Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Mais de 60 vírus que matam bactérias foram descobertos

Por Yasmin Henrique
12/05/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Mais de 60 vírus que matam bactérias foram descobertos

(Foto: reprodução/Felipe Del Rio/Superinteressante)

Uma parceria entre três centros de pesquisa apoiados pela Fapesp resultou na identificação de 62 novos tipos de fagos — vírus que atacam e destroem bactérias. A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de soluções inovadoras no combate a infecções bacterianas, especialmente diante do crescente problema da resistência aos antibióticos.

O estudo foi conduzido por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos (Cepid B3), do Instituto Paulista de Resistência aos Antimicrobianos (Projeto ARIES) e do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), com o apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do Zoológico de São Paulo.

Vírus contra bactérias

Julio Cezar Franco, professor da Unifesp e pesquisador do Cepid B3, liderou o projeto durante um período sabático, atuando no Instituto de Química da USP, onde o centro está sediado. As amostras analisadas vieram de diversas fontes: estações de tratamento de esgoto (via ARIES e Cetesb), hospitais, aeroportos, áreas de compostagem fornecidas pelo Zoológico de São Paulo e bactérias ligadas à contaminação de alimentos cedidas pelo FoRC.

Franco isolou os fagos e testou sua eficácia contra bactérias cultivadas em laboratório, identificando a ação viral por meio de placas de lise — áreas transparentes que indicam a morte da bactéria. O procedimento, repetido inúmeras vezes, resultou na descoberta de 62 novos tipos de fagos.

Aplicações das descobertas

Os vírus descobertos despontam como alternativas promissoras aos antibióticos no enfrentamento de bactérias resistentes, especialmente em ambientes hospitalares, e também podem ser utilizados na prevenção de contaminações alimentares.

Para tornar essas aplicações viáveis, Franco defende a criação de bancos específicos de fagos voltados ao uso terapêutico e ao controle biológico. A continuidade da pesquisa envolverá o sequenciamento genético dos vírus e das bactérias que eles infectam, visando compreender os mecanismos de ação e aprimorar sua eficácia.

A proposta de “vírus do bem” amplia-se ainda para outras áreas, como o uso de vírus modificados em terapias contra o câncer ou iniciativas de solidariedade, destacando que esses microrganismos podem ser aliados na promoção da saúde e do bem-estar.

Descoberta científica

Bactérias multirresistentes estão perto de serem desvendadas

Pesquisadores usam bactérias de abelhas para criar nanopartículas de prata, oferecendo uma solução contra infecções resistentes
saiba mais
X

Bactérias multirresistentes estão perto de serem desvendadas

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Descoberto em planta brasileira nova fonte de canabidiol - Imagem: Pixabay

Descoberto em planta brasileira nova fonte de canabidiol

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas