IPTU à vista

(Foto: reprodução/Artful Homes/Unsplash)

A recente revisão da Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991), amplamente chamada de nova Lei do Aluguel, estabelece mudanças relevantes voltadas a atualizar a regulação das locações e torná-la compatível com as exigências atuais do mercado imobiliário. As modificações fortalecem a formalização das negociações e ampliam a segurança jurídica, com o propósito de diminuir conflitos que antes surgiam com frequência devido à prática de acordos informais.

Entre os ajustes mais significativos, está a determinação de que todos os contratos de locação sejam obrigatoriamente elaborados por escrito, contendo informações precisas sobre o valor pactuado, critérios de reajuste, duração da locação e tipo de garantia adotado.

Novas regras do aluguel

A legislação também proíbe a cobrança simultânea de mais de uma modalidade de garantia, eliminando uma prática anteriormente difundida e considerada irregular. O texto ainda determina a explicitação das obrigações de cada parte: cabe ao proprietário executar obras estruturais, reparos relacionados à segurança e arcar com despesas extraordinárias do condomínio, enquanto o inquilino permanece responsável pela manutenção rotineira do imóvel, por pequenos ajustes e pelo pagamento de serviços essenciais, como água e energia.

Outro ponto relevante é a criação do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), cuja implementação está prevista para o próximo ano. O sistema atribuirá um identificador exclusivo a cada propriedade, com o objetivo de combater fraudes, reduzir a informalidade e aprimorar o monitoramento das operações no setor imobiliário.

Repercussão do CIB

A criação do CIB levou à circulação de boatos sobre novos impostos, incluindo a falsa ideia de que adultos que vivem com os pais seriam tributados. O governo federal desmentiu essas alegações, esclarecendo que o cadastro, instituído pela reforma tributária de 2023, tem finalidade administrativa e não cria cobranças extras nem altera valores de aluguel.

O sistema busca centralizar informações imobiliárias, aumentar a transparência e tornar a gestão mais eficiente, podendo até reduzir a carga tributária. O novo modelo também inclui medidas sociais, como isenção para empresas que alugam imóveis de baixo valor e cashback para famílias do Cadastro Único.

A Receita Federal reiterou que não existe qualquer tributação específica relacionada a filhos que residem com os pais. A reforma ainda prevê alíquota reduzida para rendimentos de locação e isenção para pessoas físicas com até três imóveis que somem até R$ 240 mil anuais, mantendo IPTU e ITCMD sob competências municipais e estaduais.

Atenção!

Mudanças em contratos de aluguel entram em vigor

O mercado de aluguel é influenciado pela economia, localização e negociações; saiba as alterações que os contratos podem sofrer
saiba mais
X

Mudanças em contratos de aluguel entram em vigor

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post

Pior bebida para quem deseja evitar problemas no coração

Confira!

Por que Virgínia foi alvo de xingamentos durante jogo amistoso Brasil x Panamá

Por que Virgínia foi alvo de xingamentos durante jogo amistoso Brasil x Panamá

01/06/2026
BYD acusa rivais de vender “híbrido fake” no Brasil e provoca Volkswagen

BYD acusa rivais de vender “híbrido fake” no Brasil e provoca Volkswagen

01/06/2026
ar-condicionado

Ar-condicionado não foi inventado para refrescar pessoas e a razão real da criação vai surpreender

01/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas