Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Primeira fábrica de glúten específico de massas chega ao Brasil

Por Yasmin Henrique
15/07/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Receita de pão bem macio conquista todo mundo que prova

(Foto: reprodução/Wesual Click/Unsplash)

O Brasil está prestes a contar com sua primeira fábrica dedicada à produção de glúten vital, um componente essencial utilizado em diversos segmentos da indústria, como os setores alimentício, farmacêutico e de higiene pessoal. A unidade será implantada no município de Passo Fundo, localizado no norte do Rio Grande do Sul, a aproximadamente 290 quilômetros de Porto Alegre, sob a gestão da empresa Be8.

O empreendimento, que terá apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na ordem de R$ 290,2 milhões, visa fortalecer a cadeia produtiva nacional com a fabricação do glúten vital — substância extraída da farinha de trigo e amplamente empregada na melhoria da textura e resistência de massas como pães, pizzas e macarrão.

Produção de glúten

Além disso, o glúten vital é utilizado em produtos cosméticos e farmacêuticos, incluindo cremes dentais e cápsulas. Atualmente, todo o consumo interno desse insumo depende de importações, principalmente provenientes de países como China, Áustria, Bélgica e Alemanha.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), o Brasil importou 22,1 mil toneladas de glúten vital em 2024. Com a instalação da nova fábrica, a Be8 pretende alcançar uma produção anual superior a 25 mil toneladas, suficiente para suprir a demanda nacional e reduzir de forma expressiva a dependência das importações.

Fábrica e parcerias

A produção de glúten vital será apenas uma das atividades da planta, que terá como principal objetivo a fabricação de etanol anidro a partir do processamento de grãos como milho, trigo e triticale. A unidade está projetada para processar cerca de 525 mil toneladas de cereais anualmente, com capacidade para produzir até 209 mil metros cúbicos (equivalente a 209 milhões de litros) de etanol anidro por ano. Além disso, a fábrica produzirá coprodutos de valor agregado, como o DDGS (Dried Distillers Grains with Solubles), um farelo rico em proteínas e fibras utilizado na alimentação animal.

Para assegurar a qualidade e o rendimento da matéria-prima, a Be8 estabeleceu parcerias com instituições de pesquisa agrícola. Em conjunto com a Embrapa, desenvolve triticale com maior concentração de amido, enquanto a colaboração com a empresa GDM foca no cultivo de variedades de trigo geneticamente modificadas para uso industrial.

Alerta!

Pesquisa emite alerta sobre dietas sem glúten

Muitos adotam a dieta sem glúten por acreditar ser mais saudável; porém um estudo apontou riscos para aqueles que não tem restrição e aderem
saiba mais
X

Pesquisa emite alerta sobre dietas sem glúten

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Foto: Hablo/Pixabay

Pé-de-meia pode ser distribuído para todos adolescentes da rede pública

Confira!

Box do Banheiro - Reprodução/Unsplash

Substituto do box de vidro que não acumula mofo, é mais fácil de limpar e amplia o banheiro visualmente

31/05/2026
Aposentadoria - Foto: (Imagem/Reprodução)

O primeiro passo que muitos ignoram na hora de pedir a aposentadoria por idade

30/05/2026
MEI - Foto: (Imagem/Reprodução)

Governo quer diminuir o teto do MEI para evitar rombo de R$ 50 bilhões nas contas públicas

30/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas