Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Orcas faz rituais de reconciliação trocando carícias com a língua

Por João Carlos Gomes
07/07/2025
Em Geral
0
Foto: Holger Wulschlaeger/Pexels

Foto: Holger Wulschlaeger/Pexels

Aparentemente, o beijo de língua está deixando de ser um comportamento exclusivo dos seres humanos. Isso porque, em outubro de 2024, duas orcas selvagens foram registradas praticando um ato conhecido como “tongue-nibbling”, uma espécie de carícia na qual os animais tocam as línguas de forma suave, semelhante a um beijo. Confira:

Doğal ortamındaki orkalar ilk kez öpüşürken görüntülendihttps://t.co/HO6uFEpJpc pic.twitter.com/GV8dtfNtm3

— Independent Turkish (@TurkishIndy) July 2, 2025

A interação foi documentada por mergulhadores no fiorde Kvænangen, no norte da Noruega, e e mostra duas orcas adultas praticando contato bucal frente a frente em três ocasiões diferentes, que duraram pouco mais de 1 minuto. Depois disso, os animais seguiram rumos diferentes.

Vale destacar que, de acordo com especialistas, trata-se de um comportamento inédito na natureza, uma vez que este tipo de interação havia sido registrado apenas em cativeiro, com ocorrências documentadas em 1978 e 2019, ambas em parques aquáticos

O artigo sobre o ocorrido, publicado na revista científica Marine Mammal Science em junho deste ano, afirma que a interação tanto pode indicar laços sociais e rituais de reconciliação, quanto pode ser apenas um comportamento lúdico, conforme já observado em outras espécies marinhas, como as belugas.

A teoria mais amplamente aceita é que esse gesto faz parte do repertório comportamental natural das orcas. Contudo, mesmo que ainda hajam dúvidas a respeito do ocorrido, o registro é extremamente valioso para elucidar o conhecimento sobre as orcas.

Carícias entre os animais: de mordidas a beijos de língua

No reino animal, existem muitos comportamentos equivalentes a beijos. Morcegos e esquilos, por exemplo, costumam ter um contato face a face, tocando seus focinhos, enquanto tartarugas batem levemente as cabeças. Já entre os leões, mordidas também podem ser vistas como um tipo de carícia.

Mas o ato mais parecido com o beijo dos seres humanos é praticado por chimpanzés e, principalmente bonobos. Inclusive, muitos primatas já foram vistos chupando a língua uns dos outros por minutos.

No entanto, é importante lembrar que as emoções e motivações de outras espécies podem ser completamente diferentes das dos seres humanos. Assim, o apelo romântico de um beijo de língua permanece, até o momento, sendo uma característica exclusivamente humana.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

João Carlos Gomes

João Carlos Gomes

Jornalista formado pelo Centro Universitário Carioca, criador de conteúdo e músico independente nas horas vagas.

Próximo post
Foto: Reprodução/Facebook

Câncer de pâncreas de Edu Guedes acende alerta em brasileiros

Confira!

Aposentadoria - Foto: (Imagem/Reprodução)

O primeiro passo que muitos ignoram na hora de pedir a aposentadoria por idade

30/05/2026
MEI - Foto: (Imagem/Reprodução)

Governo quer diminuir o teto do MEI para evitar rombo de R$ 50 bilhões nas contas públicas

30/05/2026
Cabelo Branco - Reprodução/iStock

A cor de cabelo que some com os fios brancos sem precisar retocar toda semana

30/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas