A presbiopia, conhecida popularmente como “vista cansada”, é uma condição comum que surge com o envelhecimento, geralmente após os 40 anos, e se manifesta pela dificuldade em enxergar objetos próximos. Embora o uso de óculos tenha sido a principal solução para esse problema por muito tempo, os avanços tecnológicos trouxeram novas alternativas de tratamento, oferecendo novas possibilidades para quem sofre dessa condição.
Segundo o oftalmologista Leonardo Tibúrcio, da NEO Oftalmologia, a presbiopia ocorre devido à perda de elasticidade do cristalino, a lente natural do olho responsável pela focagem de objetos próximos. Contudo, hoje em dia, já é possível corrigir essa condição em muitos casos sem o uso de óculos, com tecnologias que prometem um “rejuvenescimento” visual, permitindo uma visão mais nítida e confortável.
Chega de óculos para vista cansada
Soluções avançadas, como o uso de lentes intraoculares polifocais e o tratamento a laser, como o Presbyond, estão proporcionando alternativas eficazes para a presbiopia. O Presbyond, em particular, é um tratamento a laser moderno e menos invasivo que, além de corrigir a vista cansada, também trata problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo, condições frequentemente associadas à presbiopia.
Essas inovações, ao restaurarem a visão em todas as distâncias, tornam dispensáveis os óculos em diversas atividades diárias, como leitura, trabalho e prática de esportes. Além disso, os avanços na oftalmologia estão permitindo que, cada vez mais, pessoas busquem não apenas a correção visual, mas também o rejuvenescimento da saúde ocular.
Impacto das telas
O aumento no uso de dispositivos eletrônicos tem levado a um crescimento no número de casos de cansaço ocular, que se manifesta por sintomas como secura, visão turva e até dores de cabeça. Estima-se que até 50% dos usuários de computadores enfrentem essa condição.
A fadiga ocular digital é provocada pelo esforço constante de focar nas telas, o que reduz a frequência das piscadas e causa desconfortos. Portanto, além das soluções para a presbiopia, é importante que as pessoas se conscientizem sobre os cuidados com a saúde ocular, especialmente com o aumento da exposição às telas digitais.