Em atividade há mais de 35 anos, o grupo Hortifruti se consolidou como a maior rede comércio de hortifrutigranjeiros do Brasil, com diversas unidades espalhadas pela região Sudeste. Entretanto, nos últimos anos, a área de atuação da empresa tem diminuído.
Isso porque no próximo sábado (29), a loja da Praia do Suá, em Vitória, no Espírito Santo, encerrará as atividades após décadas de operação, deixando assim apenas uma unidade ativa no estado.
Vale destacar que o estabelecimento em questão era a unidade mais antiga da empresa, que nasceu justamente no Espírito Santo. Porém, segundo a Hortifruti, a loja já não apresentava desempenho satisfatório para se manter em atividade.
Questionada pelo portal A Gazeta, a empresa esclareceu que o desempenho de cada loja é avaliado por meio de indicadores como hábitos de consumo, rentabilidade e demanda de compra, e afirmou que a unidade da Praia do Suá estava abaixo das expectativas.
De acordo com o diretor administrativo e financeiro do Sindicomerciários do Espírito Santo, Jeam Cabidelle, os 44 funcionários que trabalhavam no estabelecimento devem ser transferidos para o Hortifruti da Praia da Costa, em Vila Velha, que agora será a única unidade em atividade no território capixaba.
Hortifruti pode ser vendida novamente
É importante lembrar que, em 2021, a rede Hortifruti foi adquirida pelo grupo Americanas por R$ 2,1 bilhões. E segundo a atual detentora da marca, por ora, não há previsão de fechamento de outras unidades no país.
Entretanto, desde 2023, a Americanas passa por um amplo processo de recuperação judicial. Neste contexto, a venda da rede de hortifrutigranjeiros, que pode ser concluída no início do próximo ano, aparece como uma das medidas consideradas para auxiliar o processo de reestruturação.
O portal A Gazeta apontou ainda que, na última semana, a varejista informou ao mercado que segue dedicada à prospecção de interessados na aquisição do Hortifruti, mas ainda não confirmou se já há interessados.






