Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Madeira superforte que pode substituir o aço é criada por cientistas

Por Yasmin Henrique
20/01/2026
Em Mais Tendências, Colunas
0
Madeira superforte que pode substituir o aço é criada por cientistas

(Foto: reprodução/Patrick Robert Doyle/Unsplash)

Pesquisadores da Universidade de Nanquim, na China, desenvolveram uma técnica inovadora capaz de ampliar de forma significativa a resistência mecânica da madeira, abrindo novas possibilidades para o uso desse material em aplicações estruturais.

O estudo, publicado no Journal of Bioresources and Bioproducts, descreve um método de autodensificação que a transforma em um material mais robusto, sem a necessidade de processos industriais de alto consumo energético.

Madeira superforte

O procedimento resulta em uma madeira com desempenho superior em tração, flexão e resistência a impactos, superando tanto a natural quanto materiais densificados por métodos tradicionais. Diferentemente desses processos, a técnica não exige prensagem a quente, reduzindo o consumo de energia e tornando o método mais eficiente ambientalmente.

O avanço atende a uma limitação estrutural conhecida da madeira: apesar de ser renovável, econômica e de baixo impacto ambiental, sua aplicação é restrita pela resistência relativamente baixa à tração. Essa fragilidade está ligada à microestrutura do material, cujas fibras de celulose e lignina apresentam lúmens — canais internos ocos para transporte de seiva — que diminuem a densidade e comprometem a resistência mecânica.

Como foi criada?

Obra polêmica

Prédio do WhatsApp gera caos 🏗️

Moradores sofrem com barro e falta d’água
Entenda o caso
X

Prédio do WhatsApp gera caos 🏗️

Entenda o caso

A técnica de autodensificação atua justamente sobre essa fragilidade estrutural.

  • Primeira etapa – remoção parcial da lignina: A madeira é fervida em uma solução de hidróxido de sódio e sulfito de sódio, tornando sua estrutura mais flexível para o processo de densificação.
  • Segunda etapa – preenchimento dos lúmens: O material é imerso em uma solução de cloreto de lítio e dimetilacetamida, que provoca a expansão da celulose e da lignina remanescente, preenchendo os canais internos ocos.
  • Terceira etapa – secagem controlada: A madeira é deixada para secar ao ar por cerca de dez horas. Durante esse período, ocorre uma retração uniforme, preservando praticamente o comprimento original da peça.
  • Comparação com métodos tradicionais: Ao contrário da madeira comprimida convencional, que pode apresentar deformações dimensionais, a madeira autodensificada mantém melhor sua forma, resultando em uma peça mais estável e resistente.

A estrutura final é mais compacta e homogênea, o que explica o aumento significativo das propriedades mecânicas observadas em testes laboratoriais. Com o avanço da tecnologia, a madeira autodensificada pode substituir materiais mais caros e pesados, como metais, especialmente na construção civil, ampliando seu potencial como material de alto desempenho que alia resistência estrutural e sustentabilidade.

Estrutura

Material 10 vezes mais forte que aço pode mudar construção civil

Novo material derivado da madeira é mais leve, resistente e sustentável, com potencial para transformar a construção civil
saiba mais
X

Material 10 vezes mais forte que aço pode mudar construção civil

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post

Delegacia da Mulher entra em ação após caso bombástico no BBB 26

Confira!

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

31/05/2026
Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

31/05/2026
multa por retrovisor?

Esses motoristas não vão precisar de nova habilitação para dirigir carros elétricos e híbridos mais pesados

31/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas